Um dos principais movimentos culturais genuinamente cariocas, o estilo de dança conhecido como passinho é tema do musical Favela Digital, projeto da Cia. Passinho Brazil, que se apresenta nos dias 13, 14 e 15 de abril, às 19h, na CAIXA Cultural do Rio de Janeiro. O projeto tem patrocínio da Caixa Econômica Federal e do Governo Federal e segue para a CAIXA Cultural Recife, ainda em abril de 2017, e para a CAIXA Cultural Salvador, em janeiro de 2018.

Dirigido pelo coreógrafo Henrique Talmah, o elenco reúne dez dançarinos oriundos de comunidades do Rio, que levarão para o palco parte de suas histórias de vida para falar da dança surgida nas periferias da cidade. Durante 50 minutos, a apresentação exalta a manifestação do gênero do passinho, nascido nas comunidades cariocas com múltiplas referências, como o frevo, capoeira e percussão afro-brasileira incorporados ao funk.

O grupo também utilizará novas tecnologias, como o video mapping (projeção mapeada), gerando um ambiente virtual e imersivo como cenário para as coreografias. “O objetivo é de integrar o público a duas linguagens distintas que vão se complementar para contar uma história sobre jovens e o seu amor pela dança”, afirma o diretor Henrique Talmah.

Oficinas

Durante a temporada, serão realizadas duas oficinas gratuitas. No dia 15 de abril (sábado) às 16h, o artista visual Sol Galvão ministra a Oficina de video mapping, apresentando a técnica que consiste na projeção de vídeo em objetos ou superfícies irregulares. Com este recurso, os artistas podem criar dimensões extras, ilusões de ótica e noções de movimentos em objetos estáticos, tudo projetado em estruturas de grandes dimensões, como fachadas de edifício e até mesmo estátuas.

No mesmo dia, às 17h, ocorre a Oficina de dança do passinho, capitaneada pelo dançarino Gabriel Tiobil. Durante a oficina, os participantes serão apresentados à história, técnicas e principais coreografias utilizadas pelos dançarinos do estilo.

Informações adicionais e as inscrições das oficinas, que podem ser feitas online e os respectivos links, estão em nossa agenda.

A Companhia

A Cia de Dança Passinho Brazil é considerada a primeira companhia do gênero no país e está baseada na Vila Olímpica da Gamboa, zona portuária do Rio de Janeiro, onde promove uma dinâmica no formato de escola de dança, com professores e toda estrutura técnica para uma melhor qualidade de aprendizado, criação e prática. O grupo já realizou diversas apresentações em festivais e mostras, ganhando reconhecimento por parte do público e da crítica como uma instituição promissora.

O passinho do menor da favela – nome original desse estilo de dança –, conseguiu a proeza de redesenhar o até então estigmatizado baile funk, saindo da esfera erótica e desvinculando-o do crime organizado. Cada integrante segue uma rotina de ensaios, aulas de dança contemporânea e interpretação teatral, além de contar com uma equipe de produção engajada em diferentes projetos.

Agenda