E o ano de 2018 já começou realmente movimentado para os escritores de plantão! Sabe aquela dramaturgia que esta engavetada por falta de recursos, ou ainda aquela super ideia de texto que você ainda não colocou no papel por falta de um incentivo? Essa é a hora de movimentar esses trabalhos e lançá-los no Concurso Nacional de Dramaturgia promovido pelo Centro Cultural Banco do Brasil.

Em sua 8ª edição, a Seleção Brasil em Cena está com inscrições abertas desde o dia 20 de Dezembro de 2017 e segue até o dia 31 desse mês e você não pode deixar mais essa oportunidade passar. O projeto tem por objetivo fomentar a descoberta de novos(as) dramaturgos(as) brasileiros(as) e novas literaturas dramáticas nacionais.

Serão escolhidos doze textos que ganharam uma leitura dramatizada no palco de um dos teatros do Centro Cultural do Banco do Brasil – CCBB no Rio de Janeiro sob a direção de diretores de expressão do cenário cultural. As leituras aconteceram em um ciclo de três fins de semana. A partir dessas leituras será eleita, por meio de voto dos diretores das leituras, um representante do CCBB e do júri popular formado pelo público presente na leitura, o autor vencedor do concurso que ganhará a encenação e uma temporada também em um dos teatros do CCBB – RJ.

O nome dos autores só será informado à comissão julgadora após a seleção dos doze textos finalistas. A comissão será formada por profissionais das artes cênicas e não há limitação para quantidade de textos enviados por autor.

Conforme o site oficial do projeto, desde a sua criação ele já recebeu mais de mil e setecentos textos de autores de todo o Brasil e as leituras dramatizadas foram dirigidas por expressivos nomes do teatro contemporâneo brasileiro, tais como: Paulo de Moraes, Stella Miranda, Gilberto Gawronski, Guilherme Leme Garcia, Cesar Augusto, Marco André Nunes, dentre outros. Além disso, cerca de quase 350 atores participaram das leituras e das encenações indicados por renomadas escolas de teatro.

“Além de contribuir para formação de plateia, o projeto tem ainda, como subproduto, o mérito de inserir novos atores, provenientes de escolas de teatro, no mercado de trabalho, uma vez que as leituras dramatizadas e encenações protagonizadas por eles, os põem em contato direto com diretores renomados e o público em geral.” Diz a produção do concurso.

A inscrição é aberta para todos os brasileiros natos ou estrangeiros naturalizados e a temática é livre. O texto deve ser inédito, ou seja, não publicado em nenhum meio de comunicação físico ou virtual, que tenham sido encenados e/ou premiados em outros concursos e não serão aceitas adaptações de outras dramaturgias já existentes.

A inscrição e envio dos textos serão feitos exclusivamente via web no site: www.selecaobrasilemcena.com.br e quaisquer dúvidas podem ser retiradas pelo e-mail oficial contato@selecaobrasilemcena.com.br escrevendo no titulo da mensagem: Seleção Brasil em Cena 8ª Ed. – DÚVIDA  ou ainda pelos telefones: (21) 3594-0988 e (21) 3594-0979, de segunda a sexta, das 10:00 às 18:00 horas.

Em um cenário tão desfavorável à cultura como o que nos encontramos em que as leis de incentivo vem se tornando cada vez mais escassas e de valores muitas vezes irrisórios, esse tipo de ação é um reforço e tanto para aqueles que, apesar de tudo, se mantém firmes no propósito de manter viva sua arte. Por isso não deixe esse momento passar e inscreva-se. Inscreva quantos textos desejar, mesmo aquele que talvez você não acredite tanto, pois essa pode ser a chance que faltava para ele acontecer.

Esperamos que de alguma forma essa matéria possa ser o empurrãozinho que faltava para seu 2018 começar com força total, enquanto nós da Woo! Magazine seguimos atentos à todas as oportunidades e dicas que possam interessar aos nossos leitores e trabalhadores das artes. Desejamos à todos sucesso sempre!

CLOSE
CLOSE