Todos os anos é divulgada a previsão das cores que serão tendências e muito utilizadas durante os semestres que seguem. A cor é um elemento chave tanto para influenciar as próximas decisões tomadas na área de moda, como também nas áreas de decoração e arquitetura.

Inspirada na passarela do New York Fashion Week, a Pantone lançou seu clássico relatório com as cores que teoricamente dominarão a primavera do ano seguinte. A publicação traz as cores que mais se destacaram e o que os designers estão exibindo para a primavera (próxima estação no hemisfério norte).

O relatório contém 12 tons, dois a mais do que é colocado normalmente. Além disso, destaca quatro cores clássicas, que não se ligam ao conceito de tendência da estação e farão parte da base de qualquer guarda-roupa.

Com o aumento do uso das cores vibrantes, os designers sentiram a necessidade de utilizar, de uma maneira multifacetada, esses tons em suas produções. Para assim, dar a oportunidade de auto-expressão através da moda. O que aliás, pode ser considerada a palavra do ano. As pessoas não querem mais se limitar ou se prender a guias de estilo convencionais. A necessidade atual é se libertar e experimentar, e a paleta de cores escolhida reflete totalmente esse momento. Entretanto, isso não significa que as cores neutras serão esquecidas. Esses são os tipos de tons que funcionam em qualquer momento e transcende a estação.

“Uma das mudanças que percebemos neste ano, foi um renovado uso da imaginação, onde a cor aparece num contexto diferente do tradicional”, comentou a diretora executiva do Pantone Color Institute, Leatrice Eiseman. “Evocando os matizes que nos rodeiam na natureza, o Fashion Color Report Primavera 2017 nos envolve com emoção e sentimento.”.

Confira a paleta de cores Primavera/Verão 2018:

PANTONE 13-0646 – Meadowlark

O Meadowlark é um amarelo que já estava em destaque e aparecendo nas produções das fashionistas. Agora, a cor, trazendo uma ideia de alegria, vai ficar de vez no centro das atenções.

PANTONE 17-1563 – Cherry Tomato

A cor, que realmente faz jus ao nome ao lembrar o vermelho de um tomate cereja, é chamativa e energética. Em qualquer composição, certamente chamará bastante atenção.

PANTONE 16-4132 – Little Boy Blue

Tranquilidade é uma das primeiras palavras que vem a cabeça ao ver esse azul. Também é uma daquelas cores que já foram queridinhas antes, e agora estão voltando com toda a força.

PANTONE 18-1440 – Chili Oil

O Chili Oil é uma cor temperada, um mix de vermelho com marrom, sendo considerada uma cor de transição. Por isso, também estará nos radares durante o inverno.

PANTONE 14-3207 – Pink Lavender

Os tons de rosa vieram com tudo. O Pink Lavander é um rosa violeta romântico, que proporciona uma sensação de calma e quietude.

PANTONE 15-1520 – Blooming Dahlia

Blooming Dahlia também é um tom rosado, porém possui laranja em sua composição. Remete a ideia de suavidade.

PANTONE 16-5533 – Arcadia

O Arcadia é um verde com um toque de azul. É um tom retrô mas ao mesmo tempo conta com uma certa modernidade.

PANTONE 18-3838 – Ultra Violet

Esse tom de roxo foi eleito a cor do ano de 2018. O Ultra Violet propõe inovação, é certamente um tom mágico.

PANTONE 18-1028 – Emperador

É um dos tons mais pesados da paleta. O marrom terroso, traz, de certa forma, uma força a mais para a combinação de cores.

PANTONE 17-3020 – Spring Crocus

O fúcsia, uma certa mistura de rosa e roxo, é uma das apostas para a estação. Promete trazer mais energia e sensualidade para as produções.

PANTONE 12-2103 – Almost Mauve

O Almost Mauve é uma cor bem delicada e clarinha, é a cor pastel que faltava na paleta.

PANTONE 13-0550 – Lime Punch

O Lime Punch certamente chama atenção e marca presença.  A cor é bem voltada para o amarelo neon, que está sendo cada vez mais aceito nas produções.

Essas a seguir, são as cores da paleta base:

PANTONE 19-4034 – Sailor Blue

O Sailor Blue é um azul marinho navy, um tom clássico na paleta.

 

PANTONE 14-4202 – Harbor Mist

Uma cor mais voltada para o cinza, dando um toque de sofisticação à paleta.

PANTONE 15-1214 – Warm Sand

O Warm Sand é realmente aquela cor de areia, um tom quente e agradável, que pode ser combinado com diversas cores da paleta. Assim como todas as cores bases.

PANTONE 11-0608 – Coconut Milk

Esse é o tom substituto do branco na estação. Lembra de fato um leite de coco, como o nome diz.