Existem espetáculos que causam um arrebatamento tal no espectador que é quase impossível esquecê-los ou não voltar a vê-los. Hoje, no Brasil, são raros os espetáculos que conseguem se manter em cartaz por anos e anos, principalmente pela desvalorização da cultura de um modo geral, pela falta de políticas públicas de incentivo aos artistas e consequentemente aos espectadores e ainda pela mudança do próprio espectador.

Em outras partes do mundo, umas menos e outras mais, as peças conseguem sim se manter em cartaz e algumas chegam a bater recordes com mais de 20 anos em cartaz. Hoje, nós da Woo! Magazine trazemos para você uma breve lista de espetáculos da Broadway que se tornaram lendários pela qualidade, encantamento, potência e também pelo tempo que permanecem ou permaneceram em cartaz em Nova York. Mesmo quem nunca pisou em terras americanas, mas curte o gênero musical, certamente já ouviu falar deles.

1- The Phantom of the Opera (O Fantasma da Ópera)

Em cartaz há quase 30 anos, o espetáculo continua conquistando gerações e gerações. É um musical de Andrew Lloyd Webber, baseado no romance francês de mesmo nome que gira em torno de uma bela cantora de ópera que se torna a obssessão de um misterioso e desfigurado gênio musical.

2- Cats The Musical

Se manteve em cartaz por 18 anos atingindo um total aproximado de 7485 apresentações. Espetáculo é baseado no livro do Velho Gambá do T. S. Eliot de Gatos Práticos e é apresentado em um parque de ferro-velho com personagens felinos, que saem para brincar em uma noite especial do ano — a noite da “Jellicle Ball”.

3- Les Miserables (Os Miseráveis)

Esteve em cartas por 16 anos contando a emocionante história épica baseada na clássica novela de Victor Hugo, sobre a sobrevivência do espírito humano.

4- Chicago

Em cartaz há 21 anos, o espetáculo trás inúmeros números musicais e coreográficos incríveis. Trata-se de uma sátira à corrupção na administração da justiça criminal e traz o conceito de “criminoso de celebridade” transformado por meio da mídia sensacionalista e se passa na década de 1920.

5- The Lion King (O Rei Leão)

Uma excelente adaptação do filme da Disney que já está em cartaz há 23 anos e segue emocionando espectadores de todas as idades com um desfile de girafas, pássaros e gazelas em um cenário grandioso, capaz de sensibilizar o público sobre o milagre da vida e muito mais.

6- A Chorus Line

O espetáculo fala sobre dançarinos da Broadway que participam de uma seleção por um lugar na linha de coro de um novo musical. A trama nos mostra um vislumbre das personalidades dos 19 bailarinos e do diretor e coreógrafo do show, à medida que os mesmos descrevem as situações e as decisões que os fizeram se tornarem dançarinos.

7- Mamma Mia

Em cartaz desde 2001, o musical é baseado em composições do quarteto sueco ABBA e celebra o amor e a amizade. Conta a história de Sophie, uma noiva que tem em mente apenas um desejo, ter o seu pai (que ela não conhece) presente para levá-la ao altar.

8- Wicked

O musical conta a origem da Bruxa Má do Oeste, personagem do lendário O Mágico de Oz, e traz à tona como bullying e preconceito podem transformar uma pessoa. Elphaba é uma talentosa garota com poderes especiais que nasceu verde, e por isso sofre todo tipo de discriminação na escola. Ela se revolta contra o corrupto mágico que é conhecido como o salvador da cidade, mas ele manipula a história para que os cidadãos acreditem que ela é má.

9- Annie

Em cartaz desde 1977, o musical baseado na obra de Thomas Meehan, conta a história da órfã Annie e de seu simpático cachorro, Sandy, que foge do orfanato em busca dos seus pais. Durante esse processo, conquistam o coração do milionário Oliver Warbucks e ainda precisam se livrar das artimanhas da tia Agatha, a trambiqueira que comanda o orfanato.

10- Hair Spray

Traz à tona temas como injustiça social e racismo na América de 1960. O sonho da adolescente Tracy Turnblad é dançar no Collins Corny Show, um programa de dança da TV local baseado no real Buddy Deane Show e quando ela finalmente ganha um papel na série e se torna uma celebridade durante à noite, lança uma campanha para tornar o show mais inclusivo.

Espero que tenham curtido a nossa listinha e que agucem o desejo de conhecer mais sobre os outros tantos musicais maravilhosos que acontecem na Broadway.