A maquiagem é considerada uma arte, e de fato é. E tem muitas coisas que provam isso, além da transformação que ela proporciona. Esse assunto já foi abordado por aqui, porém, merece mais profundidade.

Quando entrei no primeiro curso de maquiagem todos falavam que tinha a mão leve para maquiar, o que é ótimo para o profissional e para o rosto do cliente ou modelo, principalmente. Sabiam que eu desenhava e associaram a esse fato, com certeza isso ajudou muito.

Reparem que a maneira de segurar e manusear o pincel da maquiagem é igual a um pincel de pintura em tela ou até mesmo um lápis ou carvão. O modo como se segura uma dessas ferramentas te permite fazer o desenho que você quer da maneira que deseja. Não é necessário ser um exímio desenhista, mas treinar essa habilidade no papel, procurando desenvolvê-la ajuda e muito quando sua tela passa a ser o rosto de alguém.

Ao ver um retrato desenhado, dá para entender como funciona o uso de luz e sombra, pois para obter traços realistas o artista precisa criar uma tridimensionalidade fazendo uso dessa técnica, criando profundidade escurecendo alguns pontos e ressaltando outros com luz. Lembrou alguma técnica de maquiagem? É de forma bem parecida que são ressaltados os traços faciais usando contorno e iluminação. Veja esse vídeo para entender do que estou falando.

Muito do que vemos na maquiagem se parece com a arte de pintar ou desenhar. O uso das cores, fazendo misturas, sobreposições, esfumando para sumir com as linhas. Viu quanta semelhança existe entre as duas coisas? Como sempre é bom repetir, todo rosto é uma tela em branco.

Isso ajuda muito na maquiagem artística, mas, como dá para perceber no texto, funciona muito bem para a maquiagem natural.

Esse tutorial da artista Makoccino por exemplo, que ensina a desenhar lábios mais realistas, veja se a forma dela desenhar, escurecendo algumas partes e iluminando outras para criar o efeito tridimensional do qual já falamos antes, não lembra a técnica de maquiagem que tem sido usada para criar a ilusão de lábios volumosos?

Você pode ver essa semelhança assistindo a este outro vídeo, do canal AlexandrasGirlyTalk:

Não é só maquiagem, ela realmente desenha sobre os lábios e cria um efeito muito bacana.

Daí para a maquiagem artística fica mais fácil quando se tem esse conhecimento, pois você transfere a arte de uma superfície plana que é o papel, para outra com diferentes traços, textura e cores. Nessa área você pratica bastante a sua habilidade com o pincel e usa a imaginação sem limites, podendo obter criações maravilhosas.

Outra união perfeita entre essas duas artes é a caracterização, pois nessa categoria da maquiagem, nós redesenhamos um rosto. Transformamos homens em mulheres, jovens em pessoas idosas, humanos em animais, extraterrestres ou seres fantásticos, tudo através da maquiagem.

Os mais habilidosos conseguem inclusive criar diversas ilusões de ótica, muitas de causar aflição, como o trabalho dessa artista:

Seja qual for a área da maquiagem que você gosta, praticar um pouco com lápis e papel de vez em quando pode ajudar muito, acredite, você vai sentir uma enorme diferença. Como já foi dito, não precisa ser um exímio desenhista, porém, quanto mais desenvolvido você estiver no desenho, melhores vão ser os seus traços na maquiagem. Sem contar a paz que essa atividade proporciona.

E então, está convencido de que ser maquiador é também, ser artista?