Já foi tempo em que os adultos olhavam com um certo desprezo pelos filmes infantis. Hoje a essa indústria é muito bem reconhecida e valorizada, principalmente a de animação. E para quem ainda acha que filmes como esses só tratam de temas para as crianças, na verdade, estão bem enganadas. O número de produções animadas que levantam temas importantes e relevantes para a sociedade cresce cada dia mais, o que é essencial, pois ajuda a criar boas referências para as meninas e meninos.

Em homenagem ao dia das crianças, resolvemos selecionar uma lista de filmes para assistir com os pequenos.

1- Divertida Mente 

O longa foi incrível ao contar a história das emoções da menina Riley. Sentimentos como tristeza, alegria, raiva e outros ganham vida como personagens principais e ficam muito confusos depois que a dona deles, Riley, se muda para uma nova cidade. De forma bem lúdica, Divertida Mente, consegue tratar temas como a depressão, pesadelos, o esquecimento das memórias da infância e até amigos imaginários, mostrando como todos os sentimentos são importantes para um equilíbrio emocional. O filme ganhou o Oscar de melhor animação.

2 – Toy Story 3

Todos os filmes do Toy Story são bons, mas o destaque vai para o terceiro pois trata sobre a transição da infância para a vida adulta. Andy se prepara para ir a faculdade e depois de muito tempo sem mexer em seus brinquedos, resolve deixá-los em um creche. Lá, os amados Woody, Buzz, Jessie e vários outros personagens da coleção de Andy, se veem enrascados pois as crianças do local não os tratavam bem como o antigo dono. Por isso, eles planejam um fuga e contam com a ajuda de novos brinquedos, o ursinho Lotso, o boneco Ken e um ouriço-ator. O filme trata de temas como a quebra de confiança e de como algumas amizade de desfazem com o tempo. Um filme lindo e imperdível.

3 –  Monstros S.A

A Pixar mais uma vez mostrando que entende de animação, criou a história de um universo paralelo onde só se vivem monstros. Monstrópolis é a cidade em que os personagens principais Mike Wazowski e James P. Sullivan moram. Os dois trabalham na empresa Monstros S.A, a maior fábrica de sustos que existe. Para adquirirem energia, os monstros mais assustadores precisam assustar crianças do mundo real e, isso acontece, porque existem portas que o transportam para o quarto de cada criança. Tudo ia muito bem, até que Mike e Sullivan entram no quarto de uma menina chamada Boo, que acaba invadindo o mundo dos monstros. A história fala principalmente sobre amizade entre seres que, teoricamente, não deveriam ser amigos.

4 – Up Altas Aventuras

Carl Fredricksen é um idoso viúvo que vive solitário e tinha o sonho de mudar-se para o Paraíso das Cachoeiras. A cidade onde mora cresce e  sua casa é a única em meio a tantos prédios, mas ele se recusa a vendê-la. Até que ele se desentende com um trabalhador da construção civil e o tribunal ordena que Sr. Fredricksen vá para um asilo. O velhinho então cria um plano de prender sua casa a milhares de balões para voar céu afora, no entanto, ele não contava com a presença de um pequeno escoteiro que estaria em sua varanda no momento em que sua casa voa pelos ares. O filme mostra como é preciso aproveitar os momentos simples da vida e valorizá-los, além disso, também retrata fases e dificuldade de um relacionamento amoroso.

5 – Wall- E

O filme é de 2008, mas o tema é super atual. Wall-E é um robô criado para limpar o lixo que cobre toda a Terra. Ele se apaixona por outro robô, EVA, que tem a missão de encontrar uma planta nos terrenos restantes do planeta Terra. Ele a segue para a nova casa dos humanos e o que ele encontra lá muda completamente seu destino. É um filme que trata sobre males da sociedade atual como: individualismo, dependência de meios tecnológicos e obesidade.