Cássia Eller foi, sem sombra de dúvidas, uma das vozes mais inesquecíveis da música brasileira. Conhecida por sua irreverência no palco, veio para quebrar com a hiperssexualização da figura feminina e, ao mesmo tempo, provar que é possível, sim, ser uma excelente profissional, sem deixar de lado o tempo com filhos (como não lembrar das cenas maravilhosas que protagonizava com seu filho Chicão, na época, um garotinho?).

Se viva, teria feito 55 anos ontem, dia 10 de dezembro. No fim do mês, dia 30, completam-se 16 anos de sua morte e, para matar um pouco da saudade que aquele 2001 que, de fato, não acabou, confira aqui as seis músicas lendárias que escolhemos.

1- O Segundo Sol

Composta por Nando Reis, seu eterno parceiro, apesar de ter estourado nas rádios em 1999, logo que “Com Você… Meu Mundo Ficaria Completo” foi lançado, a regravação de 2001 para o “Acústico MTV” ficou marcada nos corações dos fãs.

2- All Star

Também composta por Nando, é mais que uma declaração de amor: a história da amizade dos dois, cantada por Cássia e que se tornou trilha sonora não só de novela, mas também de muitos casais apaixonados nesse Brasil afora.

3- Malandragem

Lançada em 1994, tornou a eterna garotinha em estrela nacional. Escrita por Cazuza e Roberto Frejat, tornou-se um verdadeiro hino daqueles que estão deixando a infância e conhecendo os prazeres (ou não) de ser adulto.

4- Queremos Saber

Apesar de ter ficado conhecida na voz de Cássia, foi escrita por Gilberto Gil e traz uma reflexão completamente atemporal sobre a relação entre sociedade e a ciência “e as suas implicações”.

5- No Recreio

Com um clipe extremamente fofo, podemos ver o lado família da cantora em diversos momentos de descontração com seu filho Chicão e a esposa Maria Eugênia, assim como os bastidores dos ensaios para o “Acústico MTV”, lançado pouco tempo antes de sua morte. A música, do disco póstumo “Dez de Dezembro”, foi a melhor maneira de deixar viva a imagem alegre de Cássia.

6- Por Enquanto

Não que a versão lançada (e mais conhecida) no “Acústico” seja ruim, mas a primeira, do disco de estreia “Cássia Eller”, encantou não só os fãs, mas Renato Russo, autor da letra. A introdução com “I’ve Got A Feeling”, dos Beatles, junto ao som do violão, único instrumento utilizado nessa versão, trouxe um ar nostálgico, típico de um fim ‪de tarde‬ na estrada, vendo o Sol se pôr. Certamente, uma das melhores fases da cantora, eternizada em nossos corações.

7- Vá Morar Com O Diabo

Uma narrativa cômica sobre um casal que não se entende, contada pelo marido, completamente insatisfeito. Pode não ter sido um single que bombou nas rádios, mas possui sua importância. Quando a gravou no Acústico, Cássia estava nervosa pela dificuldade de memorizar os rápidos versos – fato narrado no documentário sobre a vida da cantora, ao ponto de ela precisar voltar quatro vezes até finalmente conseguir completar a canção. Isso pode ser visto quando ela chega ao refrão e a plateia, eufórica, a aplaude, além de ao final, pedirem bis, em tom de brincadeira, levando a artista às gargalhadas.

8- Relicário

Montar um repertório com as letras mais marcantes e não mencionar “Relicário” é sinônimo de perda de tempo. Talvez a mais bela, não só da carreira de Eller, mas de sua parceria com Nando Reis, a canção firmou a relação de amor e amizade dos dois. Há exatos seis anos, a narrou em um texto emocionante para o Estadão. E para quem já assistiu à “Cássia – O Filme”, certamente, não conseguiu conter as lágrimas nas passagens sobre a música.

Curtiu a lista? Qual dessas ou outras marcaram algum momento importante de sua vida? Comenta aqui embaixo e, tão logo, quem sabe, não fazemos um segundo compilado? Até a próxima!