Se você é ator ou atriz, como eu, e esta se lançando no mercado em busca de audições e testes para novos trabalhos em Artes Cênicas vai gostar das dicas que tenho pra te dar. Algumas coisas parecem bastante óbvias, mas em muitos testes que participei ou fui banca avaliadora, percebo que algumas pessoas se equivocam no envio do material ou não fazem ideia mesmo de como preparar ele. Por isso resolvi compartilhar os conhecimentos que adquiri nesse tempo como atriz e produtora. Então vamos lá:

1º- Currículo Artístico

Quando eu comecei não tinha a menor ideia de que era importante “catalogar” meus trabalhos e muito menos sabia como organizá-los para poder enviar aos testes que apareciam. Busquei na internet e encontrei vários modelos, mas a verdade é que o mais importante nesse item é a clareza e organização das informações, bem como a veracidade delas.  Não adianta nada colocar que dança, por exemplo, e na hora do teste você passar vergonha por não saber.

É importante você fazer um currículo que conste suas habilidades para o espetáculo a que esta se candidatando. Se vai enviar o currículo para área de artes cênicas, talvez não seja tão interessante colocar que você já trabalhou no comércio, por exemplo, e acabar fazendo um currículo quilométrico desnecessariamente. tenha um currículo artístico e um profissional, se for o caso, para facilitar a divisão dessas informações.

Seja específico em cada item e ressalte suas qualidades e organize suas experiências em ordem cronológica, pois seu currículo é a primeira impressão que a banca vai ter de você e não queremos fazer feio não é mesmo?! Se você dança coloque quais tipos de danças você pratica, se tem experiências em montagens acadêmicas é importante deixar claro que foram acadêmicas, e por ai vai.

2º- Fotografia

Esse é um ponto bastante importante para a banca, principalmente para aquelas que fazem seleção por Physique Du Role (Aparência física). Por este motivo é bacana ter pelo menos uma foto de rosto e uma de corpo atualizadas para poder enviar. Não exagere na maquiagem, pois a banca quer conhecer você e é importante que eles vejam na foto a mesma pessoa que vão ver na audição. Acreditem em mim a maquiagem faz transformações incríveis nas pessoas, mas para esse item não se fazem necessárias, podendo optar por uma make mais clean mesmo.

Quanto a roupa: é importante tê-las! Sim, já aconteceu de mandarem fotos com roupas de praia ou nudes. Não sejam essas pessoas. Opte por roupas mais arrumadinhas, mas não precisa exagerar nessa produção. Afinal de contas estão procurando atores e não um modelo para o fashion week.

Vale a pena investir um pouquinho para ter um material de qualidade e evitar o envio de fotos recortadas ou selfies fazendo carão na balada. Lembre-se que a primeira impressão é a que fica!

3º- Vídeos

Algumas audições solicitam vídeos com cenas ou cantando, dependendo da necessidade do espetáculo, por isso é importante já deixar preparado esse material também. Tem empresas que são especializadas em fazer videobook e seria bacana se pudesse preparar esse material nesses locais, mas como sabemos que a vida de ator não é fácil, podemos optar por soluções mais “caseiras”, mas que tenham características profissionais. Fundo branco é legal para destacar apenas você ali cantando ou fazendo a sua cena. Utilize uma câmera de qualidade, pode até ser de celular desde que a imagem seja boa e capte o seu trabalho da melhor forma.

Mas como enviar esse vídeo? Você pode optar pelos drives online e gratuitos como o Google Drive e Dropbox por exemplo, que nos possibilitam anexar arquivos de tamanhos maiores ou ainda pode publicar no YouTube e enviar o link no e-mail. Caso seja mais tímido, tem uma opção nessa plataforma que permite subir o vídeo de forma restrita onde só conseguirá assistir quem tiver o link.

4º- E-mail

No momento do envio desse material é essencial ser cordial e profissional ao máximo, pois, mesmo que você já conheça a banca, não é legal tratar eles com tanta intimidade como se estivessem tomando um chá da tarde juntos. Pode passar uma impressão errada, e você não precisa desse tipo de situação durante sua avaliação. Podemos cumprimentar sim, mas sem exageros! Além disso, utilize um e-mail que também passe uma imagem mais profissional e que facilite sua identificação. Lembre-se que seu e-mail pessoal é pessoal e ninguém tem nada haver com isso, mas não seria legal a banca receber um e-mail do gatinhomanhoso@mail.com não é mesmo?! Opte por um email que contenha seu nome artístico para não ter erros nesse quesito.

Material pronto! Agora é seguir buscando novos testes e audições e continuar se profissionalizando porque gente querendo fazer teatro é o que não falta, mas profissionais de qualidade, educados e que não sejam só mais um rostinho bonito tem mais chances de se manter nesse mercado.

Espero que tenham curtido, compartilhem e na semana que vem tem mais!!!