Como toda e qualquer profissão, ser ator, diretor ou um trabalhador da arte também exige do profissional muito estudo, busca e reciclagem constante, pois a cada dia surgem novas possibilidades e descobertas. Associando isso à incansável vontade dessa galera de experimentar linguagens, formas, jeitos e modos de se realizar a arte cênica temos uma vida inteira de muito estudo e dedicação.

Pensando nisso, muitos desses trabalhadores se propõem a compartilhar com outros artistas suas formas, questões, métodos e todo tipo de conhecimento adquirido em suas jornadas nesse caminhar. Quem ganha com isso? As pessoas que se apresentam enquanto espectadores dessas trocas bem como o profissional que se disponibiliza, se permitindo dessa maneira expandir-se e quem sabe abrir espaço para o novo, para algo que talvez ele ainda não tenha experienciado.

Por este motivo, nós da Woo! Magazine trouxemos duas dicas importantes de eventos que vão propiciar essas oportunidades de troca e o melhor de tudo: com entrada gratuita ou com pagamento através de doação de alimentos não perecíveis.

O primeiro deles que acontecerá a partir de hoje até o dia 30 de Agosto, sempre das 8h30 às 13h no Theatro Net Rio, é o Seminário Carioca de Teatro Musical. Em  sua 5ª edição o seminário vem se tornando um evento anual cativo da cidade, sempre trazendo palestrantes de peso e atuantes dentro do gênero teatro musical. O seminário é uma iniciativa do Centro de Estudos e Formação em Teatro Musical – CEFTEM – que é coordenado por Reiner Tenente, que também é ator e atualmente compõe o elenco do espetáculo musical “Cantando na Chuva” em cartaz em São Paulo, e tem a ideia de fomentar um espaço de troca de experiências e discutir o teatro musical em vários âmbitos para fortalecer o gênero.

Nomes como o do diretor João Fonseca (de “Tim Maia”, “Cazuza”, “Cássia Eller” e “Rock in Rio – O Musical”), o ator Claudio Lins (de “Rio Mais Brasil”), a produtora Marcela Altberg e a professora Angela Reis (Doutora em Teatro da Unirio) são alguns confirmados na programação deste ano.

“Queremos fomentar e discutir o teatro musical em seus vários âmbitos. Colaborando assim para que o gênero se desenvolva com mais solidez e consciência por parte de todos os profissionais e estudantes envolvidos” – diz Reiner Tenente, do CEFTEM.

Para quem se interessa pela área, já trabalha com o gênero ou tem curiosidade vale super a pena dar uma conferida na programação e a entrada custa apenas 1kg de alimento não perecível. As inscrições devem ser feitas pelo email: seminario@ceftem.com.

Outra super dica que damos hoje é o Congresso de Artes Cênicas – CONACENA – que será totalmente online e gratuito bastando realizar sua inscrição aqui. O evento está sendo idealizado por Vinicius Neves e Marcela Siqueira com a intenção de disseminar um pouco do conhecimento de profissionais que integram o mundo das Artes Cênicas.

Segundo a organização do congresso, o participante vai aprender, com grandes profissionais do mercado, desde como criar séries até como produzir seu próprio espetáculo, seja ele no cinema, teatro ou tv. Contará com nomes como Doc Comparato que é expert em dramaturgia, Ernesto Piccolo ator e diretor, Evandro Mesquita ator, cantor e dublador, Marcos Wainber ator e diretor, Mirna Rubim preparadora vocal, Larissa Benini produtora, Arthur Vinciprova cineasta e ator entre outros tantos nomes importantes do mercado.
“Nossa missão é aumentar o alcance das artes cênicas no Brasil disseminando conhecimento através da internet.” – diz a organização do congresso
O CONACENA acontecerá de 11 a 17 de Setembro sempre com 3 palestras por dia e você não pode perder essa grande oportunidade de aprender e se melhorar enquanto atuante nas artes cênicas.