A cada ano o mercado de trabalho passa por uma nova turbulência, tempestades atrás de tempestades, capazes de deixar qualquer um de cabelo em pé. Os altos índices de desemprego vem atingindo em cheio a população, fazendo a cabeça de muitos brasileiros que por medo evitam arriscar-se em negócios e/ou determinados objetivos de vida. O resultado disso tudo é o desaparecimento do fio da oportunidade que um dia para de passar nas mãos daqueles que não acreditam em certas possibilidades que seriam essenciais para o sucesso, pelo simples fato do tempo não ser um mecanismo que você possa parar quando quiser.

Não é difícil olhar para o lado e reconhecer um amigo ou familiar que abandonou os seus sonhos em busca do tal “emprego garantido”, ou ver um funcionário público que prefere manter o famigerado trabalho com certas condições vantajosas a se arriscar a crescer em sua carreira. Se bobear você mesmo já deve ter vivido algo assim ou, talvez, ainda esteja passando por isso nesse exato momento.

Dificuldades como essas não deveriam servir apenas para causar estresse, depressão ou uma imensa crise de ansiedade, capaz de deixa-lo desorientado em uma perigosa linha tênue que pode de repente jogá-lo no primeiro limbo que aparecer. Esses momentos também servem como inspirações para uma conveniente volta por cima, na qual podemos enxergar a vida e seus propósitos com outros olhos. Afinal, situações assim nos revela em quem podemos confiar, quais são os verdadeiros amigos, quando parar e quanto custaria-nos voltar a cometer o mesmo erro.

Possivelmente, o que eu estou dizendo não fará muito sentido para você que segue o padrão de inúmeras pessoas na sociedade, que tem a sua carteira assinada, o salário no fim do mês e, na melhor das hipóteses, um plano de saúde razoável que o ajuda evitar as imensas filas dos hospitais brasileiros. Mas, tenho certeza que poderá significar alguma coisa para você que se encontra em dúvida, não sabe se continua acreditando nos seus ideais mais profundos ou aceita aquele emprego na loja do seu “tio”, principalmente por esse ter sido conquistado por um outro alguém da família que insiste em dizer que você precisa manter os pés no chão. Entretanto, nesse caso, serei obrigado a parafrasear o Dr. Lair Ribeiro, que diz que não há nada de errado em você manter os pés no chão, contanto que continue a manter as mãos nas estrelas.

Influenciado por uns momentos complicados que já passei e dificuldades que enfrento a cada dia, resolvi criar uma pequena lista de cinco livros essenciais que precisa ser lido não só por empreendedores, mas por qualquer um que deseja realizar o máximo possível de objetivos que tenha na vida. Ou vocês achavam que para alcançar esses “sonhos” só precisaria acreditar que um dia eles chegariam até você?! Seja você o dono de uma empresa ou uma pessoa que pretende cumprir-se em uma carreira, qualquer uma que seja, é imprescindível o investimento do seu tempo aos estudos. E, deixando claro, não digo isso em relação a uma faculdade em si, nem todas as profissões precisam de uma, falo direcionando a sua determinação para tais conquistas.

Sendo assim, segue essa lista responsável por me ajudar enxergar o a vida com outros olhos. Não espero que todos gostem do conteúdo dessas obras, mas ficaria feliz se soubessem aproveita-las como eu venho fazendo.

Cinco Livros Essenciais

 

bushido_gr

1 – Bushidô: O Código do samurai

O Bushidô surgiu pelas mãos de Daidoji Yuzan no século XVII, um exímio conhecedor de escritos normativos da conduta militar japonesa. Os ensinamentos de Yuzan conduz o leitor a observar e valorizar melhor a vida, bem como manter a organização necessária que o ajudará a alcançar suas conquistas com ética e de forma eficaz. Ao ler esse livro você vai perceber que a conduta mantida pelos samurais naquela época, viria bem a calhar em diversas fases da vida atual. Uma leitura fácil e por um preço baixíssimo.

 

al

 

2 – O Sucesso não ocorre por acaso

Um dos primeiros livros que li sobre sucesso e o responsável por me fazer pensar de uma forma diferente, principalmente em relação a alguns amigos. O Dr. Lair Ribeiro conseguiu escrever com muita praticidade um livro capaz de direcioná-lo a um caminho mais produtivo. Considerado um dos grandes fenômenos editoriais brasileiro, o livro possui uma linguagem acessível e vem repleto de dicas de pessoas bem-sucedidas.

 

001

3 – Geração de Valor

O empresário Flávio Augusto da Silva vem conquistando uma legião de fãs através da metodologia aplicada no livro e em outros projetos desenvolvidos por ele. Por meio de seus ensinamentos, Flávio mostra que o sucesso é uma ciência exata e que qualquer um pode aprender, basta querer fugir do convencional quadrado o qual somos direcionados desde crianças. De forma divertida, os livros 1 e 2 conquistam qualquer um com facilidade. “Pense Fora da Caixa!”

 

imagem.aspx

4 – Rápido e Devagar: Duas Formas de Pensar

Nesse livro, o escritor Daniel Kahneman procura mostrar que a mente pode ser controlada de duas formas: Aquelas decisões rápidas, que partem de um emocional ofuscado pelo momento; e a forma mais ponderada, devagar, na qual você não irá precipitar o seu raciocínio e acabará tomando decisões mais corretas. O trabalho de Daniel realmente consegue mostrar o diferencial entre essas duas formas de pensar, revelando o quanto isso pode influenciar a sua vida pessoal e profissional. Para os preguiçosos de plantão, eu aviso que o livro não é pequeno.

 

3740065 – As 48 leis do poder 

Esse é um livro um pouco mais caro que o convencional e ainda possui um leitura mais difícil, com algumas partes que podem ser assimiladas até mesmo como técnicas. Entretanto, a medida que você vai lendo e conhecendo um pouco das histórias dos mestres ali citados, você vai reconhecendo muito de você mesmo, de suas atitudes, no meio de tudo aquilo. Erros, possíveis acertos e erros ainda piores que você pode ter cometido ao longo da sua vida, são desconstruídos de uma forma intrigante. Isso tudo para poder mostrar que todo mundo pode alcançar o poder que deseja se souber agir de forma correta, no tempo certo. É um livro formidável que precisa ser lido.

 

Esses são apenas cinco trabalhos de ótimos escritores, que poderão ajuda-lo a alcançar seu potencial e, por fim, objetivos que estavam inertes até então. A sua carreira, o negócio que sempre sonhou, a tranquilidade para agir em casos mais complicados, tudo pode ser extraído de pequenos tópicos encontrados nessas obras. Contudo, saiba que para alcançar de vez os seus propósitos será necessário muito mais do que livros ou dicas, a sua atitude é mais importante chave para abrir todas as portas que deseja.

“O insucesso é apenas uma oportunidade para recomeçar com mais inteligência”. (Henry Ford)