É tempo de carnaval, mas nós da Woo!Magazine curtimos a folia trazendo pra vocês uma lista bem legal com cursos de teatro gratuitos que talvez você não conheça ou não sabia que eram gratuitos.

Não vamos entrar no mérito sobre as Universidades Federais que possuem cursos de Atuação Cênica, Direção Teatral, Licenciatura em Teatro, Cenografia e Indumentária como a Unirio e UFRJ porque esses é bem provável que você já conheça, ou caso não conheça, consegue achar facilmente informações sobre cada um desses nos sites das instituições.

Vamos então a nossa lista de cursos gratuitos:

Ong Ecoa Teatro Social:

Fundada em 2004 pelo professor e idealizador Gabriel Barros, a escola propõe ser um local onde diversas crianças, jovens e adultos do estado do Rio de Janeiro podem desenvolver seus talentos e multiplicá-los em sua comunidade de origem. Hoje grande parte dos professores que compõem o corpo docente da instituição é formada por ex-alunos, e outros tantos que se formaram lá seguem replicando os conhecimentos ali adquiridos em suas respectivas comunidades. As inscrições acontecem, em geral, semestralmente e para ficar sabendo de tudo acompanhe a página deles no Facebook. Hoje a Ong possui unidades no Centro, Belford Roxo e Nova Iguaçu.

Escola Técnica de Teatro Martins Pena:

A escola possui mais de 100 anos de (r)existência e fica localizada no Centro do Rio de Janeiro. Por lá já passaram nomes de muita importância como Procópio Ferreira, entre outros artistas que marcaram o cenário cultural brasileiro. O processo seletivo se dá anualmente e as informações você acompanha através do site da Fundação de Apoio à Escola Técnica – FAETEC (Como informamos na matéria do ano passado que você pode conferir aqui).  São realizadas 2 etapas de provas práticas de interpretação, corpo e canto. O curso tem duração de 2 anos e é composto por aulas práticas de atuação, corpo, voz, caracterização e muito mais.


A sede Brás da SP Escola de Teatro recebe os aprendizes ingressantes para o início dos módulos azul e verde no sábado, 17 de fevereiro. Foto: SP Escola de Teatro

Instituto Nossa Senhora do teatro:

A escola que já tem 13 anos, é um desdobramento da Oficina de Leitura Dramatizada realizada pela atriz brasileira Fernanda Montenegro e acorreu no ano de 2002, no SESC de São João de Meriti, no Rio de Janeiro. Ricardo Andrade Vassíllievitch, idealizador e coordenador do instituto, foi aluno da atriz na Oficina e juntou os conhecimentos adquiridos na oficina com sua experiência e criou a instituição. O curso tem duração de 1 ano e esta com inscrições abertas até dia 04 de Março. O edital você confere aqui. Outros detalhes você encontra também no site oficial deles.

“Aprendi que poderia e deveria partilhar os conhecimentos conquistados durante aquele grandioso encontro de 7 dias com Fernanda Montenegro. Essa foi a minha fonte de inspiração para criar um ano depois a Nossa Senhora do Teatro, e com este nome fazer homenagem a atriz, que é a Grande Senhora do Teatro. Eu aprendi com a Fernanda, a ver o teatro como objeto de educação, vislumbrei a possibilidade de melhorar o mundo para além dos horizontes” afirma o diretor da escola.

SP – Escola de Teatro: 

Situada na cidade de São Paulo, a escola foi inaugurada em 2010, o Centro de Formação das Artes do Palco – SP Escola de Teatro, propõe um espaço que visa a formação das sensibilidades e as potencialidades artísticas, humanas, críticas e cidadãs. Com cursos nas areas de Artes do Palco, Cenografia, Figurino entre outros, a escola tem como motivação um objetivo simples e direto: “artistas que formam artistas”. Além disso ela ainda articula propostas como, no plano social, a interface com aprendizes contemplados com bolsas-auxílio, atitude que democratiza o acesso ao universo teatral para diferentes camadas da população entre outras propostas bem interessantes para todas as camadas sociais da cidade de São Paulo. Além de cursos regulares que costumam ter a duração de 2 anos, a instituição possui também cursos de extensão e os detalhes você pode acompanhar pelo site oficial clicando aqui.

Essas são apenas algumas oportunidades para você começar o ano com pé direito. Boa sorte a todos!!!

CLOSE
CLOSE