O Top Cropped – denominação para blusas curtas que deixam a barriga à mostra tem figurado entre as grandes tendências de moda desde 2013. Na época, ele se apresentava de forma tímida, entre um desfile e outro. Ninguém sabia muito bem se a moda ia pegar, porque afinal, nos anos dois mil, barriga de fora era algo tachado de vulgar, cafona e demodê.

O cropped surgiu na década de 80, em meio ao estilo de vida saudável e da aeróbica, tão presentes naquele período, era usado por mulheres e homens (sim, homens!) que tinham o hábito de malhar e um lifestyle mais esportivo.

Sim, eles usavam cropped no anos 80.

Sim, eles usavam cropped no anos 80.

cropped-para-homens

Nos anos 90, ele se tornou o queridinho de muitas jovens, não mais pelo esporte, mas sim pelo estilo. A peça era usada por grandes nomes do momento, como as Spice Girls, as meninas da série e filme Patricinha de Beverly Hills, Madonna, entre outras personalidades.

No início dos anos 2000 ele ainda estava em algumas personalidades como Britney Spears, Cristina Aguilera, mas logo ganhou o status de ultrapassado, outras tendências vieraminspiradas em Marissa Cooper (Misha Barton) e Summer Roberts (Rachel Bilson) da série The O.C. – e ele ficou esquecido.

croptops_spicegirls

Spice Girls

cropped-1

Alicia Silverstone como Cher, no filme “As Patricinhas de Beverly Hills”. Britney Spears no início dos anos 2000

Atualmente, está com força total e bem mais democrático que outrora, tem opções para todos os corpos, idades e estilos. Os festivais de música, como Coachella, Lollapalooza, Glastonbury e Tomorrowland, sem dúvidas, foram os grandes influencers desta tendência. Juntamente com o DIY (faça você mesmo) e o Upcycling (customização)e a febre não se restringe aos tops, têm jaquetas, calças, saias e muitas outras peças cropped.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Por Luana Benedito

CLOSE
CLOSE