Dia das crianças! Todos já foram criança um dia, mas não são todos que tem a sorte de manter a criança interior viva, mesmo com o passar dos anos… Em alguns casos, algum desenho animado faz com que a pessoa se sinta criança novamente, então hoje vamos pensar em alguns desenhos que costumam estar ligados ao gostinho de infância, quem sabe não conseguimos resgatar algumas crianças por aqui?

Cavalo de Fogo

A Princesa Sara foi salva quando era apenas um bebê por um místico cavalo falante chamado Cavalo de Fogo (Wildfire no original)! Os anos se passam e ela descobre ser uma princesa de um planeta distante que precisa combater as forças do mal representadas por Diabolyn, irmã de sua mãe e usurpadora do trono. Com a ajuda de seu protetor, o Cavalo de Fogo, e alguns amigos que encontra no caminho, ela tentará restaurar a paz roubada por Diabolyn. A série teve apenas uma temporada com 13 episódios, mas é uma das mais lembradas como tendo representado a infância de muita gente.

Tom e Jerry

Gato e rato estão na maioria das conversas nostálgicas, e aqueles que falam “quando eu era criança os desenhos eram muito melhores…” costumam citar os eternos amigos-inimigos como um clássico da infância. Isso acontece pelo incontável número de reprises exibidas, já que os episódios clássicos, dirigidos pelos próprios William Hanna e Joseph Barbera são anteriores ao nascimento da maioria desses nostálgicos, tendo sido produzidos entre 1940 e 1958. Foram produzidas muitas outras versões e spin-offs, mas certamente quando falam sobre gato e rato, 99% das pessoas estão falando dessa memorável fase clássica.

Caverna do Dragão

O popular desenho animado dos anos 80 tem o mesmo nome do RPG Dungeons e Dragons (no original) e conta a história de seis jovens que ao entrar no Reino da Caverna do Dragão após um passeio na montanha russa, fazem de tudo para retornar ao seu lar, enquanto enfrentam o terrível Vingador com ajuda de alguns aliados, como o icônico Mestre dos Magos. Havia planos para mais temporadas, mas o projeto não foi aceito pelos produtores e o desenho foi cancelado antes do episódio final da terceira temporada, que já havia sido até roteirizado. Ele encerraria essa fase mostrando a conclusão da aventura dos jovens em busca do tão aguardado retorno. Embora não tenha sido produzido, o roteiro foi adaptado em um quadrinho não oficial por Reinaldo Rocha, um artista brasileiro, o que vale para lembrar que apesar de cancelada, a série fez bastante sucesso, sobretudo entre os brasileiros!

DuckTales

Tio Patinhas e seus sobrinhos ganharam uma nova série esse ano, que já estreou lá fora, mas aqui ainda estamos aguardando ansiosamente! Ainda assim, é a série produzida no final dos anos 80 que fez muitas crianças cantarem junto com Luís Ricardo: “Aí vem um furacão, vem emoção…” A série foi inspirada pelas histórias em quadrinhos escritas por Carl Barks, um grande nome das HQ’s que ficou conhecido como o Homem dos Patos, por sua grande contribuição ao universo dos Patos Disney, sendo responsável inclusive pela criação do Tio Patinhas, inspirado no personagem Ebenezer Scrooge, do Conto de Natal de Charles Dickens (o nome do Patinhas no original é Scrooge McDuck). A série mais famosa já produzida pela Disney teve 4 temporadas e 100 episódios, além do longa-metragem “DuckTales O Filme – O Tesouro da Lâmpada Perdida”. A nova série está sendo muito aguardada aqui no Brasil, principalmente por crianças na faixa dos trinta anos…

Destacamos essas séries, mas há muitas outras não mencionadas e para não ver nenhum adulto chorar por isso, vamos pelo menos lembrar de algumas delas! Lá nos anos 40 e 50 nós temos a fase clássica dos Looney Tunes, de Mickey Mouse e seus amigos, do Pica-Pau (que esse ano ganhou um live-action)… Passando pelos anos 60 e 70, podemos citar as famílias Flintstones e Jetsons, Scooby-Doo, Manda-Chuva e sua gangue de gatos malandros, a Corrida Maluca… Nos 80 e 90, temos Muppet Babies, Inspetor Bugiganga, He-man, Tiny Toon, Animaniacs, A Vida Moderna de Rocko, Doug… E para o pessoal que não faz tanto tempo assim que foi criança, podemos lembrar alguns dos anos 2000 em diante, Laboratório de Dexter, Coragem – O Cão Covarde, Bob Esponja, Padrinhos Mágicos, Kim Possible, Castores Pirados… Enfim, essa foi uma pequena lista com gostinho de infância! Se faltou algum e você ficou chateado, não fique! Ao invés disso, deixe nos comentários e faça essa lista ficar ainda maior! As crianças interiores agradecem!