O mundo dos livros é enorme, pois não existem apenas os leitores, há também os autores, os designers, os ilustradores, os tradutores, os revisores, entre outros profissionais do mercado. Por causa desse universo – que às vezes é um pouco oculto e fechado em panelinhas – trazemos para o Bookland de hoje um assunto que está cada vez mais ganhando destaque no mercado editorial: Auto-publicação. Na verdade, essa deveria ser a palavra-chave para o novo autor que deseja trilhar o seu próprio caminho e não necessariamente começar em uma grande editora – uma vez que isso é bastante difícil.

Em um artigo anterior, trouxemos um pouco desse mercado em uma conversa com a Drago editorial  que fala exatamente sobre isso, como colocar esses novos autores dentro do tão difícil e sonhado mercado, além de falar sobre as pequenas editoras. É importante deixar claro que o mercado editorial é sempre traz novidades, e não só as pequenas editoras, como também os autores que desejam ser publicados devem seguir lado a lado nessa empreitada

Mas, o que é auto-publicação?

Se você é escritor e nunca ouviu falar, aqui vai descobrir as inúmeras possibilidades que existem. Acredite, a auto-publicação é a saída para esses novos autores e muitos nem fazem ideia que ela existe.

Hoje, existem editoras que trabalham especificamente nesse nicho, ajudando os autores a publicarem o seu livro, dando todo o apoio necessário, oferecendo um plano de marketing, lançamento do livro, preparação de texto e toda a produção editorial. Editoras como a Drago editorial e a Autografia fazem exatamente isso. Claro, que existem muitas outras editoras voltadas para esse nicho, pois com o mercado em crescimento, as editoras de auto-publicação precisam crescer e mostrarem para o que vieram. Oferecendo ao autor uma maneira menos custosa de publicar o seu livro.

Porém, há também outros meios como o site da Amazon , em que ele oferece todo o aparato necessário para publicar o seu livro pela plataforma. Contudo, aqui a ideia é um pouco diferente, uma vez que o grande forte de se auto-publicar pela Amazon é que você disponibiliza o e-book, e o seu livro fica disponível na loja Kindle de todo o mundo em até 48 horas. Olha que incrível!

Outra forma de publicar o seu livro sem ter uma editora no processo é pelo Wattpad. Por esse aplicativo você não necessariamente precisa lançar o livro inteiro. Você pode, por exemplo, lançar por capítulos e ler o feedback dos seus leitores, fazendo as adaptações necessárias.

Atualmente, muitas editoras já ficam de olho nos autores que publicam os seus livros digitais pelo Wattpad. Afinal, se a quantidade de views for grande, com certeza vale a pena ser publicado por uma editora.

E por último, mas não menos importante, quando você pensar em se auto-publicar é importante conhecer um pouco desse mercado. E como não poderia deixar de ser, trouxemos dois livros que julgamos importantes para quem deseja se lançar como autor.

1. O Negócio do livro: Passado, Presente e Futuro do Mercado Editorial de Jason Epstein

Esse livro traz a história do mercado editorial, combinando história e memória de Jason Epstein um dos maiores produtores editoriais dos Estados Unidos e que atuou na Random House por 40 anos.

2. Como editar o seu próprio livro de Leandro Muller

Um guia super prático, que mostra o caminho para quem quer se publicar ou ser publicado. Aqui, você encontra tudo o que precisa ser feito, como preparar o seu original, distribuição, venda e divulgação.

“As razões que levam alguém a escrever um livro são inúmeras, bem como os motivos que os levam a querer publicá-lo. Alguns anseiam transformar a escrita em seu ofício, outros, apenas levar uma mensagem ou compartilhar um pensamento. Alguns desejam retorno econômico, outros, o reconhecimento pelo seu talento.” Leandro Muller

Se você é autor, pense nisso! E depois, nos diga como se saiu pelos comentários.