Como prometido, esse post vai ser dedicado apenas aos rotas de cruzeiros pelo Nordeste. A região em si já atrai muitos turistas durante todo o ano. Não apenas pela beleza natural, mas também pelas diversas opções de lazer. Claro que as praias são pontos importantes, mas o conjunto da obra impressiona e conquista a todos que visitam o lugar. Existem muitos cruzeiros que zarpam em direção ao nordeste, mas quais são os destinos mais procurados?

Bahia 

O principal porto do Nordeste está na capital baiana, Salvador. Boa parte dos cruzeiros que possuem rotas inteiramente pela costa nordestina costumam inciar a viagem por lá e muitas vezes os turistas vêm de diversas partes do país, por isso aproveitar a cidade soteropolitana antes e depois da viagem em alto mar é uma boa ideia. Começando pelas praias, são dezenas de opções, afinal Salvador possui o litoral mais extenso das capitais brasileiras. Entre as mais conhecidas estão Itapuã, Porto da Barra, Piatã, Stella Maris e Ondina.

Os pontos turísticos também são grandes atrações. O Centro Histórico, conhecido também como Pelourinho conta um pouco da história do Brasil Colônia, o Elevador Lacerda que liga a cidade baixa à cidade alta (regiões de Salvador), tem os faróis da Barra e de Itapuã, a igreja do Senhor do Bonfim e as tradicionais fitinhas, e claro, a gastronomia baiana. Muitos aproveitam cada minuto para também degustar da comida típica e a cada esquina é possível fazer isso, comendo acarajé, muqueca, cocada, caruru, ou tomando uma água de coco por um preço baixo.

Um pouco mais ao sul da Bahia existe a cidade de Ilhéus que é muito conhecida e visitada por ter sido cenário de diversas obras do escritor Jorge Amado. Outro motivo para ser famosa é o fato de ser uma das maiores produtoras de cacau, matéria-prima do chocolate e por isso, nessa região é muito comum a utilização do mesmo na culinária. Muitos passeios feitos pelos turistas são justamente para as fazendas de cacau, mas existem outras opções, como conhecer a Casa de Cultura Jorge Amado, a Lagoa Encantada, a Catedral de São Sebastião, e muito mais. E claro, não podemos esquecer das praias, tem a do Cristo, dos Milionários, do Marciano, da Barra… São muitas praias e muita beleza natural para apreciar.

Alagoas

O segundo menor estado do Nordeste tem muito a oferecer e o porto de sua capital Maceió também é ponto de parada de diversos navios. A cidade possui 40 quilômetros de praias com águas cristalinas, um clima favorável e muitos lugares para serem conhecidos e admirados.

A praia de Pajuçara é uma das mais visitadas, pois de lá partem os passeios de jangadas que levam os turistas para o aquário natural mais conhecido do estado. Ao longo da orla dá para aproveitá-la revitalizada que permite uma caminhada ou um passeio de bicicleta. Pelo Centro é possível conhecer um pouco da história do lugar e também as principais atrações culturais, com as mais diversas variedades da arquitetura mundial.

Na culinária existem dos pratos típicos da região que precisam ser experimentados, o sururu, um marisco, e a tapioca, que já é degustado em diversas partes do Brasil e do mundo. Em poucas horas é possível conhecer muito Maceió, por isso na alta temporada dos cruzeiros muitos navegantes desembarcam por ali.

Pernambuco

No estado de Pernambuco é possível conhecer as duas cidades mais famosas de lá nas horas em que o navio estiver atracado: Recife e Olinda. Recife é conhecida como a Veneza brasileira, mas a capital pernambucana tem muito mais a oferecer. Assim como as outras cidades litorâneas ela também têm muitas praias, algumas mais conhecidas, como a de Boa Viagem, super conhecida por sua beleza e também pelos tubarões que habitam em alguns trechos dela.

Recife e Olinda formam um roteiro histórico perfeito para os visitantes, de uma era colonial em que os holandeses dominavam a região. Entre os principais pontos estão a Igreja da Sé, o Convento São Francisco, o Marco Zero, a Torre Malakoff, a Rua do Bom Jesus e a Capela Dourada. Um lugar que todo turista visita é a Oficina Brennand, local onde o artista Francisco Brennand faz suas obras de cerâmica e as deixa expostas.

Navegar pelo Nordeste é deparar-se com lugares lindos e incríveis o tempo todo. É conhecer um pouco da cultura do povo nordestino, tão rica e diversificada, que encanta a todos. A culinária, o folclore, as festas típicas, tudo é motivo para zarpar em direção a essa parte do país. Lembrando que a temporada de cruzeiros vai até abril e dentro desse período tem o Carnaval, festa muito celebrada por lá, principalmente na Bahia e em Pernambuco. Viva o axé, o frevo, o samba, o maracatu, o forró, viva o Nordeste através dos mares.