Se você deseja desenvolver sua técnica para adentrar no mundo do teatro musical, então essa matéria é para você. Essa é uma vertente das artes cênicas que além de exigir uma excelente atuação do profissional, exige também desenvolvimento do canto e da dança, mesmo que em um nível mais básico. Alguns profissionais chegam a dizer que ator de musical é praticamente um atleta das artes devido aos requisitos físicos e vocais que são necessárias para um bom desempenho do ator em cena.

Por este motivo nós da Woo!Magazine resolvemos fazer uma listinha com alguns livros que podem ajudar a entender um pouco mais sobre o assunto e se preparar melhor também para as audições que estão acontecendo. Entender a dinâmica da atuação em musicais é essencial para quebrar certos preconceitos e possibilitar o alcance de uma interpretação mais consistente e consequentemente mais potente também.

1- Atuação em Teatro Musical – Curso Completo

Autor: Joe Deer e Dal Vera Rocco

É um livro super completo que aborda o papel do ator em musicais. Reafirma a ideia de que o ator de teatro musical precisa ser competente em vários estilos de atuação, canto e dança, e este é o primeiro livro a agrupar essas disciplinas em um guia de fácil compreensão. É basicamente um guia que cobre desde o começo do treinamento até o período de trabalho profissional. Ótima dica também para professores de teatro, pois conduzirá seus alunos por um programa de treinamento completo. E se você já atua no mercado, ele lhe ajudará a potencializar sua performance.

2- O Que É o Teatro Musical – Uma Perspectiva da História do Teatro Musical

Autor: Suellen Ogando

A autora traz uma visão sobre o estilo desde os primórdios até a atualidade, buscando reflexões sobre o tema, contando também com a participação de alguns artistas relevantes no cenário nacional. Também apresenta-se como um guia essencial para quem deseja saber mais sobre a história e estória do Teatro Musical, com suas origens, influências na Broadway, West End e Brasil.

3- Teatro Musical – Guia Prático de Stage Management

Autor: Leslie Pierce

Escrito e criado no Brasil a partir da experiência adquirida nos musicais mais exigentes do mercado, o livro trata de todos os aspectos que fazem parte do processo de um espetáculo, na visão de uma Stage Manager – Gerente de Palco. Apresenta-se como uma ferramenta de trabalho contendo todas as informações com que tem que lidar e às quais deve ficar atento, que são os fundamentos para o sucesso da sua função. Ajudando dessa forma aos profissionais de teatro e reforçar a importância da organização e da estruturação de uma equipe concentrada no mesmo objetivo: o êxito do espetáculo. Os profissionais desta arte encontraram aqui um guia para consultar, se apoiar e também modificar de acordo com as necessidades de cada produção.

4- A Broadway Não É Aqui – Panorama Do Teatro Musical Brasileiro

Autor: Gerson Steves

Este faz um panorama analítico da produção de teatro musical numa sociedade em que a cultura está internacionalizada. Através da história do musical brasileiro desde as origens lusitanas, à influência francesa e chegando até a atualidade, onde o musical americano se torna um dos gêneros mais presentes em nossos palcos. Conta ainda com depoimentos inéditos de artistas envolvidos com a recente produção do estilo.

5- Mainstream – A Guerra global das mídias e das culturas

Autor: Frederic Martel

Após percorrer 30 países durante 5 anos e entrevistar mais de 1.200 pessoas, o autor formulou um ensaio, que nos permite compreender um pouco mais sobre a disputa mundial pelo controle da indústria do entretenimento. Indo de Hollywood a Bollywood, do Japão à África subsaariana, do quartel-general da Al Jazeera no Catar à sede da gigante Televisa no México, e à fábrica de telenovelas brasileiras da TV Globo consegue concatenar ideias e relatar a guerra global das mídias e da cultura.

6- O teatro de Revista no Brasil, das Origens à Primeira Guerra Mundial

Autor: Roberto Ruiz

O autor percorre a trajetória do Teatro de Revista brasileiro privilegiando o enfoque histórico. Ele busca traçar um panorama que vai de suas origens, partindo das influências europeias, sobretudo portuguesa, até a eclosão da Primeira Guerra, quando se percebe uma maior atuação das companhias nacionais. O estudo complementa-se com uma iconografia dos espetáculos da época e um apêndice cronológico de acontecimentos sociais, políticos e no campo da literatura, arte e teatro.

7- Teatro Musical Vol 1

Autor: Paulo Carrilho

Trata-se de uma breve exposição do conceito que é o musical da Broadway e West-End, partindo de alguns conhecimentos sobre a sua história. Introduzido no nosso país desde a década de 70, este conceito conquista, de forma progressiva, um maior número de seguidores, tornando-se, nos dias de hoje, uma forma de espetáculo recorrente no panorama artístico e cultural português. Esse volume do livro trás referências de diversas obras, compositores e artistas que tiveram um papel de destaque ao longo das primeiras quatro décadas do século passado, evocando as origens e aludindo a diferentes formas teatrais que, no decorrer dos tempos, contribuíram, com técnicas e formatos específicos, para o desenvolvimento e consolidação deste gênero performativo e sua evolução.

8- Teatro Musical – Uma Breve Exposição Vol 2

Autor: Paulo Carrilho

Ele da seguimento ao volume anterior, onde musicais da Broadway e do West-End tema central em “Teatro Musical – Uma Breve Exposição”, continuando o desenvolvimento do tema, contemplando também o período compreendido entre o início dos anos 40 e os dias de hoje, ou seja, desde o último decénio abordado no 1º Volume. Refere, ainda, a evolução da revista à portuguesa até meados dos anos 70, altura em que se deu a Revolução dos Cravos e em que foi produzido, pelo empresário Vasco Morgado, o primeiro musical americano em terras lusas – Godspell.

9- Acting the Song: Performance Skills for the Musical Theatre (Sem tradução no Brasil)

Autor: Allison Bergman and Tracey Moore

Diretores, professores de teatro musical e estudantes – incluindo atores, cantores ou dançarinos – encontraram conselhos, exercícios e planilhas para todos os níveis de habilidades. Ajuda, através de elementos de teatro musical, o desvelar de oficinas, o mundo das audições e das performances profissionais. Com exercícios vocais e físicos, o movimento do corpo, a busca de subtexto, a criação de um personagem, a estrutura da música, a interpretação de textos e letras, riscos e espontaneidade, memorização, colaboração, manutenção de um desempenho e muito mais.

10- Showtime: A History of the Broadway Musical Theater (Sem tradução no Brasil)

Autor: Larry Stempel

Faz um panorama sobre a história do musical da Broadway: os shows, as estrelas, os motores e os agitadores.

11- Broadway: The American Musical (Applause Books) (Sem tradução no Brasil)

Autor: Laurence Maslon

É um livro que abrange a história do musical desde as suas raízes na virada do século 20, através dos sucessos esmagadores do novo milênio. Com fotografias, cartazes, renderizações cênicas entre outros materiais inéditos, incluindo um novo material sobre todos os musicais da Broadway durante a temporada 2009-2010.

Espero que nossa matéria possa ajudar nos seus estudos e desenvolvimento profissional e artístico porque o que não vai faltar são audições para que possa colocar em prática todos esses conhecimentos.