Quem vê esses rockeiros no palco cheios de maquiagens pesadas, não imagina a sensibilidade que eles têm. A música faz parte da rotina deles, mas é difícil pensar que muitas pessoas passam a vida inteira sem poder ouvir um único som.  

Antes de subirem no palco sunset do Rock in Rio, os rock stars Alice Cooper e Arthur Brown passaram a tarde na missão da Starkey Hearing Foundation devolvendo o dom da audição a aproximadamente 100 moradores do Rio de Janeiro. “Estou orgulhoso da minha banda e da minha equipe por passarmos o dia antes do show ajudando a devolver a audição de adultos e crianças. Ver a reação de pessoas que nunca escutaram na vida, foi incrível”, afirma Alice Cooper.

É a quarta vez que a Starkey, empresa americana de aparelhos auditivos, traz a missão da Starkey Hearing Foundation para o Brasil junto com a esperança de melhorar vidas. A doação aconteceu no hotel Marriot em Copacabana na tarde desta quinta-feira (21). Foram entregues  aproximadamente 200 aparelhos auditivos para 100 crianças, adultos e idosos de baixa renda da cidade do Rio de Janeiro.

Além dos astros, toda a banda composta por Ryan Roxie, Tommy Henriksen, Glen Sobel, Chuck Garric e Nita Strauss, se emocionou nesta quinta-feira. Nita não poupou agradecimentos em suas redes sociais. “É difícil colocar em palavras a emoção que eu senti. Desde ver uma criança ouvir sua mãe pela primeira vez, quanto ver um homem idoso que costumava cantar agora poder usar sua voz novamente. Eu passei a manhã chorando”, relatou a guitarrista. Sherly Goddard, esposa de Alice Cooper e Tani Austin, esposa de Bill Austin e cofundadora da Starkey Hearing Foundation também estiveram presentes.

A Starkey Hearing Foundation se comprometeu a doar mais de um milhão de aparelhos auditivos até o final desta década e o Brasil foi um dos países escolhidos para ajudar a cumprir esta meta. “A missão significa mais do que doar aparelhos auditivos, é sobre melhorar vidas e dar esperança às pessoas. Para o Brasil, é uma honra fazer parte deste projeto”, afirma Marco Ferreira, diretor da Starkey Brasil.

A filosofia de Bill Austin, fundador da empresa, é que o dom da audição abre um novo mundo de oportunidades conectando os indivíduos à vida e ajudando-os a perceber seu potencial. O objetivo da Fundação não é apenas ajudar a restaurar a audição mas sim capacitar as pessoas com a competência de construir vidas e futuros melhores.

Como funciona a missão

Na primeira ação no Brasil, em 2015, Jhonny Depp veio para o Rio de Janeiro participar da entrega dos aparelhos. Além dele, celebridades internacionais como Bill Clinton, Miley Cyrus e Whoopie Goldberg estão envolvidos na causa. Pela segunda vez a ação acontece em paralelo ao evento Rock In Rio e traz a colaboração ilustre do ícone Alice Cooper, também parceiro da Starkey.  

Os membros Starkey Hearing Foundation selecionam o município, recrutam e treinam voluntários locais para ajudar a garantir o sucesso a longo prazo e a sustentabilidade de cada missão. Nesta edição, o Rotary Clube do Rio de Janeiro é o parceiro local da Starkey.

Dessa forma a ação é dividida em três fases: a primeira (que aconteceu em agosto) é chamada de triagem. Cada paciente passa pelo registro, onde tem que responder um questionário básico, avaliação médica, assiste uma pequena palestra com orientações sobre as etapas da missão bem como a história da fundação e então é encaminhado à estação de pré moldagem dos aparelhos, que serão produzidos sob medida. Na segunda etapa acontece a distribuição e ajuste dos aparelhos e a terceira consiste no acompanhamento médico pós entrega.