Quando vale a pena assistir uma peça para crianças?

Há algum preconceito dentre alguns profissionais de artes cênicas quanto ao teatro criado para crianças. Por quê?

Talvez a qualidade dramaturgica e cênica seja relativamente baixa em grande parte das pecas em cartaz. Alguns profissionais montam o chamado “caça níquel”, ou seja, espetáculos que só tem como objetivo arrancar o dinheiro de pais bem intencionados com adaptações grotescas de sucessos da Disney.

Felizmente, não é o que acontece com “Nerina – A Ovelha Negra”Em cartaz no Teatro do SESC Pompéia até dia de hoje, a peça da Cia. Maracujá Laboratório de Artes é baseada no livro sem palavras do autor e cartunista Michele Iacocca.

A história da ovelha negra que não é aceita pelo grupo de ovelhas brancas é contatada da mesma forma, sem palavras, através de músicas e letras que divertem crianças e adultos. A direção de Sidnei Caria conduz com maestria um espetáculo animado e delicado, rico em detalhes. Bia Rezende, Camila Ivo, Lucas Luciano, Piva Silva, Sidnei Caria, Silas Caria e Yasmin Olí formam o elenco multitalentoso, que se entrega ao conduzir diversos instrumentos.

Os arranjos de Fernanda Maia são cuidadosos e trazem adaptações de músicas eruditas como a “Nona Sinfonia” de Beethoven, “Aleluia”, de Handel e a “Sinfonia nº 40″, de Mozart. Os figurinos são corretos e a luz cumpre o importante desafio de não estragar a projeção utilizada durante o espetáculo.

O cenário é uma das marcas mais criativas dessa montagem. Os próprios atores manipulam uma câmera e tais imagens são projetadas ao vivo em um telão ao fundo. Eles focam a lente em desenhos do livro e maquetes. Demora um pouco até que se perceba que as projeções e os efeitos estão sendo criados ao vivo na frente do publico. Contudo, acaba sendo fascinante.

Peças como “Nerina, a Ovelha Negra” deixam claro que o teatro direcionado a crianças deve ser tratado com a mesma seriedade do que é feito para adultos. Quem tem mais de dez anos fica extasiado como se tivesse menos idade.

Vale a pena ir prestigiar. Para detalhes sobre a nova temporada da peça no teatro Alpha, acesse nossa agenda.

Crítica: Nerina - A ovelha negra
8.5Valor Total
Votação do Leitor 0 Votos
0.0