Como prometido no último post, vamos listar as outras cinco cidades mais visitadas do Brasil, só que agora são apenas os grandes centros urbanos. Alguns preferem a tranquilidade de cidades menores e cercadas de natureza, mas existem os que preferem a agitação das cidades grandes, as capitais brasileiras. Claro que esses lugares atraem visitantes diariamente devido ao fato de serem metrópoles, centros comerciais e tudo mais, mas essas cidades têm muito mais a oferecer. São onde estão os melhores museus, os mais antigos centros históricos, os contrastes entre urbanização e natureza, grandes manifestações culturais, entre outros. Então, você imagina quais são as cidades que completam a lista das 10 cidades que mais recebem turistas no país?

Florianópolis – SC

Localizada na região Sul do país, Floripa, como é mais conhecida, é a quinta capital mais visitada. Seu primeiro charme está no seu formato, a cidade é uma ilha, sim, isso mesmo! É a única capital que é uma ilha, e só isso já impressiona e muito, além das outras pequenas ilhas que existem ao redor. Um lugar cercado de lindas praias, mais de 40 opções paradisíacas, e no Sul, o que não é muito lembrado pelos brasileiros. Mas nem só de praia vive o turista, e um dos principais pontos turísticos de Floripa é a Ponte Hercílio Luz que existe desde 1926 e está desativada há cerca de 20 anos.

Para os que querem apreciar algo mais histórico, existem duas opções ótimas: a Catedral Metropolitana que foi construída em 1908 e em frente tem a Praça XV de Novembro, que possui uma figueira centenária que impressiona por sua grandeza e beleza natural. Existem mais de dez opções de museus e centros culturais que possuem exposições permanentes e passageiras. Além disso, a cidade é sempre muito elogiada, não é a toa que o jornal The New York Times afirmou em 2009 que “Florianópolis era o destino do ano”. A revista Newsweek considerou que o município é uma das “dez cidades mais dinâmicas do mundo” em 2006 e a revista Veja classificou a cidade como “o melhor lugar para se viver no Brasil”. A cantora Fergie quando veio ao país pela primeira vez em turnê com a banda Black Eyed Peas, afirmou que de todas as cidades em que esteve durante os shows, Florianópolis foi a que ela mais gostou, principalmente das praias. Bem, algum motivo deve ter para tantos detalhes positivos. Quem sabe você não visita e fica para sempre?

Fortaleza – CE

Normalmente o motivo principal para as pessoas procurarem Fortaleza como destino é a praia, assim como as outras cidades litorâneas do Nordeste. A mais conhecida é a Praia de Iracema, que leva esse nome para homenagear o livro do escritor cearense José de Alencar que conta a história da índia Iracema. Existem muitas outras praias, como a Praia do Futuro, que inclusive foi cenário e título de um filme estrelado por Wagner Moura. A orla é extensa, mas a cidade oferece muito mais do que isso. Se você é fã de futebol precisa conhecer a Arena Castelão ou simplesmente Castelão. O principal estádio existe desde 1973 e foi reformado recentemente para receber alguns jogos da Copa do Mundo 2014, e não tem maneira melhor de conhecer um lugar assim se não em dia de jogos, sentindo a energia das torcidas cearenses.

Se você quer fazer um programa mais agitado, vá ao Beach Park. O parque aquático é um dos principais lugares procurado pelos turistas e tem atrações para todas as idades, apesar de chamar muita atenção com toboáguas de 41 metros e o que o chão abre nos pés.

Se tem algo que a região do Nordeste sabe oferecer muito bem é artesanato e em Fortaleza não seria diferente. Vale muito a pena visitar a Feira de Artesanato, melhor lugar para comprar as típicas lembrancinhas para os familiares e amigos. A cidade também possui museus e centros culturais, destaque para o Museu do Ceará, que conta a história do estado, desde o povo indígena, encontrando com a história do Brasil e passando por Padre Cícero, uma figura religiosa a quem o povo cearense é muito devoto. A quarta cidade mais visitada do país tem muito a oferecer, então conheça e explore ainda mais.

Natal – RN

O nome da cidade já encanta os turistas e o lugar faz bom proveito disso. A entrada da capital potiguar mesmo possui um enorme arco com uma estrela na ponta, representando a estrela cadente que é retratada nas histórias bíblicas.

Muitos são os lugares que trazem o nome “reis magos” como título, entre eles está o Forte dos Reis Magos, que foi construído em 1598 e hoje funciona como um museu. Partindo para o litoral natalense, existem cerca de 10 praias lindíssimas, uma das mais conhecidas é a de Ponta Negra, onde está localizado o Morro do Careca, um morro de areia e vegetação baixa que proporciona uma paisagem única. Se você procura estar em contato com a natureza vai adorar o Parque das Dunas, uma reserva com um pedacinho da Mata Atlântica que possui trilhas e uma vista única para as praias. O lugar é o segundo maior parque urbano do Brasil, perdendo apenas para a Floresta da Tijuca no Rio de Janeiro.

Uma dica de gastronomia: se você gosta e pode comer camarão, apenas aproveite e coma muito! A pesca desse marisco é uma das principais atividades do estado, o preço vale a pena e o tamanho também. Mas voltando as dicas culturais, o Teatro Alberto Maranhão precisa ser conhecido, uma espécie de teatro municipal, que foi construído em 1904, já passou por algumas reformas e encanta por sua beleza arquitetônica.

Em Natal há três coisas que os turistas procuram muito: culinária regional, artesanato e forró. No Centro de Artesanato e Turismo é possível encontrar tudo isso, uma visita obrigatória e toda quinta-feira à noite você pode dançar um forrozinho. Além dessas atrações na capital do Rio Grande do Norte, os visitantes podem aproveitar para sair um pouquinho da cidade e conhecer a praia de Genipabu e fazer um passeio de dromedário ou visitar o maior cajueiro do mundo em Pitangi. Bem, o que não falta é diversão em Natal, é só escolher.

São Paulo – SP

A capital paulista é a principal do país, a mais populosa, o maior centro financeiro, a mais diversificada. Apesar de muitos acharem que ela não é o principal destino dos turistas, talvez por não possuir praias, São Paulo é a segunda cidade mais visitada no Brasil e tem muito a oferecer sim aos visitantes. A começar pelo Parque do Ibirapuera, que conta com uma área de 158 hectares distribuídos entre vegetação, museus, ciclovias, campos de futebol, planetário e ainda mais de 100 espécies de aves para serem admiradas.

Outro ponto positivo da cidade é o fato de possuir pessoas de todos ou lugares do país e do mundo, faz parte da história de São Paulo sempre receber muitos imigrantes e é lá onde existe a maior colônia japonesa, concentrada principalmente no bairro da Liberdade. Um pedacinho do Japão se encontra ali, no comércio, na gastronomia, na urbanização, nas festividades, e aos domingos acontece uma feira na principal praça do bairro repleta de produtos e comidas orientais, é um ótimo programa.

Para os fãs de construções históricas, uma boa pedida é a Praça da Sé, onde está localizada a Catedral de São Paulo. Uma construção que demorou cerca de 40 décadas para ficar pronta em meados do século XX e esbanja beleza com seu estilo gótico. Outra construção muito bonita é a do Mercado Municipal, mas boa parte dos visitantes não vão ali por esse motivo. O lugar é o principal centro comercial voltado para o setor alimentício, são frutas, verduras, carnes, temperos e tudo mais que se pode imaginar. Além de poder comprar, você também pode comer, o mercado oferece várias opções de restaurantes e lanchonetes, onde é vendido o famoso sanduíche de mortadela com um recheio bastante generoso.

E para finalizar as dicas do que fazer em São Paulo como turista, é costume querer apreciar a vista de uma metrópole tão rica em todos os aspectos. Do alto do Edifício Itália, o maior da cidade, é possível ter uma visão panorâmica da cidade, dos prédios grandiosos, das arquiteturas antigas e modernas, da massiva urbanização. São Paulo oferece muito mais do que se imagina e é um ótimo destino.

Rio de Janeiro – RJ

Finalmente, chegamos a cidade mais visitada no Brasil, conhecida mundialmente, chamada de Cidade Maravilhosa, inspiração para músicas, livros e filmes, o Rio de Janeiro é um encanto. Recentemente indicamos alguns lugares para os turistas que vêm para o Rock in Rio e querem aproveitar para conhecer a cidade, mas foram apenas 5 dicas, existem vários outros lugares no Rio que os turistas devem conhecer. Começando pelas praias, você precisa conhecer a Princesinha do Mar, ou simplesmente Copacabana. A praia mais famosa do mundo além de bela também possui um calçadão de pedras portuguesas que encanta, diversos quiosques que atendem a todos os gostos e o hotel Copacabana Palace, local onde muitos ícones famosos se hospedaram durante sua passagem pela cidade.

Entre as praias de Copacabana e Ipanema se encontra o Arpoador, um pequeno morro de pedras onde as ondas batem e formam um cenário maravilhoso, não só para apreciar, mas para registrar as fotos mais lindas, não é a toa que é costume as pessoas visitarem o lugar para admirarem o nascer ou pôr-do-sol e é comum escutar aplausos quando esses fenômenos da natureza acontecem. Claro que existem pontos turísticos óbvios como o Cristo Redentor, uma das sete maravilhas do mundo, e o Pão de Açúcar com o seu bondinho, mas apesar de valerem a pena, não vamos focar tanto assim neles.

Afinal, você conhece o centro da cidade e toda a história que ele oferece? Então conheça. Para citar como exemplo tem a Cinelândia, uma antiga praça onde ficam as mais belas construções históricas do Rio, entre elas estão o Theatro Municipal, uma construção do início do século XX e que encanta tanto por fora quanto por dentro e que além de receber espetáculos também possibilita visitação com guia durante a semana. Tem também a Biblioteca Nacional, a maior da América Latina e que foi construída na época da vinda da Família Real. Existe também o Cinema Odeon, um marco do início da modernidade na cidade que foi construído em 1926, quase encerrou suas atividades recentemente, mas graças ao seu público continuou entretendo os visitantes com filmes principalmente nacionais. E tem também a Câmara Municipal, uma antiga construção que também embeleza a Cinelândia e traz um pouco da história carioca. Sério, os turistas precisam conhecer o Centro do Rio, é maravilhoso.

As dez cidades mais visitadas do Brasil foram apresentadas em resumo, com seus principais pontos turísticos que são os motivos pelos quais elas são tão procuradas. Pode ser por causa das praias, da cultura, das atrações, dos costumes, da natureza oferecida, daquilo que não se pode encontrar na cidade em que moramos. Claro que esses lugares tem muito mais a oferecer do que foi citado, mas isso só vai ser possível descobrir se você arrumar suas malas e partir para uma aventura.

Diversos são os motivos para viajar, mas tenha certeza de que as belezas de um lugar são muitas vezes a razão principal. Além disso, ainda temos em nosso calendário mais dois feriadões, em outubro e em novembro, então não perca essas oportunidades e escolha um lugar para conhecer, dez já foram indicados.