O Brasil é enorme em território e produção cultural. Manifestações regionais que ajudam a construir futuros possíveis para várias comunidades locais desse Brasilzão maravilhoso. Nossos museus e nossa arte são incríveis e merecem a visita, segue uma lista com 15 instituições imperdíveis. E aí, qual delas você quer conhecer? 

  1. Casa das Onze Janelas, Belém do Pará | PA

Antiga residência de um senhor de engenho, o local recebe exposições temporárias e mantém um acervo com obras de artistas como Tarsila do Amaral, Alfredo Volpi e Lasar Segall. Cada uma das onze janelas oferece vista para um belo atrativo natural, como jardins, a Baía do Guajará e o Mercado de Ver-o-Peso. Vale destacar também o restaurante “Boteco das Onze”, que atrai os turistas que visitam o local por ser um dos mais qualificados de Belém. 

Acesse o Site.

11-janelas

  1. Instituto Ricardo Brennand, Recife | PE

Criado pelo colecionador pernambucano Ricardo Brennand, que há mais de cinqüenta anos vem adquirindo obras de arte das mais diferentes procedências e épocas, cobrindo um espaço de tempo entre os séculos XV e XXI, com peças provenientes da Europa, Ásia, América e África. Essas obras de arte estão reunidas em coleções de Pintura, brasileira e estrangeira, Armaria, Tapeçaria, Artes Decorativas, Escultura e Mobiliário.

Acesse o Site.

ricardo-brennand

  1. Museu de Arte Moderna da Bahia – MAM, Salvador | BA

Considerado o principal espaço para a arte contemporânea da Bahia e um dos mais importantes do país, por onde passa um público aproximado de 200 mil pessoas por ano. As suas cinco salas expositivas costumam receber obras de artistas consagrados no Brasil e no exterior. O museu conta uma galeria ao ar livre (o Parque das Esculturas) e uma sala de cinema, além da Sala Rubem Valentim. 

Acesse o Site.

solar-do-unhao-35_luciano

  1. Museu Nacional Honestino Guimarães, em Brasília | DF

O museu em forma de cúpula somado a Biblioteca Nacional Leonel de Moura Brizola foram concebidos pelo arquiteto Oscar Niemeyer e foram inaugurados no dia em que o arquitecto celebrou os seus 99 anos de idade. O museu tem uma área de 14,5 mil metros quadrados e  é integrante do Conjunto Cultural da República. 

Acesse o Site.

museu-nacional-de-brasilia-15

  1. Museu de Arte da Pampulha, Belo Horizonte | MG

Projetado para ser um cassino no início da década de 1940, durante a administração do prefeito Juscelino Kubitschek, o prédio que abriga hoje o Museu de Arte da Pampulha (MAP) foi o primeiro projeto de Oscar Niemeyer para o Conjunto Arquitetônico da Pampulha. Em 1957 foi criado o Museu de Arte. Datam dessa época as primeiras doações de obras que hoje compõem o acervo do Museu. Destaca-se uma significativa coleção de gravuras brasileiras. 

Acesse o Site.

museu-de-arte-da-pampulha

  1. Instituto Inhotim, Brumadinho | MG

Sede de um dos mais importantes acervos de arte contemporânea do Brasil e considerado o maior centro de arte ao ar livre da América Latina, em uma cidade com 30 mil habitantes, a apenas 60 km da cidade de Belo Horizonte Em 2014, o museu foi eleito um dos 25 museus do mundo mais bem avaliados pelos usuários, são 450 obras de artistas brasileiros e estrangeiros. As exposições são sempre renovadas e galerias são anualmente inauguradas. 

Acesse o Site.

waveplus-inhotim

7. Museu Vale, Vila Velha | ES

Situado na antiga Estação Pedro Nolasco da ferrovia Vitória-Minas, às margens da Baía de Vitória.  De arquitetura eclética preservada, o museu vem apresentando obras de artistas que pertencem à história da arte contemporânea nacional e internacional. As mostras são realizadas no edifício-sede e no Galpão de Exposições, um antigo armazém de cargas adaptado para exposições de grande porte. 

Acesse o Site.

15

  1. Museu Bispo do Rosário,  Taquara | RJ

Situado dentro do Instituto Municipal de Assistência à Saúde Juliano Moreira, complexo de saúde mental conhecido como “Colônia”. Responsável pela preservação da obra de Arthur Bispo do Rosário – expoente da arte contemporânea, reconhecido internacionalmente. No Circuito Cultural Colônia, estão incluídas terras de engenho do século XVII e as dependências do Pavilhão 10 do Núcleo Ulisses Vianna, onde vivia o artista, ocupando um conjunto de celas que serviu como seu ateliê. 

Acesse o Site.

museu-bispo-do-rosario1

  1. Museus Castro Maya: Museu da Chácara do Céu, Santa Teresa e Museu do Açude, Alto da Boa Vista | RJ

Os Museus Castro Maya foram residências de Castro Maya por ele doadas à Fundação que levava seu nome. A adaptação das residências às necessidades dos espaços museológicos públicos é um processo contínuo e considera as especificidades da tipologia dos Museus-Casa. Por esse motivo, nos Museus Castro Maya existem alguns cômodos mobiliados e ambientados que preservam o caráter de moradia dos espaços. 

Acesse o Site.

museu-chacara-do-ceu

  1. Museu de Arte Contemporânea de Niterói – MAC | RJ

Inaugurado em 1996, projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer. O MAC destina-se principalmente a obras pertencentes à arte contemporânea, todas datadas ao decorrer do século XX. Apresenta de artes abstratas até obras retratando a ilusão da monarquia brasileira. O museu possui um acervo de 1.217 obras da Coleção João Sattamini. Um conjunto reunido desde a década de 1950 pelo colecionador João Sattamini, constituindo a segunda maior coleção de arte contemporânea do Brasil. 

Acesse o Site.

img_3850

  1. Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand – MASP| SP

O MASP foi inaugurado em 1947 por Assis Chateaubriand e Pietro Maria Bardi. Comporta a coleção considerada uma das mais importantes do Hemisfério Sul. São artistas brasileiros e estrangeiros em um acervo que cobre desde o século 19 ao século 20. Além das obras que abriga, a arquitetura do Masp, projetada pela italiana Lina Bo Bardi se tornou símbolo da capital paulistana com seu vão livre de 74m de comprimento. 

Acesse o Site.

masp-2

  1. Casa de Vidro – Lina Bo Bardi, Morumbi | SP

Considerada ícone da arquitetura moderna,foi o primeiro projeto construído da arquiteta Lina Bo Bardi. A antiga Fazenda de Chá Muller Carioba foi o local escolhido para construção, iniciada entre 1950 e 1951. Foi residência do casal Lina Bo e Pietro Maria Bardi por mais de 40 anos. Além de marco arquitetônico, a Casa de Vidro tornou-se ponto de encontro de artistas, arquitetos e intelectuais como Max Bill, Steinberg, Gio Ponti, Calder, John Cage, Aldo van Eyck  e Glauber Rocha.  

Acesse o Site.

casavidro

  1. Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli – MARGS, Porto Alegre | RS

Seu acervo reúne mais de 3.649 obras de artistas nacionais e internacionais, compondo um panorama dos movimentos artísticos da arte brasileira ao longo do século XX e, sobretudo, das artes visuais no Rio Grande do Sul, desde os seus primórdios, no século XIX, até os dias atuais. Referência obrigatória para o estudo, conservação e divulgação da arte no Rio Grande do Sul, o MARGS foi fundado em 27 de julho de 1954 pelo artista paulista e professor Ado Malagoli, na época radicado no sul do País. 

Acesse o Site.

margs-1

  1. Museu de Arte Contemporânea de Goiás – MAC, Goiânia | GO

Seu acervo é composto de obras doadas a título de comodato; adquiridas através de salões (prêmios aquisição), doações dos artistas que fazem exposições no local, aquisições de instituições e particulares. São quinhentas obras entre pinturas, esculturas, gravuras, desenhos, objetos e reproduções. Além da exposição de suas obras, o MAC promove mostras de artistas locais e de outros estados e países, dinamizando o processo de intercâmbio cultural

Acesse o Site.

ccon-goiania

  1. Museu Oscar Niemeyer – MON, Curitiba | PR  

O arquiteto Oscar Niemeyer projetou o prédio principal, em 1967, mas inaugurado somente em 1978. Em 2001, o Estado decidiu transformar a área em museu e, em 2002, o edifício se transformou no Novo Museu. O prédio passou por adaptações, ganhou um anexo, popularmente chamado de Olho, ambos de autoria do reconhecido arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer e passou a funcionar como está atualmente. 

Acesse o Site.

MUSEU - CURITIBA, 30/05/2014 - PARANA - ARQUIVO - MON - Museu Oscar Niemeyer possui 144 mil m2, sendo 33.000 de área construída. Estas dimensoes fazem da obra o maior museu da America Latina - Foto: Daniel Castellano / AGP / Agencia de Noticias Gazeta do Povo

Por Michaela Blanc