Está acontecendo desde o dia 30 de Agosto um festival que a cada ano ganha mais notoriedade e já se tornou parte da programação teatral carioca. O Festival de Teatro Universitário, mais conhecido como FESTU entra em sua 7ª edição com novidades e muitos espetáculos e cenas curtas de altíssima qualidade.

Iniciado em 2010, o festival traz para a cena carioca muitos artistas de diversos estados do Brasil, tendo como premissa de participação que o grupo seja composto por jovens universitários. Eles passam por algumas fases de seleção indo do envio do material por parte dos candidatos, à pré-seleção pela curadoria do festival e culminando em uma segunda avaliação, agora presencial, dos coletivos e seus trabalhos. É nessa primeira leva de avaliações, que são de fato selecionados os candidatos que irão para a Mostra Nacional Competitiva onde concorrem a uma premiação em dinheiro para realização da montagem de um espetáculo. Além disso, os candidatos devem realizar ações sociais incentivando esses universitários a fazer a diferença. Só esse ano foram realizadas 116 ações sociais pelos grupos.

Idealizado pelo produtor Miguel Colker e pelo diretor e ator Felipe Cabral para fomentar e revelar novos talentos, o FESTU, tornou-se ponto de encontro para experimentações, troca e diversidade de ideias de jovens apaixonados pelo teatro.

Os coletivos levam o festival muito a sério e o compreendem como uma oportunidade de alcançar novos voos para suas produções, pois além da premiação em dinheiro para o primeiro colocado, existem ainda várias outras categorias premiadas e que proporcionam ao vencedor cursos, participações em programas web, workshops, entre outras oportunidades que nem todo festival pode oferecer. Por isso, ensaiam exaustivamente e com muita determinação para mostrarem um trabalho de qualidade e muita potência. A concorrência é bastante grande então é preciso estudar, pesquisar, inovar, ler, reler e se preparar muito bem para participar da competição.

Teatro é diversão. Por isso, unimos Teatro e Música convidando bandas e músicos para dar sua contribuição musical para o evento durante os intervalos das apresentações. Este é o espírito do FESTU. Aprendizado, experimentação e diversão!” dizem os organizadores.

Esse ano, uma das novidades do festival, é que estão sendo movimentados três teatros importantes na cidade Rio de Janeiro sendo eles o Teatro de Arena da Caixa Cultural que recebeu a Mostra de Destaques do 6º FESTU e que contou com as 8 cenas que se destacaram na edição anterior, o Teatro Cesgranrio que esta recebendo desde o dia 09 a Mostra de Espetáculos e segue até dia 01 de Outubro com 13 espetáculos de 3 estados diferentes e com preços populares e o grande fechamento será no Teatro Sesi Centro que receberá a Mostra Nacional Competitiva de 04 a 07 de Outubro e que contará com 27 esquetes participantes.

Além da programação bastante recheada, eles contam ainda com a participação de um seleto juri composto por nomes importantes que já atuam e se destacam no mercado de Teatro, TV e Cinema nacional o que torna a experiência desses jovens atores ainda mais estimulante e engrandecedora.

Para além da competição, onde todos os participantes querem se destacar e serem os finalistas, o evento se apresenta como uma oportunidade de troca, aprendizado, auto-organização e auto-promoção desses jovens que desejam se consolidar no mercado de trabalho, que se sabe, não é nada fácil e bastante exigente, principalmente para quem não tem “padrinhos” ou contam com condições financeiras favoráveis. Do momento em que decidem fazer um trabalho cênico e levar esse trabalho para frente, eles já se tornam destaques. Quando conseguem se organizar enquanto coletivo, gerenciar com êxito as demandas de inscrição, desenvolvimento de dramaturgia, direção da esquete, preparação do elenco, levantamento de capital para tirar a ideia do papel e torná-la concreta, entre tantas outras demandas que quem é de teatro conhece bem, esses grupos já mostram um diferencial e uma força que os torna atores-criadores-realizadores, e isso já é um grande prêmio.

Contar com realizações como essa, faz toda diferença e torna-se imprescindível – principalmente diante de um quadro político desfavorável para a cultura nacional. Ações resistentes assim, servem de combustível para esses alunos/profissionais seguirem com seus sonhos e suas realizações.

Para saber mais sobre a programação do FESTU acesse o Site Oficiale siga-os nas redes sociais  para ficar por dentro de tudo. Nós da Woo!Magazine desejamos vida longa ao festival, boa sorte a todos os candidatos e que surjam mais iniciativas como essa.

Este slideshow necessita de JavaScript.