O principal objetivo das pessoas que fazem intercâmbio é a fluência em um segundo idioma. É fato que a língua mais procurada para ser aprendida é o inglês, tanto que os países que mais recebem intercambistas são aqueles que falam a língua inglesa. Mas existem lugares que atraem muitos visitantes e não estão entre os mais procurados, são os países que se comunicam por meio da língua espanhola. Claro que logo se pensa na Espanha, mas há opções mais próximas, baratas e igualmente belas que podem ser a solução para aqueles que querem fazer um intercâmbio e procuram um lugar que se enquadre no padrão custo e benefício.

Assim como o Brasil recebe estrangeiros que estão em busca de aprender o português, nossos hermanos também estão de portas abertas para que possamos falar espanhol fluentemente. Sim, nossos vizinhos de continente possuem ótimos programas de intercâmbio, para todas as idades e com um preço bem acessível. Existem diversas vantagens de se aventurar pela América Latina, mas as principais são: a) a localidade que barateia o preço das passagens aéreas, lembrando que a depender do lugar a pessoa pode ir de ônibus ou de carro e conhecer muitos lugares, b) menos burocracia para emissão de passaporte ou visto, em alguns países só é necessário a carteira de identidade, c) a nossa moeda é mais valorizada nesses países, d) apesar de estarmos tão próximos, cada país tem sua beleza natural, sua história, sua cultura, seu atrativo que encanta milhares de turistas. Mas afinal, o que esses países têm a oferecer? Confira algumas sugestões!

1- Uruguai

O país fica ao sul do Brasil e em algumas partes da fronteira apenas uma rua nos separam, sendo assim é muito tranquilo ir para lá, inclusive é um dos países que só exige identidade atualizada. A cultura deles se mistura com a da nossa região sul e é fácil sentir-se em casa. A capital Montevidéu possui uma arquitetura colonial que muito encanta aos turistas, mas os destinos mais procurados são as lindas praias, como Punta Del Este. O lugar é o que mais recebe visitantes e estar no país fazendo intercâmbio é colocar esse destino na lista “preciso conhecer”. O cenário paradisíaco é tomado por uruguaios, argentinos e brasileiros, o que permite conviver com diferentes povos no mesmo lugar e ainda admirar a paisagem.

2- Argentina

Tem um tipo de intercâmbio nesse país que atrai muita gente, não é focado em estudar dentro de uma sala de aula, mas sim aprender a dançar tango. Exatamente, em muitos lugares existe o intercâmbio de atividades, pode ser de música, de teatro, de culinária e de dança. Ficar um tempo na Argentina é mergulhar profundamente na cultura do país. Deixando a rivalidade futebolística de lado, o país tem muito a oferecer e recebe muito bem seus turistas. Para os amantes de futebol, a dica é aproveitar o período no país e ir a um jogo no estádio e sentir a energia das torcidas. Entre os melhores pontos turísticos estão as Cataratas do Iguaçu, também presente no Brasil, o Teatro Cólon, que é a casa de ópera de Buenos Aires, e a Garganta do Diabo, uma queda d’água de 80 metros. Além disso, muitos consideram o país como um pedacinho da Espanha na América, então se o seu sonho era ir para lá, você não está tão distante dos costumes e atrativos europeus.

3- Chile

O país não faz fronteira com o Brasil, mesmo assim não está tão distante assim. É o lugar com a melhor qualidade de vida na parte sul do continente americano e o custo de vida é semelhante ao do nosso país. Além disso, a economia chilena é uma das mais fortes e estáveis da America Latina, por isso muitas pessoas nascidas no Brasil vão para lá estudar e trabalhar. Assim, o português é a segunda língua mais falada por lá, fazendo com que os brasileiros possam se sentir em casa. Dois lugares são muito visitados no país, dois extremos do clima, a Cordilheira dos Andes com diversas estações de esqui e uma paisagem gelada linda e perigosa, e o Deserto do Atacama, que é o mais alto e árido do mundo. Ambos atraem muitos aventureiros dispostos a superar seus limites.

4- Equador

Bem, como o próprio nome já diz o país é cortado pela linha imaginária do Equador que divide o mundo em hemisfério norte e sul, por isso lá é possível estar em dois hemisférios ao mesmo tempo. Para os amantes de história e ciência, o destino é perfeito. Afinal, no país está localizada a bela Ilha de Galápagos, onde o naturalista Charles Darwin visitou no século XIX e observou fatos que o fizeram chegar a teoria da seleção natural. O país atraiu Darwin e muitos estrangeiros por causa da riqueza de sua natureza. A fauna e a flora são uma das mais diversas do mundo, também existem mais de 60 vulcões dos quais 11 ainda estão ativos, além de diversas paisagens formadas por montanhas ou praias. A capital Quito tem muito a oferecer, mas um dos principais pontos turísticos é o centro histórico, considerado Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco.

5- Peru

Se tem um lugar que atrai muitos turistas do mundo inteiro é esse país. Lá, se encontra o berço de uma civilização milenar que impressiona pelas construções modernas para a época em que existiu, o Império Inca. E Machu Picchu, localizada na cidade de Cusco,  era a capital desse império e possui ruínas desta época, mas ao longo da região existem muitos outros parques arqueológicos descobertos anos depois da extinção desse povo. O lugar está na lista Patrimônios Mundiais da UNESCO. O país também possui uma cultura riquíssima e belas paisagens que se resumem à serra e à selva muito comuns pelo território.

6- Colômbia

É verdade que talvez você sempre associe esse país às Farcs, cartéis de drogas, Pablo Escobar, Medelin, Cali, entre outros, por causa da série Narcos. Mas o país está longe de se resumir a isso. Dois fatores são essenciais para atrair estrangeiros: floresta Amazônica e o mar do Caribe. Sim, a região da floresta é tão extensa que não se restringe apenas ao Brasil. A variedade de fauna, flora e rios também está presente na Colômbia e aos mais aventureiros e experientes é uma boa opção de passeio. Mas se gosta de praia e sempre sonhou em conhecer o Caribe, bem, este é o lugar certo. Não é necessário ir até a América Central para desfrutar de águas cristalinas, logo ali essa possibilidade existe, com cenários paradisíacos inesquecíveis.

Claro que esses não são os únicos destinos, mas são os mais procurados e conhecidos. Mas se você quer fugir do óbvio, também existem opções como Bolívia, Paraguai e Venezuela, esses países da América do Sul foram colonizados por outros lugares.  Os cursos oferecidos para aprender espanhol nesses têm duração de 2 ou 4 semanas, para que os interessados possam aproveitar as férias se dedicando a isso. Normalmente, as aulas são ministradas por professores com experiência nessa área e as turmas costumam ter poucos alunos, um máximo de 10 pessoas, justamente para que seja possível uma atenção maior a cada estrangeiro que quer aprender a língua. Com tantas opções próximas que têm muito a oferecer e baixo custo, vale a pena procurar um destino na América do sul para aprender o tão sonhado espanhol.