Chega aos cinemas, em breve, a nova animação da Disney “Coco” ou “Viva- A Vida é uma Festa”(como será lançado no Brasil). A produção é uma parceria entre a Walt Disney e a Pixar estúdios, responsáveis por animações de grande bilheteria mundial como“Toy story”, “Procurando Nemo”, “Vida de Inseto”, “Monstros S.A.”, “Divertida mente”, “Os Incríveis”, “Wall-E”, “Procurando Dory”, dentre outros clássicos que encantaram a todos.

O filme tem como pano de fundo para a história, a tradição mexicana do Dia dos Mortos, na qual acredita-se que entes falecidos voltam à terra.  E com isso, explorará a situação inversa:se nós visitássemos o mundo dos mortos? Como uma espécie de homenagem à população do país, que atualmente tem enfrentado dificuldades nos EUA, junto ao governo do novo presidente na terra do “Tio Sam”; Donald Trump.

Na trama, o personagem principal Miguel (Anthony Gonzalez), é um menino de 12 anos de idade que vive em uma aldeia mexicana e tem um grande sonho: o de seguir uma carreira musical,  trilhando os mesmos passos de seu cantor favorito de todos os tempos, o falecido Ernesto de la Cruz (Benjamin Bratt). Porém, sua família – que leva a vida como sapateiros – o proíbe de tentar realizar o sonho por acreditar ser uma maldição transmitida por seu bisavô, (que abandonou a esposa para seguir a carreira de músico).

Buscando sintonia com seu ídolo, Miguel acaba desencadeando uma série de eventos que acidentalmente o levam a entrar na Terra dos Mortos, que apesar do nome, é um submundo bem bonito, colorido e animado e com muita festividade. Não demorará muito até o jovem encontrar as almas de sua própria família. Em parceria com um espírito trapaceiro e esquelético chamado Hector (Gael García Bernal), ele procura De la Cruz para retornar à Terra dos Vivos antes que o tempo se esgote.

Com direção de Lee Unkrich e produção de Darla K. Anderson ( ambos de Toy Story 3), a animação promete ser um sucesso e agradar à toda família. No trailer, que acabou de ser divulgado, acompanhamos os acontecimentos que levam o menino à jornada, com muita aventura e uma pequena amostra da atmosfera do lugar. Com muito colorido e elementos e músicas típicas mexicanas, além de diversos esqueletos animados, já dá para ter um gostinho do que vem por aí, mais uma fofa, divertida e leve animação da Disney/Pixar, que também terá sessões lançadas em 3D.

O elenco de dublagem escolhido para o filme será todo latino, apesar de ser rodado em inglês. E contará com nomes como o do estreante Anthony Gonzalez, que fará a voz do protagonista Miguel, Gael García Bernal que será o esqueleto Hector, Renée Victor interpretará a senhora Abuelita e Benjamin Bratt que será Ernesto de La Cruz.

A animação já é bastante aguardada, principalmente pelos fãs das produções Disney/Pixar, mas terão que segurar a ansiedade mais um pouco, pois “Coco” ou “Viva- A Vida é uma Festa”, estreia oficialmente em novembro de 2017 nos Estados Unidos, mas, no Brasil, está previsto para chegar aos cinemas só no dia 4 de janeiro de 2018.

Confira o trailer abaixo:

Por Bruna Tinoco