Quem ai, quando criança, nunca fantasiou em como seria se esconder pra passar uma noite no supermercado? Se ninguém compartilha dessa fantasia, eu acabei de entregar uma das minhas insanidades (rsrs). De qualquer forma, esse é basicamente o tema que vai se desdobrar em 50%FF.

Théo e seu irmão Rian estão num típico hipermercado fazendo compras para a mãe que chegará tarde em casa devido a complicações no trabalho. Enquanto Théo se desvia da missão principal para ir ajudar uma idosa e depois uma linda garota de longos cabelos verdes, o irmão mais novo decide abandonar o carrinho de supermercado para explorar o local em busca de algo menos entediante.

Após cometer um pequeno desastre na área de bicicletas, Rian se esconde em uma barraca de camping a fim de não ser encontrado pelo segurança. Só que Théo ficou tão deslumbrado com a garota que foi embora com ela e simplesmente se esqueceu do caçula. Não que este se importe, pois quando as luzes do supermercado se apagam, Rian percebe que está diante de uma aventura sem precedentes!

50%FF é uma webcomic, ou seja, uma história em quadrinhos recém lançada por Chris Tex e Santtos e formatada para ser lida em computadores e smartphones.

O roteiro é bastante natural, com personagens tipicamente comuns e situações cotidianas. Dessa forma a facilidade de criar empatia com a história é alta. A trama se mostra descontraída e flui bem com plot twists sutis, porém eficazes. A diagramação das páginas é ótima, com os quadros acompanhando perfeitamente o ritmo e o clima da narrativa.

A arte é muito consistente, lançando mão de um estilo agradável que fica no meio termo entre o cartum e o realista. Não gostei de 2 ou 3 cenas em que o personagem se vê em situações de pânico e é retratado com caretinhas, semelhantes àquelas usadas em alguns mangás. Ficou deslocado do estilo geral da história, mas felizmente não compromete a resultado final.

Os planos e enquadramentos dos desenhos são muito criativos e dinâmicos, também muito alinhados ao ritmo da narrativa. As referências à marcas de produtos e sinalizações do supermercado reforçam aquele ar de empatia com a história. Um dos aspectos que mais me atraiu foi a colorização que utiliza uma bela paleta de cores ligeiramente escurecidas, porém com ótimos contrastes!

Esta é a primeira parte de 50%FF, a qual será impressa em um único volume quando atingir 120 páginas. Por enquanto as páginas foram publicadas no Facebook e também podem ser baixadas para ler no computador ou smartphone.

CLOSE
CLOSE