Dezembro se aproxima e com ele, o merecido descanso seja do trabalho, faculdade ou até mesmo da escola. E nada como começar o período com o pé direito e uma trilha sonora de primeira, que nos deixe ainda mais dispostos a curtir. Conhecida por hits inesquecíveis, animados e, também, melódicos, a banda Skank tem tudo a ver com a melhor época do ano. Por isso, selecionamos as dez melhores canções, que podem ser conferidas a seguir.

1- Vamos Fugir

Composta por Gilberto Gil e Liminha para o disco “Raça Humana”, de 1984, a canção que descreve diversos cenários praianos do Brasil teve um sucesso estrondoso na voz da banda mineira, que a regravou para a coletânea “Radiola”, lançada 20 anos depois. Que atire a primeira pedra quem nunca viajou de carro e cantou junto, ao ligar o rádio e ouviu os versos “Pra onde quer que você vá // Que você me carregue“.

2- Vou Deixar

Lançado em 2003 e trilha da novela “Da Cor do Pecado”, o hit estourou nas rádios, além de ter ganho o prêmio de Melhor Videoclipe Pop, no MTV Video Music Brasil. Com o passar dos anos, a canção se tornou tradição na maioria das festas de aniversário, formatura e, claro, um hino do verão brasileiro.

3- Saideira

Oh! Comandante, capitão // Tio, brother, camarada // Chefia, amigão // Desce mais uma rodada
O nome já diz tudo. Aquela ida ao barzinho com a galera, depois de um dia de praia que a gente nunca quer que acabe, também virou letra nas mãos de Samuel Rosa. Apesar de ter sido lançada em 1998, 15 anos depois voltou a tocar nas paradas com a regravação que contou com a participação de Carlos Santana.

4- Noites de um Verão Qualquer

Sabe aquela noite que fica para a história de todas as férias possíveis? Pois é. Ouvir “Noites de um Verão Qualquer” e não lembrar de momentos como esse é praticamente impossível! Sem contar que o clipe foi uma verdadeira obra de arte, com o uso de desenhos lindíssimos em sketchbooks.

5- Presença

Com a mesma pegada de “Saideira”, em termos de ritmo, a parceria de Skank com o rapper Emicida deu super certo. Lançada como single promocional do DVD “Multishow Ao Vivo: Skank no Mineirão”, a canção possui um videoclipe em duas versões: em 2D e 3D, um verdadeiro avanço na história da banda. A letra é uma verdadeira ode à liberdade, ou seja, a cara das férias!

6- Canção Noturna

A versão de estúdio, lançada em 2000, é maravilhosa, mas… o que dizer da regravação do show no Mineirão? É o tipo da canção que dá vontade de ouvir e cantar junto, agarradinha “naquela pessoa”. Fora a melodia, que nos faz sentir na beira do mar, em pleno pôr do Sol. Em outras palavras: uma verdadeira poesia para os ouvidos.

7- Acima do Sol

Quem nunca teve um amor de verão que acabou durando por outras estações? “Acima do Sol” certamente é a trilha oficial de muitos casais apaixonados. A melodia simples e uma letra chiclete, formam a combinação perfeita para uma boa história de amor.

8- Três Lados

Ainda na vibe romântica, não podemos deixar de citar “Três Lados”. A longa parceria de Samuel Rosa com Chico Amaral rendeu bons frutos, como o single de 2001. É o tipo da canção gostosa de se ouvir no caminho da praia, para cantar sozinho, em alto e bom som, ou até com aquela pessoa especial. E, óbvio, mais uma letra para ficar grudada na memória e não sair mais.

9- Ali

Uma das primeiras canções nascidas da parceria do Skank com Nando Reis não poderia ficar de fora dessa lista. Com uma história de um sonhador com uma bela moça de “batom caqui”, é uma bela letra para embalar não só amores de verão, mas todos os outros. Um poema musicado, que ficou eternizado nos corações dos fãs da banda mineira.

10- Do Mesmo Jeito

E há aqueles amores de verão que se vão e deixam sua marca. “Do Mesmo Jeito” é uma narrativa melódica e ao mesmo tempo animada, de um relacionamento que, apesar de ter tido um prazo de validade, deixou uma esperança de, quem sabe, um dia recomeçar.

E aí, gostaram? Deixa aqui nos comentários qual é a sua favorita e o porquê. Quem sabe não fazemos uma segunda lista, com as músicas que faltaram? Até a próxima!