A série policial Law and Order Special Victms Unit(SVU)” está há 19 anos no ar e a cada temporada conquista ainda mais o público. A trama mostra a rotina de detetives que investigam casos considerados especiais e delicados, como estupro, crimes relacionados a crianças, abuso, trabalho escravo, entre outros. Milhares de casos fictícios já chocaram os telespectadores e nos fizeram refletir e muito. Mas o seriado não seria o mesmo sem a presença de uma personagem em especial, a única que está presente desde o primeiro episódio da primeira temporada: Olivia Benson, interpretada por Mariska Hargitay .

Benson é atualmente a chefe do setor, tenente, mas começou como detetive, depois de alguns anos tornou-se sargento e recentemente sua patente subiu mais uma vez. É uma personagem forte com uma história de vida difícil. Quando alguém a perguntou nas primeiras temporadas porque ela quis se dedicar a uma delegacia que lidava com casos tão difíceis, Liv respondeu que era fruto de um estupro que sua mãe foi vítima. A sra. Benson morreu logo no início da série, por estar alcoolizada ela acabou caindo na rua e sofreu um acidente fatal. Sem família, o trabalho era a sua vida, com os seus amigos, seus casos, suas vítimas e seus desafios. Uma mulher que sempre mostrou-se forte, competente, justa e honesta.

Se tem uma coisa que Olivia Benson ensinou a todos os fãs da série é que “a vítima nunca é culpada” e que é possível sim mesmo nos casos mais complicados, acusar um predador pelo mal que ele causou. Mas vale ressaltar que Benson também sabe o que é ser vítima, na 9ª temporada ela atuou disfarçada num presídio feminino como detenta, e por questão de segundos não foi estuprada por um dos guardas. Já na 15ª temporada ela foi sequestrada por um psicopata que tinha conseguido liberdade e que foi atrás dela por puro divertimento diabólico. A detetive passou alguns dias na mira dele, sendo embriagada constantemente e no momento em que ela o escutou conversando com uma mulher e sua filha pequena, Liv conseguiu arrumar força para se soltar de uma cama, algemar  o bandido e espancá-lo quase até a morte. Um dos episódios mais difíceis para ela e os fãs. Em ambos os casos ela ficou um tempo de licença, frequentou um grupo de ajuda a mulheres que foram abusadas e passou a frequentar um psicólogo.

Uma personagem tão forte da televisão deve ser interpretada por uma atriz que possa captar a sua essência. Assim como Olivia, Mariska Hargitay também cresceu junto com ela ao longo da série. Ela não é só atriz, mas também produtora e diretora, inclusive já dirigiu diversos episódios de SVU. E como viver uma pessoa tão importante durante quase 20 anos e não ver sua vida se misturar com a dela? Bem, para Hargitay isso não foi possível. Em uma entrevista ela declarou que antes da série não tinha conhecimento dos números de crimes sexuais, domésticos e contra crianças, e por causa disso criou uma organização que ajuda essas vítimas. A Joyful Heart Foundation foi criada em 2004 e tem como principal objetivo ajudar todas as pessoas que sofreram com algum tipo de abuso ao longo da vida, dando todo apoio financeiro e psicológico. Além disso a fundação também promove o diálogo sobre o tema, pois Mariska percebeu que pouco é falado sobre esse tipo de crime, e também realiza campanhas contra os números assustadores. Ela também é filantrópica.

Campanha “No more” da ONG Joyful Heart Foundation

Outro fato interessante entre Hargitay e Benson é em relação a maternidade. Na vida real Mariska conheceu seu marido no seriado, em alguns episódios ele atuou como advogado de alguns criminosos. Depois de dois anos casados, ela ficou grávida e nasceu o primeiro filho do casal. Enquanto isso na série a detetive comentou com seu parceiro que preencheu as papeladas para adotar uma criança e por causa da sua profissão teve o pedido negado. Mas anos depois ela encontra um bebê em um caso de abuso infantil e acompanha de perto o destino da criança. Benson chega a encontrar os pais dele, mas a mãe, vítima de estupros, é assassinada e o pai, um estuprador e cafetão, também acaba provocando a própria morte durante seu julgamento. A criança fica órfã e Olivia decide adotá-lo e Noah passa a ser seu filho legalmente na 16ª temporada. Na vida real não foi diferente, Mariska e seu marido adotaram duas crianças nos últimos anos.

Olivia Benson e Mariska Hargitay representam mulheres que batem de frente com a sociedade machista e conservadora que ainda existe. São trabalhadoras, fortes, com suas fraquezas humanas, líderes, influentes, mães, amigas, entre outros. Ao longo das temporadas a personagem foi ganhando cada vez mais destaque, até que o público percebesse que a existência da série não é possível sem Benson e assim como seu antigo chefe falou ao se despedir do cargo, ela é o coração da SVU. Mariska é uma das atrizes mais bem pagas do meio televisivo e ao contrário do que acontecia anos atrás, nenhum homem do programa recebe mais do que ela. Seu trabalho já lhe rendeu prêmios importantes como o Globo de Ouro e o Emmy e em 2013 ganhou sua estrela na Calçada da Fama. Além da competência, essas duas mulheres, fictícia e real, são grande inspirações para o público feminino e precisam ser admiradas. Então ame Olivia e Mariska!

CLOSE
CLOSE