A divulgação da nova transformação do Goku em Dragon Ball Super bagunçou o universo nerd na última semana. O anúncio foi feito em um vídeo promocional de divulgação do especial com One Piece e Dragon Ball Super, pela Toei, no Japão, dia 8 de outubro. Depois do fato, diversas teorias começaram a surgir sobre o que fará Goku ativar a nova forma. E o que vamos fazer hoje é tentar organizar as principais teorias – ou as mais coerentes – e colocar um tempero especial no debate sobre a série. Mas antes, é importante entender o que o atual momento da saga. Este artigo contém spoilers!

O arco do Torneio do Poder é o mais recente de Dragon Ball Super. Nele, 80 representantes de 8 universos estão participando de um torneio ao melhor estilo survive, em que o vencedor terá como prêmio um desejo das Super Esferas do Dragon, além do mais importante: seu lar não será destruído. O torneio foi criado por Zen-oh, o Deus todo poderoso do anime, e Daishinkan, uma espécie de Arcanjo Miguel. Até o momento, dois universos tiveram todos os seus participantes eliminados e toda vida nele foi apagada, exceto os anjos dedicados a cada um dos universos. Então, depois desse prewiew, vamos voltar às teorias.

Morte de alguém importante

Goku e Gohan podem ser os últimos sobreviventes do Universo 7

A teoria que está rolando pela internet é de que um membro do universo 7, o lar de Goku – e também o nosso -, acabaria morrendo durante as batalhas. O nome mais forte para que isso ocorresse seria o de Gohan, filho de Goku. O falecimento do guerreiro poderia levar o personagem a uma grande fúria que o faria liberar o novo poder, assim como aconteceu na primeira transformação de Super Saiyajin, na luta contra Freeza. Agora, o grande ponto que pode causar a morte de Gohan poderia vir da teoria seguinte.

Um plano divino

O misterioso Daishinkan, no Torneio do Poder

Desde que o Torneio começou, um dos pontos mais questionados pelos fãs é uma possível conspiração divina, e tudo começaria por Daishinkan. O líder dos anjos poderá ser o grande chefe de uma possível rebelião dos anjos contra os universos que guardam. Esta teoria surgiu depois de algumas informações. Primeira: os anjos não morrem com a extinção dos universos. Segundo: Daishinkan tem agido de forma estranha, o que dá a entender uma possível influência nas escolhas de Zen-oh. Terceiro: o sorriso de Daishinkan após a extinção de um dos universos. Quarto: a inocência que Zen-oh tem mostrado nos episódios do torneio. Ele tem dificuldades de enxergar os golpes muito rápidos e também não consegue contar. Para um Deus todo poderoso, mesmo sendo uma criança, isso é questionável e só mostra como ele poderia ser um objeto muito fácil de ser controlado. Quinto: um dos roteiristas da série disse que Daishinkan seria muito importante ao decorrer do arco.

Voltando ao tópico anterior, depois de descobrirem a farsa do Torneio do Poder, os guerreiros restantes poderiam se rebelar e alguém próximo ao Goku acabaria morrendo, ocasionando a nova transformação do Saiyajin.

A Ira de Goku

Transformação de Gohan, na luta contra Cell

Ao lembrar de todas as transformações em Super Saiyajin da série de Dragon Ball, vemos que elas sempre partem de um fator emocional, seja de raiva ou de superação. Oozaru, o macaco gigante, é uma forma descontrolada que só sabe destruir, fator muito característico da raça sayajin. O Super Saiyajin 1 nasceu em um ambiente de extrema raiva de Goku, depois que Kuririn foi explodido por Freeza. Gohan despertou o Super Saiyajin 2 depois de ver a cabeça do Android número 16 esmagada por Cell. O Super Saiyajin 3 foi uma exceção. Não sabemos ao certo como e qual foi o motivo da transformação de Goku. Ele diz que foram treinamentos, mas… Enfim, a transformação God veio para superar o poder de Bills, após este ameaçar destruir a Terra. A forma Blue nasceu do treinamento e da necessidade de fortalecer o God. Foi útil para derrotar Freeza, em seu retorno.

Depois dessa retrospectiva das transformações de Goku, podemos perceber que ele só muda se algo muito ruim acontecer ou se ele tiver que superar os poderes dele em prol de algo. Agora, essa transformação poderá ser um fator diferente: ela pode nascer a partir do primeira transformação dos saiyajins. Não, ele não se juntará ao macaco igual no Dragon Ball GT. Mas a essência Saiyajin, da raiva e descontrole, assim como em Oozaru, poderia levá-lo a chegar nesta nova forma. O grande motivo para o descontrole poderia ser o fator do próximo tópico.

Universo 7 próximo do fim

Jiren, do Universo 8, pode ameaçar Goku e seus amigos

Diante da necessidade de ter que vencer o Torneio, Goku poderia ao se desesperar ao perceber que só ele restara entre os competidores do universo 7. Seu fracasso acarretaria na eliminação de todo o seu universo, daqueles que amam. Visto que um dos participantes é Jiren, um ser de extremo poder, que parece superar os de Goku, o saiyajim teria que superar a força deste difícil adversário. Quando estiver bem próximo da derrota, Goku atingiria essa forma, contudo ela não seria algo controlado, e sim fora enlouquecida e até meio demoníaca. Seria essa a natureza dos saiyajins? Seres com o único propósito de consquistar e destruir tudo ao seu redor? Bem, para isso teremos que aguardar para ver. Mas o certo é que a nova transformação terá ondas de ki azul e vermelho, como uma espécie de mistura entre os ki do God e do Blue, com Goku de olhos cinzas e a íris mais curta, lembrando até os olhos de um demônio.

São muitas teorias de como Goku chegará a nova transformação. O certo é que só saberemos quando o arco do poder estiver bem próximo do fim. Enquanto isso, vamos colocar a cabeça para pensar e tentar descobrir o acontecerá para Goku liberar o novo poder. Não deixem de deixar nos comentários suas teorias sobre as transformações do guerreiro.