Se em 2010 alguém dissesse que nós voltaríamos a nos vestir como nos anos 90 todos achariam que era loucura. Onde já se viu retornar aos assombrosos tempos dos sapatos pesados plataforma, das calças de cintura sempre alta e dos pompons em toda parte? Parecia improvável, mas em pleno 2017 não há nada mais cool que um sapato de plástico com salto plataforma da Melissa e uma mini mochila também de plástico bem anos 90. Nada parece ser tão 2017 quanto o filme de 1995 “As Patricinhas de Beverly Hills”.

Há quem diga que desde o início a moda foi uma cópia de si mesma, que não é nada além de um ciclo infinito de tendências sempre revisitadas. De fato, desde os primeiros séculos da moda (que muitos especialistas datam do fim da Idade Média), já amamos e odiamos os adornos, já achamos a ostentação uma coisa horrível e uma coisa ótima algumas dezenas de vezes.

Contudo, desde os anos 80 o retrô está na moda. Talvez por uma constante necessidade de rememoração, talvez por um culto excessivo à memória. É certo que ainda há criação em moda, é inegável que o que os estilistas desenham hoje tem o seu ineditismo – muito até porque qualquer peça faz parte de um contexto histórico e de uma sociedade. Nunca se usou tanto nude e camisetas de frases, por exemplo. Mas é inegável que gostamos do que já passou – ainda que com um olhar de hoje.

E essa tendência não para nos anos 90. É bem possível que ano que vem alguém diga a estranha frase: Anos 90 é muito 2017. Isso porque ao que tudo aponta 2018 (e porque não o segundo semestre de 2017?) será 2000. Sim, aqueles anos tão perto de nós, mas que quando encontramos fotos daquela época pensamos: nossa, sério que eu usei isso? Sim, os anos de ouro de Paris Hilton, Britney Spears e Lindsay Lohan estão voltando.

Semana passada, a garota problema Lindsay Lohan convidou suas não menos problemáticas amigas Britney e Paris, além de Beyoncé, para comemorem seu aniversário e reviverem saídas como as de 2006. A internet quebrou. Ficou evidente que todos de alguma forma querem reviver os anos 2000.

Assim como nos últimos anos a tendência girou em torno das “Patricinhas de Beverly Hills”, hoje “Meninas Malvadas” é cada vez mais lembrado. É certo que o Regina George nunca deixou de fazer sucesso, mas as referências ao filme na internet e na própria moda estão cada vez mais frequentes.

Os Tucker Hats, aqueles bonés clássicos com uma frase ou um logo bordado, estão cada vez mais presentes no street style. Os bonés Von Dutch foram uma tendência forte nos anos 2000. Não é difícil achar uma foto da Beyoncé (que até usa um no clipe de 2003 de “Crazy in Love”) ou do Ashton Kutcher (galã esquecido naqueles anos) usando um. Sim, estamos voltando a usar os velhos bonés que há pouquíssimo tempo eram considerados o ápice do cafona.

A it-girl Kylie Jenner é adepta do trucker hat

Outra tendência que está voltando são os tracksuits, aqueles agasalhos para corrida que pareciam estar fadados serem roupa de ficar em casa. Mas já era o tempo em que tínhamos vergonha de usar aqueles conjuntinhos de corrida da Adidas. Hoje, modelos bem parecidos com aqueles da Juicy são o sonho de consumo de muitas meninas. Vale lembrar que este ano a Juicy fez uma parceria com a Vetements, que anda ditando as tendências dos últimos dois anos.

A top Bella Hadid com um tracksuit estilo anos 2000

As cores metálicas e os velhos strass também prometem voltar. Strass, para quem não lembra, são aquelas pedrinhas geralmente quadradas que imitavam diamantes. Aquelas que estavam no vestido, na bolsa e nos óculos da Paris Hilton estão hoje no vestido da Kendall Jenner.

Kendall Jenner reedita o look de Paris Hilton

E como não falar do jeans? Aquela sua velha blusa jeans, que você guardou durante anos porque “ah, pode voltar a moda”, ela hoje de fato está na moda. O conjunto jeans do casal mais anos 2000 do mundo, Justin Timberlake e Britney Spears, parecia um absurdo. E talvez ainda seja. Mas o look que já foi reeditado por Katy Perry em 2014 tem peças cada vez mais plausíveis. Vestidos jeans, é claro que bem mais leves e soltos que o de Brit, são fáceis de achar em qualquer loja de departamentos.

Rihanna revive os anos 2000 com um look all jeans

Isso para não falar nos conjuntos de veludo, na minissaia com cinto e no decote trançado. Assim como foi o dos anos 90, o “revival” dos anos 2000 promete vir forte. Então já sabe, aquela blusa antiga que você guardou por anos, essa é a hora de usar!