Como temos falado nas últimas postagens, a temporada de cruzeiros no Brasil já começou e até abril existem muitas opções de navios e destinos para embarcar numa aventura diferente. Já sabemos os tipos de cruzeiros que existem e as vantagens de passar uns dias em alto mar, mas ainda não mostramos quais são os destinos mais visitados pelos brasileiros que estão nos navios, ou as rotas mais procuradas. Então, confira os principais roteiros dos cruzeiros que navegam pelo Brasil.

Principais portos

A viagem tem que começar por algum lugar, mas nem todas as cidades litorâneas estão aptas a receber esses navios. Sendo assim, existem regiões portuárias que atendem esses belíssimos transatlânticos entre os meses de novembro a abril e são grande atrações nas cidades. Então, para começar sua viagem, escolha um dos portos brasileiros ou pelo menos liste aqueles pelo qual você gostaria de atracar para conhecer melhor a cidade. Entre elas estão: Rio de Janeiro, Salvador, Santos, Maceió, Ilhéus, Recife, Búzios, Parati, Porto Belo e Santarém, apesar de o estado do Amazonas não ser banhado por um oceano, a cidade de Manaus tem o principal porto fluvial.

Região Sudeste

A região possui dois dos principais portos do país, um encontra-se no Rio de Janeiro e o outro em Santos e no meio dessa rota existem os destinos mais procurados pelos turistas navegantes. Inclusive duas das cidades que mais recebem cruzeiros já foram citadas como as mais visitadas do país, que são Rio de Janeiro e Búzios. Entretanto, existem outras três que chamam muito a atenção daqueles que querem conhecer os lugares mais lindos e portuários.

Ilha Grande – RJ

No estado do Rio de Janeiro existe a cidade de Angra dos Reis, que por causa de sua economia voltada para a área petroleira e de energia, possui uma região portuária de grande porte. Além disso, praias e ilhas que atraem muitos turistas ao longo do ano. A região é conhecida mundialmente e nela tem um pedacinho da Mata Atlântica. Uma das principais ilhas é a Ilha Grande e boa parte dos turistas que desembarcam dos cruzeiros querem conhecer esse lugar. São praias lindas, paradisíacas, piscinas naturais conhecidas como lagoa azul, trilhas por dentro da vegetação, tranquilidade e muitos cenários encantadores.

Já em São Paulo existe um lugar que é destino certo para os navios que percorrem o litoral do sudeste. Ilhabela é um dos únicos municípios-arquipélago marinho brasileiro, o que significa que o município é formado por um conjunto de 14 ilhas. Então, a partir do momento que o visitante desembarca do navio, ele tem apenas algumas horas para conhecer um pouco da beleza do lugar. Entre alguns roteiros estão as cachoeiras, os passeios ecológicos, mergulho, mirante para melhor observar o cenário, entre outros. Pouco se fala de destinhos litorâneos em São Paulo, mas Ilhabela faz muito sucesso e está dentro da rota dos transatlânticos.

Região Sul

Continuando o roteiro, chegamos ao sul do país. Muitas vezes os destinos finais dos cruzeiros que passam pela região sul são o Uruguai e a Argentina, mas antes disso os turistas aproveitam para conhecer lugares belíssimos. O estado de Santa Catarina tem dois destinos certos para os cruzeiros que partem da região sudeste e sul, Balneário Comboriú e Ilha de Porto Belo.

Em Balneário existem mil possibilidades de entretenimento, pois apesar de não ser uma capital, a cidade tem toda uma estrutura de cidade grande e isso é um grande atrativo, afinal ela é conhecida como a capital catarinense do turismo. Além das praias maravilhosas, o lugar também possui diversas atrações únicas, como voo livre, passeio de bondinho, passeio de escuna num barco pirata temático, mergulho, entre outros. A cidade também é exemplo de organização e sustentabilidade, o que encanta ainda mais os turistas.

Ilha de Porto Belo – SC

Ainda em Santa Catarina existe a Ilha de Porto Belo, um lugar paradisíaco ideal para aqueles que apenas querem aproveitar a natureza e descansar. A área é altamente preservada e por causa disso, tem definida a quantidade máxima de visitantes que podem estar na ilha. São diversas praias para conhecer e cenários incríveis para curtir. O melhor é que a alta temporada da ilha também é no período em que os cruzeiros zarpam para lá.

São muitos os roteiros que existem ao longo do litoral brasileiro, uma pena que nem todos estão preparados para receber os gigantescos navios. Mas, mesmo assim, os navegantes têm ótimas oportunidades de conhecer lugares lindos. Não tem como descrevermos todos eles um único post, por isso na semana que vem falaremos apenas dos destinos do Nordeste. Aguarde!