Foi realizada na semana passada, de 31/01 a 03/02 a décima primeira edição brasileira da Campus Party, a maior experiência tecnológica do mundo que une pessoas em torno de um festival de Inovação, Criatividade, Ciências, Empreendedorismo e Universo Digital. O principal objetivo deste evento gigantesco é divulgar as tecnologias mais avançadas, assim como suas aplicações nos campos da Educação, da Economia, do Trabalho e da Cultura Digital. Esse intenso fomento ao conhecimento se dá através de palestras, debates e oficinas, além de diversas atrações dos mais diversos gêneros.

Parece bastante, mas o grande diferencial da Campus Party é mesmo o seu formato que contempla uma gigantesca área de camping onde ficam instalados mais de 10.000 campuseiros, ou seja,  indivíduos aficionados por ciência e tecnologia vindos de todos os cantos do Brasil e até de outros países. Além do espaço para as barracas de camping, toda essa galera dispõe de uma mesa de cerca de 1m quadrado onde pode montar seu computador e fazer todo o tipo de interação digital, desde jogar online até trabalhar mesmo. Tudo isso é possível graças a uma banda de internet de 40Gb. É justamente nessa área em que se encontram os melhores CaseMods, ou seja, gabinetes de computador modificados tanto estética quanto funcionalmente.

A Arena é a grande área em que ficam essas bancadas dos campuseiros e também os principais palcos onde ocorrem as palestras, apresentações e workshops. Além dos acampados, também podem ter acesso à Arena os frequentadores pagantes que circulam pelo evento todos os dias. Os principais palcos e temas da Arena são:

Hackathons

Palco onde acontecem diversas competições e desafios de desenvolvimento e programação em tempo real que estimulam a capacidade de inovação dos participantes!

Liga dos Desenvolvedores

Pela primeira vez na Campus Party Brasil, a Liga contará com atividades voltadas para potencializar a carreira do desenvolvedor, seguindo as 4 premissas principais: ler código, escrever código, compartilhar código e entregar código.

Conferência Blockchain

As criptomoedas são um dos assuntos mais em alta nas áreas de tecnologia e financeira. Antenada a esse assunto, a Campus Party traz uma série de conteúdos em que os frequentadores poderão aprender tanto na teoria quanto na prática. As palestras e workshops serão ministradas por grandes personalidades do mercado financeiro, de desenvolvimento e especialistas desta tecnologia emergente debaterão as tendências do futuro.

Academia Creator

Em parceria com o YOUPIX, o projeto possui a intenção de acelerar os criadores de conteúdo. Como co-realizadora do projeto, a Campus Party ajuda a selecionar os canais e oferece toda a mentoria, além de receber os influenciadores nas edições da CP.

Academia Gamer

Quando se fala em alta tecnologia não se pode deixar de fora os Games, por isso eles sempre são um destaque da Campus Party. Nesta edição um novo espaço totalmente dedicada aos jogos vai trazer palestras e debates com jogadores profissionais, donos de times, narradores, empresários, comentaristas, personalidades e muito mais.

Campus Wellness

Nem só de trabalho e aprendizado vivem os campuseiros. A 11ª edição da CPBR vem com uma proposta que visa a qualidade de vida e o bem-estar. Trata-se de um espaço exclusivo de relaxamento e cuidados com a mente e o corpo.

Cubo de Conteúdos

Em parceria com a Globo, o conteúdo é assinado pela Campus Party em conjunto com os principais influenciadores digitais do Brasil. A ação visa proporcionar uma grade de conteúdos ao vivo, por streaming e lives nas redes sociais.

Certamente a Arena é o coração da Campus Party. Mas felizmente a organização do evento também disponibiliza de uma grande área aberta onde se pode frequentar gratuitamente e conhecer de perto toda a vibe deste ambiente futurista. A área Open vem mudando bastante ao longo dos anos e em 2018 trouxe uma proposta muito interessante de dar visibilidade à start-ups, projetos acadêmicos e metodologias de ensino, ou seja, provedores de soluções que tem o grande potencial de transformar a sociedade através da tecnologia e da ciência.

Startup & Makers

Como o próprio nome já diz, este espaço é destinado a empresas iniciantes com projetos inovadores. São 80 startups Early Stage – projetos pouco avançados, com equipes reduzidas, primeiros protótipos criados e ainda testados que não receberam investimento – e 80 na categoria Growth Stage – startups avançadas, com uma equipe robusta e desenvolvida, produtos lançados no mercado, com ou sem investimento, que já possuam faturamento- além de um grupo de Makers – entusiastas e hobbyistas que são capazes de criar, construir, modificar ou fabricar objetos e/ou projetos.

Campus Future

Esta área é destinada a estudantes universitários e alunos de cursos técnicos do ensino médio de todo o país que desenvolvem algum tipo de projeto acadêmico e desejam ganhar visibilidade ou mesmo financiamentos.

Educação do Futuro

Este espaço incrível conta com dezenas de soluções criativas para novos modelos de educação para as mais diversas idades.

Rede de Aprendizagem Criativa é liderada pelo núcleo do MIT Media Lab e composta por educadores, artistas, pesquisadores, empreendedores, alunos e outros interessados na implementação de ambientes educacionais inovadores.

Campus Kids é mais focada na educação de crianças e contempla desde atividades de Robótica Educativa, gamificação até tecnologias de apoio à gestão da educação em escolas.

Centro Paula Souza oferece oficinas de robótica e linguagens de programação para os frequentadores que desejam ampliar seus conhecimentos nessa área.

Fazedores é literalmente o espaço maker já tradicional na Campus Party. O principal objetivo deste espaço é fomentar a cultura maker através de palestras, oficinas, interação com ferramentas e plataformas de prototipação, workshops sobre cultura maker e área para livre prototipação.

Simuladores

Uma tecnologia que vem crescendo rapidamente e deslumbrando as pessoas é a Realidade Virtual. Para mostrar o que existe de melhor nesse segmento, a Campus Party possui um espaço com cinco tipos de simuladores de RV.

Drones

É na Arena de Drones que a diversão acontece. Em parceria com a Mirante Lab, a programação contempla o 2º Campeonato Brasileiro de Corrida de Drones, com pilotos profissionais e Batalha de Drones, na qual qualquer pessoa poderá participar.

Campus Cult

Pela primeira vez, o Ministério da Cultura (MinC), o Banco Agiplan e a EcoUrbis Ambiental apresentam a Campus Cult, espaço que possui o objetivo de democratizar o acesso à cultura e tecnologia no Brasil, trazendo exposições de modding e Arte Geek, além de workshops de Artes Visuais e Artes Gráficas.

Sem dúvida a Campus Party é um evento apaixonante, tanto pela proposta de trazer a tecnologia e a ciência para perto do público de forma empírica quanto pelo clima de novidade no ar a cada passo que se dá pelo pavilhão. É quase impossível sair de lá sem a vontade de acampar para poder aproveitar tudo o que o evento tem de bom.

CLOSE
CLOSE