E num piscar de olhos, lá se foi Janeiro.

Dia desses mesmo a gente ainda ouvia os sinos natalinos tocando Jingle Bells. Agora já estamos com o som do Skindô Skindô dos blocos e escolas de samba ecoando por toda a cidade. Tudo passando tão rápido que nem deu tempo direito de começar todas as listas de coisas que prometemos fazer em dezembro do ano passado, né?!

Pois então muito bem! Fevereiro chegou! E junto com o mês da folia, a nossa coluna Bookland traz um Desafio Literário pra você. Mas como funciona?!

Selecionamos 22 sugestões, sendo dois livros por mês, para você ler de agora até o fim de 2018. E aí, assim que concluir o desafio, passe por aqui pra contar pra gente como foi a experiência, ok?!

Todos prontos?! Então vamos lá!

Fevereiro

Começamos pelo mês da folia. E como Fevereiro é mais curto e muito provavelmente você estará desfilando pelos blocos ou viajando para descansar, nossas sugestões combinam muito bem com a situação:

– Um livro que você termine em um dia

– Um livro de crônicas

Março

No mês de março temos duas datas importantes. Dia 08 comemoramos o dia da mulher, que é uma data fixa. E a sexta-feira da paixão que costuma circular por algumas datas, esse ano, cai no dia 30. Por isso, as duas dicas pra esse mês se encaixam bem:

– Um livro escrito por uma mulher

– Um livro religioso

Abril 

Mês considerado mais tranquilo e também mais fresco por estar bem no inicio do outono. Vai combinar bem com essas duas dicas:

– Um livro com a inicial do seu nome

– Uma biografia

Maio

Em 13 de maio, de 1888,  a princesa Isabel assinou a Lei Áurea, que sancionou a abolição da escravatura. Esse é um ótimo motivo para abraçar as nossas sugestões do mês:

– Um autor(a) negro(a)

– Um livro adaptado para o cinema

Junho

O amor está no ar! Junho é o mês dos namorados e então vamos aproveitar o clima romântico e preparar o nosso coração para ler:

– Um romance

– Um livro que a história se passe em Paris

Julho

Dia 20 de Julho comemoramos o Dia do amigo. E é também quando acontecem as férias escolares do meio do ano. Então essas são as nossas sugestões para esse mês:

– Um livro indicado por um amigo

– Um livro de viagem

Agosto

O dia 22 está marcado no nosso calendário como o Dia do folclore brasileiro. Então, essa é a nossa sugestão para o Dia do Folclore. A segunda sugestão é um Best-seller. Boa leitura!

– Um livro de folclore brasileiro

– Um Best-Seller

Setembro

Esse é o mês da primavera. No dia 21 começa a estação das flores. Mas também é quando comemoramos a Independência do nosso país, no dia 07. Então a nossa sugestão de leitura para representar esses dois momentos é:

– Um livro que tenha flores na capa ou no título

– Um autor nacional

Outubro 

Mês das crianças. Mês de alegria e diversão. Então, nada mais apropriado que:

– Um livro infantil

– Um conto de fadas

Novembro

Dia 02 é marcado no calendário como Dia de finados. É a data que os mortos são homenageados por familiares e amigos próximos. Ocorre na mesma época que a comemoração do “El día de los muertos”, no México. Uma festa típica de lá, bastante conhecida, onde as pessoas celebram a ocasião com desfiles, fantasias e danças. Aqui no Brasil o ritmo é mais devagar e o tributo acontece de forma mais simples, apenas no cemitério. E é justamente por esse clima mais fúnebre, que a nossa sugestão de leitura é:

– Um livro de terror

– Um drama

Dezembro

Essa é a época em que somos tomados pela magia do Natal. E também é temporada de férias escolares. Então, vamos aproveitar o clima de encantamento para ler:

– Um livro que a história se passe no Natal

– Um livro no gênero de fantasia

CLOSE
CLOSE