A HBO se tornou parte da cultura popular mundial, através de suas inúmeras séries de tv que cativaram o espectador. Ficamos cada vez mais íntimos aos personagens e suas histórias. Começamos a fazer suposições sobre os seus finais e desenvolvemos sentimentos de amor e ódio por alguns personagens, como o sádico Joffrey de Game of Thrones, que conquistou a ira dos fãs. A verdade é que a HBO sabe produzir séries de qualidade que mantém o público fiel ao canal. A HBO é única porque todos nós sabemos que não é só televisão.

Abaixo temos 25 curiosidades sobre a HBO que você talvez não conheça:

1. NOME E SOBRENOME

HBO é a sigla de Home Box Office, o nome usado em documentos oficiais. Ainda assim, o público pode chamar só de HBO.

2. NASCE UMA ESTRELA

A HBO está no ar ininterruptamente há 46 anos nos Estados Unidos, e há 25 na América Latina. Sua data de nascimento é 8 de novembro de 1972.

3. A ORIGEM

Em 1965, Charles Dolan criou um circuito fechado de televisão que fornecia informações turísticas em hotéis de Nova York. Ao ver o potencial do canal, Dolan fundou a Sterling Manhattan Cabo – primeira empresa de televisão a fazer transmissão por cabos subterrâneos. Em setembro de 1973, a Time-Life Inc. comprou a Sterling. Pouco mais de um ano depois, em abril de 1975, a empresa (já com o nome de HBO) tinha 100 mil assinantes.

4. QUANDO OS OUTROS TINHAM MEDO

No dia 30 de setembro de 1975, A HBO se transformou na primeira rede a transmitir sinal via satélite.

5. SERVIÇO 24 HORAS

Nos seus primeiros nove anos a HBO exibiu sua programação durante apenas nove horas, a partir das 3 da tarde. O esquema de serviço 24 horas foi adotado no dia 28 de dezembro de 1981.

6. O PRIMEIRO FILME E O PRIMEIRO PROGRAMA INFANTIL

“A Força de um Campeão” foi o primeiro filme produzido para um canal de televisão por assinatura. O longa conta a história de um corredor canadense que teve uma perna amputada e cruzou o país arrecadando fundos para a pesquisa da cura do câncer. Já o primeiro programa infantil da HBO foi “Rocha Encantada”, criado por Jim Henson.

7. HBO PARA OS LATINOS

No dia 2 de janeiro de 1989, a HBO e o Cinemax lançaram o “Selecciones en Español” (Seleções em Espanhol) para a comunidade latina dos Estados Unidos. O serviço foi tão bem-sucedido que poucas semanas depois tinha dezenas de distribuidores. Em 1993, a programação passou a se chamar HBO em Espanhol.

8. PIONEIROS DIGITAIS

Em 1993, a HBO se tornou o primeiro serviço de televisão transmitido digitalmente, o que permitiu acrescentar mais canais ao seu esquema multiplex.

9. CONTEÚDO ACIMA DE TUDO

Desde os anos 90, a HBO produz uma programação de gêneros variados. Ao abordar assuntos considerados tabus, a HBO mostra a maneira com a qual as pessoas falam, se relacionam, se despem e lutam contra os seus próprios demônios.

10. OS CONSUMIDORES SABEM

A HBO começou a produzir séries que não se encaixavam nos modelos padrões. Assim, fez com que o público quisesse ver cada vez mais conteúdos que derrubam paradigmas e incorporam altos níveis de produção e linguagens cinematográficas.

11. A IMPORTÂNCIA DOS FILMES

Em 1983, a HBO criou a divisão HBO Films para produzir filmes e minisséries para a televisão, embora alguns deles tenham estreado primeiro no cinema. A qualidade das produções é indiscutível e em todos os anos, os conteúdos receberam o Primetime Emmy® Award de Melhor Filme. O filme “Elefante”, dirigido por Gus Van Sant, ganhou a Palma de Ouro no Festival de Cannes.

12. O FENÔMENO DOS SUPERFÃS

‘True Blood” foi a primeira série de televisão em que o público interagia com os personagens devido ao blog da Jessica (Baby Vamp Jessica). No caso de “Game of Thrones”, os fãs usam as contas do Facebook, Twitter, Snapchat e Instagram para comentar na hora o que estão assistindo.

13. MAIS DO QUE A TV ABERTA

O ano de 1997 será lembrado como a data em que a HBO recebeu mais indicações para o Emmy® (90 indicações) que uma rede de televisão aberta. A HBO é a rede mais indicada para os prêmios Emmy® e Peabody na história da televisão atualmente.

14. O PRIMEIRO A EXIBIR STAR WARS

A história de “Star Wars” se passa em uma galáxia muito, muito distante. Mas, aqui na Terra, quando o filme chegou à televisão, os assinantes da HBO receberam um presente surpresa: assisti-lo seis horas antes de todos os outros. As redes de televisão que compraram os direitos para exibição podiam transmitir o “Episódio IV” a partir das 6 horas da manhã. Mas, a HBO foi mais longe e exibiu o filme para o seu público a partir do primeiro minuto daquele dia.

15. A ERA DE OURO DA TELEVISÃO

A série “Família Soprano” recebeu as melhores críticas sobre sua produção. Segundo o Writers Guild of America: “A série mais bem escrita da história da televisão”; “uma das cinco melhores séries de todos os tempos”, de acordo com o TV Guide; e a número 1 no ranking da Rolling Stone. Estes são apenas alguns exemplos que explicam o porquê a série original da HBO Família Soprano deu início à chamada “era de ouro da televisão”.

16. BASTIDORES

A relação da HBO com os estúdios cinematográficos é tão próxima que a rede produz programas que, além de ajudar a divulgar os filmes, são exibidos na televisão e fazem parte dos DVDs e Blu-Rays das produções. Trata-se dos bastidores de filmagem, tapete vermelho, entrevistas com os atores e equipe de criação, comentários sobre como algumas cenas foram feitas, entre outras curiosidades.

17. REPUTAÇÃO MERECIDA

A série que consolidou a HBO como produtora de uma programação inteligente e desafiadora, que sempre conta com personagens multidimensionais foi The Wire. É claro que “Família Soprano” é brilhante e a antecedeu, mas poderia ter sido um caso isolado. No entanto, com a chegada de The Wire, a crítica e o público não tiveram a menor dúvida da qualidade na qual a HBO era capaz de produzir.

18. O PRIMEIRO PRÊMIO PEABODY

O Peabody Award premia a excelência em rádio, televisão e on-line, prestigiando a qualidade. A HBO foi a primeira rede de televisão por assinatura a ganhar um Peabody Award.

19. ANTECIPOU-SE AO SMARTPHONE

Antes dos smartphones e dos aplicativos, a HBO assinou um acordo com a operadora de telefonia celular norte-americana Cingular Wireless, em 2005, para criar o HBO Mobile. O serviço trazia informações sobre a programação do canal aos celulares do público.

 20. CAMPANHA CONTRA A TV POR ASSINATURA

Nos anos 60, a National Association of Theatre Owners (NATO) lançou uma campanha a favor da televisão aberta. O argumento era: se a televisão por assinatura fosse permitida e tivesse sucesso, isso resultaria na morte do cinema.

 21. NÃO PARA O PRIMEIRO GAME OF THRONES

Os livros de George R.R. Martin foram um sucesso, mas quando o autor chegou à HBO com o piloto do primeiro episódio, disseram que o material não tinha a qualidade que a rede exigia para o seu público. Então, a HBO o ajudou a filmá-lo novamente com outro elenco, colocando à disposição especialistas em todas as áreas técnicas para mostrar a dimensão da história.

22. ENTRADA TRIUNFAL

Diante do sucesso no mercado latino dos Estados Unidos, a HBO se associou à empresa OLE Communications para criar a HBO Olé, lançando o seu canal por assinatura na América Latina, em 1991.

23. MUDANÇA DE PARADIGMAS

As produções locais da América Latina eram principalmente novelas e algumas comédias realizadas por grandes produtoras. A HBO mudou essa realidade há 12 anos, quando estreou “Epitáfios”. Depois disso, o canal já produziu mais de 500 horas de conteúdo regional, tanto por conta própria como também associada a produtoras independentes.

24. SEMPRE PIONEIROS

A HBO não só foi o primeiro canal transmitido via satélite, mas também foi a primeira companhia a ter canais multiplex, incorporando tecnologia digital de alta definição e gravando em 4K. A HBO é pioneira em entender a variedade existente na América Latina. Por isso, criou conteúdos para toda a região e, ao mesmo tempo, realizou transmissões locais para o Brasil, México e Caribe.

25. MUDANDO COM AS PREFERÊNCIAS

A geração Millennial mudou a maneira como se consome conteúdo. Nenhum meio de comunicação está a salvo se ficar preso aos formatos que funcionaram até o início deste século. Reconhecendo que “tela” já não é sinônimo de “televisão”, a HBO levou a sua programação aos lugares onde o seu público quer vê-la, por meio da plataforma digital HBO GO.