Como é incrível o tanto de cobranças que realizamos a nós mesmos todos os dias. Um costume que eu tenho sempre é de abrir meu Linkedin para checar as novidades, alterar informações e olhar o feed de notícias. Nessa rede social profissional vi uma publicação que tem o título de: 9 sinais de que você é bem-sucedido (mesmo que não se sinta assim). Pensei um pouco e me perguntei: – Mas o que é ser bem-sucedido ou se sentir bem-sucedido?

Conheço muitos jovens hoje que estão super bem profissionalmente, esses mesmos jovens que tem buscado saltos maiores e que tem a cada dia feito o melhor para serem simplesmente melhores e não tem nada de errado com isso.

Eu conseguiria de maneira leiga definir com a frase “fazer o que você gosta é ser bem-sucedido”.

-Mas querida, o que eu gosto não me dá retorno financeiro! Hunf!

Então o que é ser bem sucedido? Ser rico? Reconhecido?

Eu tenho uma amiga que é super jovem e que tem uma carreira brilhante para seus 24 anos de vida e mesmo que ela me fale que ainda tem muita coisa para melhorar, ela já é super bem-sucedida.

A gente precisa buscar melhoria de vida, ser mais feliz, um estado psicológico melhor, pois o que faz com que as coisas sejam maçantes e cheias de cobranças são as nossas expectativas.

As pessoas têm se cobrado a todo momento sobre coisas muitas vezes desnecessárias, que só causam estresse.

Nós nos preocupamos com o trabalho, mas se deixarmos isso de lado um pouco, iremos fazer um trabalho ruim? O nosso rendimento será péssimo se deixarmos de pensar constantemente em querer se superar? Confesso que esse texto é bem direto para todos que estão correndo 24 horas por dia (o que não é difícil hoje!), porque querem ser bem-sucedidos. Mas preciso acabar com a falsa realidade de você (leitor) que pensa que só serão bem-sucedidos se conseguirem conquistar bens materiais e muito dinheiro.

Ser bem-sucedido é ficar satisfeito com as suas conquistas até mesmo com aquelas pequenas. A verdadeira definição de ser bem-sucedido é ser um sucesso e você é um sucesso por estar tentando todos os dias em que acorda e vai atrás de seus sonhos. Você já é brilhante porque cai e se levanta mesmo desacreditado. Você já é bem-sucedido não porque eu estou falando, mas porque você sabe onde chegou e sabe onde quer chegar.

Pare com essa cobrança desnecessária, se dê um tempo, dê oportunidade para fazer o que você gosta e deixe um pouco de lado essas exigências. Você não precisa checar os seus e-mails do trabalho de 5 em 5 minutos já estando fora do seu expediente (confesso que eu sou dessas), não precisa ficar pensando no trabalho no horário de aula, você simplesmente não precisa forçar a barra! Por que você já faz um bom trabalho e todos os outros dias que já viveu, tem se superado, então, definitivamente você está fazendo um bom trabalho, encontre outra palavra mágica para viver em prol dos seus dias.

Por Rayane Ramalho