Kung Hei Fat Choi, Houston!

Chegou o Ano Novo Chinês, é hora de celebrar!

O Ano Novo Chinês é comemorado entre janeiro e março devido ao calendário lunar. Cada ano é regido por um animal e esse que se inicia agora é representado pelo Galo. Sobre os animais, diz a lenda, que Buda teria os convocado para uma reunião e, apenas, 12 haviam comparecido, sendo esses, a representação dos signos da astrologia chinesa.

Os chineses possuem muitos costumes e se tem uma coisa que eles prezam bastante é a sorte! Essa sendo constantemente retratada pela cor vermelha. Em uma de suas tradições, a matriarca da família, no jantar da virada do ano, presenteia os jovens da mesma com dinheiro dentro de envelopes vermelhos. E, falando em comida, vamos ao nosso assunto principal.

O início das festividades se dá à meia noite, mas o banquete começa antes disso com diversos pratos tradicionais da culinária chinesa a fim de ser o último jantar do ano. Sendo assim, podemos contar com o famoso arroz branco para garantir a harmonia (perceba que tudo tem um simbolismo), Jiu e Daikon, a longevidade, pimentões vermelhos (esse você sabe!), a sorte, e muitos peixes, galinhas e outros animais pequenos, como patos, são servidos inteiros e são cortados na mesa para lembrar a prosperidade.

Além do simbolismo, os pratos são escolhidos devido a sonoridade dos nomes relacionados a palavra “sorte” como:

发菜 fācài = tipo de fungo, porque o som da palavra lembra de 发财 fācái = enriquecer.

鱼 yú = peixe (que tem que ser inteiro), porque o som da palavra lembra o de 余 yú = sobrar.

汤丸 tāngwán = tipo de nhoque feito de farinha de arroz, porque o som da palavra lembra o de 团圆 tuányuán = reunião.

蠔豉 háochǐ = marisco seco, o som lembra da locução 好事 hǎoshì = coisa boa, assunto bom, boa notícia.

饺子 jiǎozi = tipo de pastel, porque ele tem o formato de um 元宝 yuánbǎo = ouro (maior valor de dinheiro na China antiga, o formato é tipo um barquinho).

E por aí vai… Muitas outras atividades e tradições vem após o primeiro dia. Afinal, são 15 dias de celebrações! E, cada um deles, tem seu significado para que o próximo ano venha cheio de positividade. Para quem nunca foi ou viu, é bem interessante passar um ano novo chinês na China. Mas você não precisa ir muito longe. Em São Paulo, a comunidade chinesa é grande e lá eles seguem as tradições e você pode apreciar suas peculiaridades de perto.

恭喜发财 – Kung Hei Fat Choi (Desejo-te as maiores felicidades!)