Eu sei que você tem um texto enfiado nessa gaveta. É, você mesmo, pode parar de olhar para os lados! Talvez ele esteja salvo numa pasta secreta do seu computador, num lugar que você sabe acessar de olhos fechados, mas vai mentir para mim dizendo “nossa, tá perdido aqui em algum lugar, nem sei bem aonde”. Não adianta me enganar. Somos irmãos nessa. Suas desculpas já foram minhas desculpas, tenho phD nessa arte de esquivar…

Mas senta aqui, irmão, vamos conversar. Por que esse medo de expor seus textos? Talvez esse seja um tema amplo o suficiente para outra coluna. Talvez a mensagem principal aqui seja: não tenha. Se você tem medo de mergulhar direto em uma publicação ou de expor na internet e apanhar dos críticos gratuitos de plantão (sempre tem), a coluna de hoje te traz uma terceira alternativa que pode ser útil para quebrar sua barreira: os concursos literários.

Eu descobri esse mundo há alguns anos, mas tenho certeza que tem muita gente que gosta de escrever e que quer desengavetar alguns textos e nunca ouviu falar disso. Os concursos vem em diversos formatos, com diversos objetivos e ainda mais diversos tipos de premiação. Ou seja, se você escrever poema, conto, livro, crônica, ensaio, roteiro… Não importa muito. Pode ter certeza que existe um concurso no qual seu texto se encaixa. Só é necessário encontrá-lo.

“E onde eu posso tentar encontrá-lo, Clara?”

Ora, mas é para isso que eu estou aqui hoje! Preparados?

Então, o segredo nada mais é do que um blog.

“O quêêê, um blog?”

Sim. Um blog. Para ser mais específica, o blog Concursos Literários. Mas fácil do que isso não tem como, né? O blog é uma “rede de autores-leitores que divulga editais e resultados de prêmios literários que não cobram taxa de inscrição”.

“De graça, Clara?” De graça, amiguinho!

concursos-ltierarios-logo-bloc

O blog também publica chamadas para antologias, convites para textos em revistas e sites e outras notícias relacionadas à área, além de dicas para os autores. Ou seja, um pacote completo! Tá esperando o quê para assinar a newsletter deles? Ah! Eles também tem perfil no twitter (@conc_literarios) no Twitter e uma página, um perfil e um grupo no Facebook.

O blog foi criado em 2011 e é tocado voluntariamente por um grupo de pessoas engajada em fazer o bem e enaltecer a literatura. Você pode ver a lista dessa gente linda clicando aqui.

É de longe a fonte mais completa e acessível de concursos no Brasil e no mundo. SIM, AMIGUINHO! Eles também divulgam editais do mundo todo, desde que eles aceitem participação de brasileiros! Nenhum concurso divulgado cobra taxa de inscrição!

Você pode analisar os concursos pelos meses do prazo final. Assim, você consegue se organizar para não perder nenhum e encontrar aqueles que tem mais a cara do seu trabalho. Alguns concursos são para temas específicos (aniversário de alguma cidade, por exemplo), mas outros tem tema completamente livre. Alguns tem pagamento em dinheiro, outros pagam através de exemplares que contam com a obra publicada. Enfim, as nuances são diversas e é possível passar horas examinando o site e as possibilidades.
Seu dedo está coçando para abrir sua gaveta ou catar aquele conto escondido na sua pasta secreta do computador? Espero que sim! Afinal, esse era o meu plano desde o princípio. Desejo muita sorte e muitos envios!

Por Clara Savelli