Postura da Globo surpreende a todos com nova vinheta para a musa do Carnaval na TV
Aos amantes da folia, a boa notícia: faltam apenas algumas semanas para a maior festa do mundo começar. E, enquanto os carnavalescos de plantão não veem a hora de botar o(s) seus(s) bloco(s) na rua – como diria Sérgio Sampaio – é notório o burburinho também por parte da imprensa.
Há pelo menos duas décadas, a TV Globo criou uma personagem icônica que aparece nos intervalos de sua programação anunciando que a festa de rua se aproxima. Desde 1991, a chamada Globeleza é o maior símbolo da emissora para o Carnaval.
No entanto, a imagem simbólica da passista negra, que originalmente aparecia com o corpo nu, coberto de tinta e sambando freneticamente, sempre dividiu opiniões. Tem quem veja somente como pura e simplesmente arte (talvez inequivocadamente?) e tem quem interprete a veiculação como objetificação da mulher, nesse caso, especialmente a mulher negra.
O fato é que, entre opiniões favoráveis e contrárias, neste ano a Globo resolveu inovar. Com uma chamada completamente diferente para a festa, a emissora mostrou que vem acompanhando as mudanças da nova geração de telespectadores e as transformações presentes na sociedade.
Na última semana, uma nova vinheta foi ao ar. A atual Globeleza, a coreógrafa e dançarina Érika Moura, não aparece mais nua, mas sim vestida com roupas típicas carnavalescas. Além disso, ela não está só: a musa é acompanhada de outros dançarinos que, junto dela, interpretam outros estilos além do tradicional samba carioca. São eles: frevo, axé, bumba-meu-boi e maracatu que também ganham destaque.
Um dos responsáveis pela mudança é Sérgio Valente, ex-presidente da DM9DDB e atual diretor da Central Globo de Comunicação. Ele, que foi contratado pela emissora em 2013, carrega a tarefa de comandar as propagandas constitucionais e acompanhar as mudanças do público em constante transformação na era digital.
Em sua primeira aparição no programa Fantástico, a veiculação da nova campanha de Carnaval registrou opiniões negativas e positivas – sendo essa última a maioria esmagadora. O termo “Globeleza” rendeu 93 vezes nos Trend Topics Brasil no Twitter, com cerca de 10,5 mil depoimentos registrados.
Ao que parece, a Globo acertou em cheio em sua escolha para a vinheta deste ano. Em uma época em que a diversidade, a igualdade de gênero, as lutas contra o machismo e violência contra a mulher são temas bastante abordados, não seria nem um pouco aceitável que, em pleno 2017, ainda insistissem em exibir uma mulher nua na televisão aberta, sem pensar nas consequências que esse ato traz.
Sem contar que, finalmente, os maiores estilos regionais presentes no Carnaval de todo o Brasil foram representados. Até porque a maior festa do mundo tem suas peculiaridades em cada canto do nosso país.
Que esta nova postura da Globo sirva de exemplo para todos que insistem em manter padrões antigos e ultrapassados, aqueles que não acrescentam nada de bom para a nossa sociedade. Foi um passo de formiga, mas devagar tomamos consciência e, entre erros e acertos, coisas a melhorar e lapidar, vamos chegando ao ideal de um lugar melhor para se viver. São tempos de mudanças e, quem não acompanhar, com certeza ficará para trás.
Confira a vinheta abaixo e alguns comentários do Twitter. E você, o que achou? Deixe seu comentário! 😉
Até que fim que fizeram o comercial da Globeleza mostrando as cultura do Brasil e ñ expondo a mulher brasileira. pic.twitter.com/MOV4m3sBDV
— Mateus Portilla (@mateus_lucas23) January 9, 2017
2017 que mal conheço, mas já considero pacas. Melhor vinheta da Globeleza até hoje! pic.twitter.com/k26zOcR2qT
— isa🏁 (@wndinha) January 9, 2017
https://twitter.com/wilIianarao/status/818309643890003969
https://twitter.com/unicornialauren/status/818521015039000576
Por Michele Matos
Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.