Infelizmente está chegando ao fim mais um feriado prolongado, o maravilhoso feriadão. A verdade é que passamos o ano todo esperando por feriados, mas aqueles que caem nas terças e quintas-feiras são os melhores, afinal é tradição que boa parte das pessoas enforquem a segunda e sexta-feira para ficarem quatro dias direto descansando, viajando, passeando, ou fazendo tudo aquilo que não tem tempo de fazer durante os dias normais. Boa parte dos brasileiros aproveitam esses dias de folga para viajar e muitos escolhem destinos no país mesmo e muitas são as opções. Então, fizemos uma lista das dez cidades mais visitadas no Brasil, começando pelas cinco que não são uma das capitais dos estados brasileiros.

Gramado – RS

O município de Gramado está localizado no estado do Rio Grande do Sul, em plena serra gaúcha. O primeiro atrativo já é a paisagem do lugar, as ruas são cheias de jardineiras repletas de hortênsias e parques emoldurados por araucárias e pinheiros, que cria um belo cenário romântico. A cidade também atrai em diferentes épocas do ano; em agosto por causa do Festival de Cinema, no inverno pelas baixas temperaturas e entre dezembro e janeiro pela decoração e atrações natalinas. Mas além disso, o que tanto atrai os turistas? Bem, as tradições alemães e italianas, que são os colonizadores de Gramado, a gastronomia que vai desde queijos e vinhos e apetitosos fondues, e as diversas atrações da cidade. Entre elas estão o Lago Negro, os parques temáticos Mini Mundo e Mundo Encantado, parque Snowland, que recria um vilarejo alpino, com direito a pista de esqui e snowboard indoor, a igreja luterana conhecida como Igreja do Relógio, a Matriz de São Pedro, o Agroturismo que traz diferentes opções de passeios por propriedades rurais, a Aldeia do Papai Noel que abriga a casa do bom velhinho e sua fábrica de brinquedos, o Parque de Lavanda que reúne cerca de dez mil pés da planta e suas diversas espécies, entre outras atrações. O lugar possui diversos opções de entretenimento e agrada pessoas de todas as idades.

Caldas Novas – GO

Se você achava que Goiás só tinha o Cerrado a oferecer, engana-se. Em Caldas Novas você encontra um cenário lindo, é o maior manancial hidrotermal do mundo. Então, o turista que busca um lugar tranquilo, no meio da natureza e que seja terapêutico, esse é o destino. E muita gente procura algo assim, porque o lugar recebe visitantes de todas as partes durante o ano todo e eles voltam e indicam. São muitas as atrações voltadas para grandes piscinas naturais, mas a cidade oferece muito mais do que isso. Tem muitos lugares para visitar, como o Parque Estadual da Serra de Caldas Novas que oferece trilhas, cachoeiras e mirantes, tem a Lagoa Quente de Pirapitinga, cujas temperaturas ultrapassam a marca dos 50 graus, as visitas tradicionais a Igreja Matriz e Santuário e ao Casarão dos Gonzaga, e muitas outras opções que incluem a gastronomia e o artesanato local. Claro que boa parte dos turistas querem principalmente curtir as águas termais, a paisagem encanta e o lugar é mundialmente conhecido por isso.

Porto Seguro – BA

A cidade litorânea da Bahia também é muito conhecida e suas belas praias encantam os turistas, além de também ser uma cidade histórica, onde foi celebrada a primeira missa após a chegada dos descobridores, há mais de quinhentos anos. Mas Porto Seguro oferece muito mais do que história e praias belíssimas, você pode conhecer o Borboletário e Parque Ecológico Asas Mágicas que abriga centenas de borboletas vivendo livremente, pode fazer um passeio para observar as baleias que habitam na região, visitar o Parque Nacional do Pau Brasil que possui espécies da fauna e da flora, inclusive a árvore que dá nome ao parque e ao nosso país e também a onça pintada, que infelizmente está ameaçada de extinção, tem o Parque Marinho de Recife de Fora que é repleto de piscinas naturais, o Trevo do Cabral que é uma praça de parada obrigatória de todo turista, nela está localizada a estátua de Pedro Alvares Cabral, que descobriu o Brasil em 1500. Claro que essas são algumas atrações que Porto Seguro oferece, mas existem muitas outras e também tem a culinária baiana que tem muitos fãs ao redor do mundo e além disso, a cidade é bastante badalada e muito animada.

Búzios – RJ

Se tem um lugar que os turistas querem conhecer quando chegam ao estado do Rio de Janeiro é a cidade de Búzios. Ela se tornou mundialmente conhecida depois que a atriz francesa Brigitte Bardot passou uma temporada lá na década de 60, no auge de sua carreira e essa visita colocou a cidade no mapa, tanto que existe uma parte da orla com o nome dela e uma estátua a homenageando. Começando pelas praias, Búzios tem mais de 20 praias para você conhecer e com certeza vai achar aquela que gosta mais. A Rua das Pedras também é um lugar que o turista precisa conhecer, são dezenas de bares e restaurantes que agradam a todos os gostos. Saindo da badalação e partindo para as outras atrações, o turista também encontra um pedacinho da Mata Atlântica para praticar ecoturismo, tem o Mangue de Pedras de Búzios, alguns mirantes que proporcionam uma melhor visão das paisagens e o Gran Cine Bardot, um charmoso cinema que homenageia a musa francesa e recebe todo ano o Festival de Cinema de Búzios.

Foz do Iguaçu – PR

Pensou em Foz do Iguaçu pensou em cataratas. Exatamente, as Cataratas do Iguaçu são o principal motivo para os turistas escolherem a cidade como destino. Mas além da beleza natural das quedas d’água, a cidade oferece as mais variadas atrações. Recentemente foi iniciada a construção do complexo Foz do Iguaçu Park Show e ele oferece aos turistas algo bem diferente das cataratas. Tem o Museu de Cera que possui estatuas idênticas a diversas personalidades como Michael Jackson e Ayrton Senna, e o Vale dos Dinossauros que tem cerca de 20 dinossauros robóticos que possuem movimentos e sons, mas o complexo ainda não está completamente pronto, então ainda terão outras atrações no futuro. Na cidade também há outro lugar tão visitado quanto a atração principal, que é o Templo Budista, um lugar silencioso que possui jardins com mais de 120 estátuas. Voltando para o contato com a natureza, temos também o Parque das Aves onde habitam espécies vindas de diversas partes do mundo e finalizando tem o Ecomuseu que conta toda a história da Usina de Itaipu através de retratos, painéis, peças históricas e maquetes interativas, e é divido por blocos temáticos.

O nosso país tem muito a oferecer no quesito turismo e variedade de atrações. Listamos apenas 5 cidades que mais recebem turistas e que têm muito a oferecer, são praias, museus, gastronomia, contato com a natureza, entre outros. E nesse feriadão que chega ao fim, esses lugares receberam novamente muitos visitantes e talvez você não tenha sido um deles. Mas não tem problema, porque o ano ainda não acabou e muito menos os feriados. Escolha um destino e planeje-se. Se preferir a agitação urbana das capitais, não perca a continuação deste post, no qual vamos listar as outras cinco cidades mais visitadas, no caso as capitais dos estados brasileiros que mais recebem turistas ao longo do ano. Não perca!