Embalados pela vibe do festival “Comida de Buteco”, que começou em 14 de abril, e, como sabemos que comer bem e barato é o sonho de todo mundo, aí vão algumas dicas* desses lugares, que são um tesouro escondido na cidade maravilhosa.

Esfiha Largo do Machado – Catete

Se você ama comida árabe, tem que ir na Rotisseria Libanesa do Largo do Machado. Ali tem a melhor esfiha do Rio de Janeiro, quem come não esquece jamais e vira habitué do lugar. E se a esfiha não for suficiente, você pode se deliciar com as refeições que são fartas e deliciosas como abobrinha recheada, arroz com lentilha, kafta, tabule e outras variedades árabes. Um prato serve tranquilamente duas pessoas.

Galeria Condor, Galeria do Condor – Largo do Machado, 29 – Loja 32

Esfiha da Galeria Menecal – Copacabana

Essa esfiha também é muito famosa e há até uma rivalidade entre eles e a esfiha do Largo do Machado! Uma amiga falou bem: “É o Fla Flu das esfihas”. Só experimentando as duas para ver qual você vai achar a mais gostosa. (Eu tenho minha preferência, mas não vou falar!)

Galeria Menescal – Avenida Nossa Senhora de Copacabana, 664 – Loja 17 –

Sonho Lindo – Laranjeiras

É aquele típico boteco carioca que tem uma comida honesta e gostosa! O recomendado é o caldinho de feijão deles!

Rua Mario Portela 16

Caldo Beleza – Flamengo

Especializado em caldos, que são um sucesso no inverno, o Caldo Beleza também serve petiscos típicos de boteco: há carne-de-sol com aipim frito, bolinho de bacalhau, rolinho primavera, entre outros. Entre os 12 sabores de caldos estão os de ervilha, feijão, camarão e o clássico vaca atolada.

Rua Senador Vergueiro 238

Pavão Azul – Copacabana

Este tradicional boteco, com mais de 50 anos de existência, tem as famosas Pataniscas de Bacalhau! É um bolinho de bacalhau, sem batata, só com bacalhau! Hummm Agora descobrimos porque ali fica sempre lotado!

Rua Hilário de Gouvêia, 71

Bracarense – Leblon

O Bracarense é outro estilo de “boteco sempre lotado” porque a comida é boa e barata!  Este bar, que já saiu até no New York Times, oferece petiscos como bolinho de aipim com catupiry, pernil acebolado e pratos como o risoto de camarão! A disputa por uma mesa ali é grande.

Rua José Linhares, 85

Bar Urca – Urca

Já no bar Urca, ninguém disputa as mesas, todos preferem ficar na mureta, apreciando a vista da Baía de Guanabara. Ali os famosos bolinhos de bacalhau e pastéis de camarão dividem a preferência dos frequentadores. Mas quem quiser saborear os pratos pode subir para o salão e desfrutar as deliciosas refeições.

R. Cândido Gafree, 205

Agora é só você escolher um deles e ter certeza de que vai comer super bem, por um precinho maravilhoso!


 *Agradeço a todos os meus amigos, cariocas ou não, que me passaram estas dicas preciosas!