O artesão e designer Laurent Renaud leva sua arte, que tem como base o papelão reciclado, para uma exposição intitulada “Lolo Carton – Designer de Papelão”. Os artigos decorativos e móveis de papelão artesanais estarão expostos no Galpão das Artes Urbanas, na Gávea, Rio de Janeiro, com entrada gratuita.

“Esta exposição busca retratar a subversão do papelão, material tão presente no cotidiano e desperdiçado, que pode ser fonte de matéria-prima para peças de arte, objetos decorativos e móveis resistentes, exclusivos, artesanais, duráveis, confortáveis e sustentáveis”, completa o artista.

Toda a arte do designer tem como base um material que seria descartado. Ele transforma artesanalmente os objetos em peças únicas, exclusivas, duráveis, resistentes e com beleza. “Estava na busca de um trabalho em ambiente de ateliê; nessa busca encontrei o papelão. Na verdade, foi uma surpresa incrível. O papelão não tem limites, é um material muito resistente que pode ser moldado sob qualquer forma”, diz Laurent sobre a sua matéria-prima.

Ele já trabalha há quatro anos com o material e tem nas luminárias e objetos decorativos seus maiores pedidos. Cada peça tem um tempo para ser feita, mas o trabalho, em cada uma, varia entre oito horas até uma semana.

Laurent tem como inspiração o seu professor, o francês Jean-Marc Lavaud, que criou a marca Schmulb, que usa o papelão como base de seus produtos.

O nome Lolo veio de um apelido de infância, referente à Laurent, e carton vem de papelão. Para a exposição, Laurent criou as esculturas femininas. Por meio delas, ele oferece uma nova forma de trabalhar a sua matéria-prima.

“É um exercício constante. Sempre procuro transformar artesanalmente, sem grandes tecnologias e/ou técnicas complexas, o que seria considerado lixo em luxo” – finaliza Laurent.

Confira mais sobre a exposição em nossa agenda.

Agenda