A cada dia descobrimos novos produtos para cuidar da pele e dos cabelos, seja um novo creme esfoliante ou um óleo para misturar à maquiagem, e por aí vai. Mas, nem sempre temos acesso, por não vender o tal produto no Brasil ou pelo simples fato de o bolso não permitir (a beleza custa caro muitas vezes), entre outros fatores. Mas quem disse que isso impede você de se cuidar? As nossas mães e avós estão aí para provar que podemos!

Tudo o que precisamos pode estar na natureza, ou melhor, na sua cozinha. Continue lendo essa matéria e venha nos contar se não é uma dica que sua avó te daria?

1) Santa Babosa

Ah, a boa e velha babosa, uma plantinha heroína. Também conhecida como Aloe Vera, a babosa nos traz muitos benefícios. Limpa, hidrata e fortalece os cabelos, deixa suas madeixas brilhando e ainda protege contra danos, ô plantinha incrível! Você pode usar a aloe vera pura ou misturar no seu creme de tratamento, no óleo de coco, mel, são inúmeras receitas. E não é só para cabelos não, você pode aplicar também o gelzinho dela no seu rosto limpo por 20 ou trinta minutos para ter uma pele hidratada.

2) Azeite além da alimentação

Não é só para temperar a salada que o azeite de oliva existe na sua prateleira. O azeite é um mega aliado para os seus cabelos, sejam eles lisos, ondulados, cacheados ou crespos. As cacheadas conhecem bem a palavra umectação. Para quem não conhece, saiba que é um processo que faz maravilhas pelo seu cabelo. Misturado a uma ampola de vitamina E, ele deve ser aplicado no cabelo, massageando-o e lavando após 40 minutos/1 hora. Nos cabelos lisos ele pode ser misturado ao creme de hidratação com uma ampola de queratina, deixando agir por 15 minutos.

E não é só para os cabelos que ele pode ser maravilhoso. Se você estiver com os lábios ressecados, aplique com os dedos um pouco de azeite antes de ir dormir. As unhas também podem ser beneficiadas, basta massageá-las com o azeite para ter unhas fortes e hidratadas.

3) Abacate (leia com a voz da Vovó Juju)

A Vovó Juju é uma sábia senhora do mundo da animação brasileira que você precisa conhecer. E ela conhece muito bem os benefícios do abacate, tanto que venceu uma batalha de Rap citando a fruta em suas rimas. O abacate é um ingrediente poderoso na sua hidratação. Amassando um abacate inteiro e misturando com algumas gotas de azeite (olha ele aí de novo) você obtém uma poderosa máscara de hidratação para deixar seus cabelos fortes e com muito brilho. E misturando ao iogurte natural nasce uma máscara para o rosto, basta deixar por 20 minutos e enxaguar em água corrente. O abacate pode ser usado em inúmeras receitas para a pele e o cabelo, que maravilha hein Vovó Juju!

4) Aveia (leia novamente com a voz da Vovó Juju)

Mais uma vez temos a vovó que sabe dar valor às coisas saudáveis. A aveia, além de ser o ingrediente de um delicioso mingau que ajuda a fazer cocô bonito (quem disse isso foi a Vovó Juju), ajuda a esfoliar, limpar e nutrir a pele. Ela serve para fazer máscaras com leite, mel ou até abacate. A sabedoria de uma vó nunca falha, uma dica complementando outra, vejam só!

5) Vinagre faz milagre

Mais um amigo da salada veio para cá trazer uma proposta diferente. O vinagre de maçã ajuda a reduzir a acne já que elimina o excesso de oleosidade. Aplicando no rosto com algodão sem enxaguar, você tem seu tônico facial natural para dormir tranquila sabendo que sua pele está bem cuidada.

É sempre bom ouvir os conselhos da avó, até para a sua beleza ela tem uma dica. O que a sua diria, tem algum conselho poderoso dela para dividir com as amigas?