Documentário é aquele tipo de filme que somos obrigados a assistir na escola ou na faculdade. Na maioria das vezes, não damos nem a atenção devida. A verdade é que eles merecem pelo menos uma chance para provar que podem nos surpreender.

Segue a dica de 5 documentários que vão mudar a sua vida. Ou melhor, que vão fazer com que se apaixone por esse universo dos documentários. Os filmes citados são bem fáceis de encontrar, porque estão todos na Netflix. Então, nem tem desculpa para deixar de assistir.

1 – Humano – uma viagem pela vida

Documentário Humano - uma viagem pela vida

O filme encantou o mundo todo com as histórias contadas nas entrevistas realizadas em 63 países pelo diretor Yann Arthus-Bertrand. Em ‘Humano’ é possível ver depoimentos de refugiados sírios, veteranos de guerra dos Estados Unidos e, inclusive, do ex-presidente uruguaio José Mujica. A diversidade de relatos permite que o espectador veja diferentes visões de mundo e os grandes problemas da humanidade. Não tem como não se emocionar. O documentário provoca uma verdadeira reflexão sobre o futuro que cada um quer para os seres humanos e para o planeta.

2 – A 13º emenda 

Documentário 13º emenda

Um filme como esse, dirigido pela Ava Duvernay, é necessário para dar uma sacudida na sociedade. O documentário ‘A 13º emenda’ discute sobre a décima terceira emenda da Constituição dos Estados Unidos. Também mostra as consequências da escravidão no país, além de apontar como o racismo está enraizado na sociedade americana e como ele contribuiu para o encarceramento em massa da população negra. Ava conseguiu abordar temas complexos e, ao mesmo tempo, criou um espaço para dar voz a diferentes opiniões sobre o assunto. A narrativa cronológica adotada pela diretora contribui para que o filme tenha um ritmo agradável do início ao fim.

3 – O sal da terra 

Documentário O sal da terra

O documentário ilustra a trajetória pessoal e profissional do fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado. Ao longo do filme é impossível não se emocionar com algumas fotografias tiradas na Etiópia, em Ruanda e em Mali. Através dos olhos dos diretores Wim Wenders e Juliano Ribeiro Salgado, o longa revela o processo de realização das fotos de Sebastião Salgado, apresentando os bastidores e os próprios relatos do fotógrafo. Além de tudo isso, ‘O sal da terra’ foi indicado ao Oscar 2015, de melhor documentário, e ganhou o César 2015.

4 – Finding Home 

Documentário Finding Home

Finding Home é o tipo de filme que todos precisam se preparar emocionalmente para assistir. É importante saber que, certamente, algumas lágrimas vão rolar durante o documentário, até porque o longa aborda um tema muito complicado: o tráfico humano de garotas da Camboja para serem usadas na prostituição. O diretor Derek Hammeke conta a história do projeto ‘Rapha House’, criado por uma americana, que largou tudo para poder cuidar de meninas resgatadas desses lugares. A história das três meninas cambojanas e a jornada de superação que elas enfrentaram é algo impactante.

5 – Happy 

Documentário Happy

Happy é um desses filmes que são urgentes na vida. Happy cativa apenas pelo nome. O documentário fala sobre felicidade genuína, um tema um pouco usual. Pelas mãos do diretor Rocco Belik, o longa vai ganhando forma e relatos de todos os tipos de pessoas. A cada história contada, Happy mostra como é possível ser, de fato, feliz. Durante seis anos, o diretor foi atrás de histórias que revelassem como encontrar o caminho até a tal da felicidade. Por meio desses depoimentos, o documentário desvenda que o segredo da verdadeira felicidade é muito mais simples do que se pensa.

E aí? Curtiu as dicas? Então, conta nos comentários qual dos filmes que você está louco para assistir.

CLOSE
CLOSE