Você sabe a diferença entre ejaculação e orgasmo?
Na relação sexual, muitas sensações se misturam. Por isso, é natural que tanto o homem quanto a mulher sintam dificuldade para identificar cada etapa sensitiva do ato. A diferença entre ejaculação e orgasmo deve ser esclarecida, afinal, quanto mais se conhece o próprio corpo, mais será possível potencializar o prazer.

Muitas vezes, a ejaculação e o orgasmo acontecem ao mesmo tempo, mas isso não é uma regra. A ejaculação acontece na uretra posterior, na próstata e vesículas seminais e, nada mais é, do que a saída do esperma. Já o orgasmo, que acontece no cérebro, é o ápice do prazer.

“Em alguns casos, o prazer é tanto, que provoca uma redução no campo da consciência durante alguns segundos”, afirma o Dr. Vitor Buonfiglio da Clínica Unix.

Em outros casos, a ingestão de medicações como antidepressivos pode ocasionar esse quadro, que também pode ocorrer com uso de medicação para próstata ou em homens submetidos a cirurgia  prostática.

O homem que ejacula sem gozar ou goza sem ejacular, sem nenhuma causa aparente e com frequência, deve procurar um urologista. O Dr. Vitor Buonfiglio, aponta que após identificar a causa, o paciente é direcionado para o profissional adequado. “Os casos emocionais são tratados com o psicólogo, já em casos de patologia, o homem deve ter o acompanhamento de um urologista que identificará o melhor tratamento”, afirma.