Falar em microtendências é sempre uma boa oportunidade para pensar em como deixar aquele look simples com aquela cara mais “Pá!”. E nessa pegada, uma tendência que está marcando presença nas passarelas mundiais pra lá de 2016 são os lenços e suas muitas possibilidades. Variando do elegante ao (super) descolado, é um acessório que pode tanto harmonizar com a composição quanto ser sua protagonista.

Figurinha fácil nos looks nos anos 60 e 70, voltam com força na nossa década sentindo as inspirações passadas com boas doses de modernidade. Na passarela seus usos são diversos, mas no streetstyle é que vemos sua versatilidade: Cabendo bem em quase qualquer quase parte do corpo se encaixa sozinho ou composto com outros acessórios.

Lenços trazem consigo uma boa dose de ousadia, e permitem que a gente não só realce nossa beleza, como descubra formas de externar nosso estilo. Quer saber como? Então, dá uma olhada nessas diquinhas que separamos para você se inspirar e apropriar.

Uma das maneiras mais fáceis de usar os lenços é no pescoço. Bandanas, finos, compridos… São muitas opções para serem usadas sozinhas ou compondo junto com outros acessórios. As regiões do pescoço e do colo são lindas e merecem aquele destaque poderoso, não é mesmo?

Funcionam muito bem com decotes profundos associados a colares mais delicados ou com amarrações mais soltas. Com golas carecas vão bem sozinhos bem próximos ao pescoço (como uma Choker – jeito “chiquetoso” de falar gargantilha). Com nó escondido para trás fica incrível com casacos de moletom. E com nós para frente dão aquele ar elegante (parecendo aquelas aeromoças lindas nas quais a gente sempre baba um pouco).

Para a galera mais ousada uma possibilidade (tombamento) é sobrepor com um maxcolar. Com uma composição mais básica, é uma opção que valoriza todo o resto. Brincos longos também compõem bem.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Na cabeça o uso de lenços também traz muitas opções. Com laços para frente dão um ar romântico e descolado (e é a estrela da produção). Com um nó na frente fica despojado, e essa opção é muito legal para negras que usem black: abrir um pouco o lenço na parte de trás da cabeça empurrando o cabelo para cima é power e sucesso garantido!

Enrolado no coque fica delicado, para quem curte uma pegada ladylike. Já na testa tem aquele ar anos 70 (que amamos!). E, por fim, cobrindo toda ou metade da cabeça fica incrível (e compõe muito bem com óculos escuros).

(Desculpem a demi-surra de Rihanna, mas ela é muito musa – também – nesse quesito).

Este slideshow necessita de JavaScript.

Também para complementar e colorir algumas composições, os lenços ficam muito bem nas roupas, em especial quando usados como cintos de calças e bermudas. Podem também ser usados no lugar de botões, como no desfile da Dior no ano passado.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Outra possibilidade super bacana é usá-los amarrados nos punhos. Sozinhos já resolvem! Mas também funcionam muito bem associados com outras pulseiras e relógios. Uma opção legal é usar o próprio lenço como a pulseira do relógio. No geral dão um ar elegante à produção.

Para os mais praianos, usar lenços nas sandálias também valorizam o ar glam (de uma produção que no geral é mais leve). Essa opção atualmente não é muito fácil de achar nas lojas, mas é bem simples de fazer sozinho. Então, vale se jogar, e muito!

Este slideshow necessita de JavaScript.

Outro acessório que fica divo quando combinado com lenços são as bolsas. Nesse caso, os lenços podem ser usados para criar uma relação mais forte entre a sua roupa e a bolsa que opte por usar. Ou simplesmente, pode servir para glamourizar uma bag mais simples. Algumas opções legais: laços são sempre um charme, um nó com o comprimento solto sobre a bolsa, e amarrado junto a alça (virando a própria). Então, já está meio enjoado de sua bolsa de trabalho? Dá uma repaginada nela! (aqui nas fotos os exemplos são bolsas mais femininas, mas isso não significa que também não funcionem com mochilas, pochetes e valises).

Este slideshow necessita de JavaScript.

Agora é só escolher suas estampas favoritas e se jogar na pista!