A Caixa Cultural Rio de Janeiro apresenta a partir do dia 13 de dezembro de 2016 a mostra Alair Gomes: PercursosCom realização do pesquisador e curador Eder Chiodetto, traz a público uma seleção de 293 imagens das séries Sonatinas, Four FeetSymphony of Erotic IconsThe Course of the SunBeach Triptych e A New Sentimental Journey

 Considerado um dos precursores da fotografia homoerótica no Brasil, Alair Gomes, nascido em Valença-Rj (1921-1992), dedicou-se à fotografia a partir da década de 1960 e ao longo de 26 anos, produziu mais de 170 mil negativos de um trabalho inédito e único com o qual obteve reconhecimento internacional após sua morte.

O artista notabilizou-se  pelas fotografias que enfocam o corpo do homem, fazendo referência às esculturas greco-romanas. Com forte acento voyeurista, muitas de suas fotografias, realizadas entre 1960 e 1992, foram feitas a partir da janela e também no perímetro de seu apartamento na orla da praia de Ipanema, no Rio de Janeiro. Desde então, sua produção tem sido estudada por críticos brasileiros e estrangeiros, e vem ganhando espaço em livros, revistas, galerias e museus. 

Alair Gomes também foi criador e coordenador do setor de Fotografia da Escola de Artes Visuais do Parque Lage, no Rio de Janeiro, nos anos 1970.

Depois de passar pela Caixa Cultural São Paulo em 2015 e gerar recorde de visitantes, chega ao Rio trazendo também uma série inédita de fotografias de atletas do surf, futebol, canoagem e natação. Haverá programação especial em duas datas: visita guiada com Eder Chiodetto na abertura, em 13 de dezembro, às 19h30, e lançamento do catálogo da exposição e palestra, também com o curador, no dia 21 de janeiro, às 16h.

A exposição Alair Gomes: Percursos é aberta com uma série inédita de 32 fotografias da Praça da República, de São Paulo, em 1969, auge do movimento hippie no Brasil. Chiodetto se surpreendeu ao encontrar essa série em sua pesquisa no acervo da Biblioteca Nacional.

“Essas imagens ajudam a entender a pulsão da obra de Alair como um desdobramento da revolução comportamental ocorrida após maio de 1968, é uma ode ao hedonismo, ao prazer sem culpa possibilitado pelo sexo livre e pela regressão de certos dogmas”, afirma.

Em Sonatinas, Four Feet (1970-1980), o artista alude à composição musical para criar sequências com imagens de uma ação que ocorre num tempo-espaço bem definido, em geral com dois rapazes se exercitando na praia. Entre as séries sequenciais que tornaram a obra de Gomes conhecida mundo afora, a curadoria selecionou 13 Beach Triptych, série de trípticos focada em jovens que se exercitam na praia, flagrados do calçadão de Ipanema, nos anos 1980.

Realizada entre 1967 e 1974, a série The Course of the Sun apresenta 25 fotografias feitas a partir do apartamento à beira-mar em Ipanema, onde Alair morava. Usando lentes de longo alcance, ele fotografava rapazes indo e vindo da praia de sunga. A sombra dos corpos se alonga no chão criando uma tensão entre a figura e sua projeção.

Em Esportes (1967-1969), Alair fotografou atletas de diversas modalidades esportivas. Esses registros, porém, são muito diferentes daqueles que normalmente vemos na cobertura esportiva realizada por fotojornalistas. Alheio à competição, o olhar de Alair perscruta os corpos dos rapazes com foco na musculatura, no contorno, no movimento por meio do qual esses corpos bem torneados revelam a perfeição da forma.

“Bem-aventurado sou eu, por ter tantas vezes adorado a elevação e a manifestação da via sagrada do mundo na carne dos jovens rapazes”

escreveu Alair em seu diário.

Na sala anexa à galeria da CAIXA Cultural, estão fragmentos da série Symphony of Erotic Icons(1966-1978), realizada no estúdio caseiro do fotógrafo. Não raro, Alair mostrava aos garotos da praia as fotos que realizava furtivamente e os convidava para seu estúdio, onde promovia sessões fotográficas mais íntimas, explorando ângulos e sombras de seus corpos nus. Chiodetto complementa a série com outra, intitulada A New Sentimental Journey, espécie de diário textual-imagético que trata da viagem do artista para a Inglaterra, França, Suíça e Itália, em 1969, onde revela seu apreço pela estatuária clássica greco-romana.

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