Muito se fala e já se falou  sobre como será a moda futuramente. Já foi a época que todos tinham certeza que o metalizado e as roupas estruturadas reinariam. Ou que todos se vestiriam da mesma maneira que  a figurinista Joanna Johnston  imaginou ao pensar nas roupas do filme “De volta para o futuro 2”.  Atualmente, o leque de especulações abriu muito mais. Entretanto, a moda em parceria com a tecnologia é a grande aposta para o futuro.

 

Impressão 3D, realidade virtual, interação e inteligência artificial. Acredite ou não, essas são as novas tendências esperadas para daqui um tempo.

A promessas são grandes e já existem pessoas trabalhando para cumpri-las. No Brasil, algumas fábricas de roupa já trabalham com máquinas inteligentes que tiram as medidas do cliente  enquanto este, escolhe o modelo e a estampa que quer. Depois de pouco tempo, a roupa está pronta. Também existem pelo mundo outras iniciativas.O designer britânico Ryan Mario Yasin, criou uma linha de roupas que se ajusta ao tamanho da criança enquanto ela cresce. Todas as peças são feitas de um tecido sintético ultraleve e tem um caráter mais sustentável.

O conceito conhecido das lojas atuais também está destinado a mudar. A proposta é que elas virem apenas um local voltado para experiências. O consumidor vai para a loja experimentar a roupa, compra através de uma plataforma online e a peça é entregue em casa. A Amaro é um grande exemplo desse estilo de loja, chamado Guide Shop. Atualmente, está instalada em Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro.

E não para por aí! A tecnologia também foi capaz de juntar a moda com a ciência. Alguém diria que um brinco poderia vir a ser algo muito importante para as as viagens espaciais? Pois é, esse dia chegou. A artista e modelo Alex Sorina Moss, inventou um brinco que é capaz de medir as os sinais vitais de uma pessoa e detectar gases no ar em torno de quem está utilizando. Uma nova tecnologia, compacta e estilosa, que tem o potencial de salvar vidas.

Certamente novidades não vão parar de aparecer. Alguém tem mais alguma ideia de como será a moda no futuro?