E afinal: Quem é essa garota?

Quem nunca levou um fora, que atire a primeira pedra. Partindo dessa premissa, a britânica Dua Lipa bombou nas plataformas digitais com o hit ‘New Rules‘, uma lista de conselhos para aqueles que já tiveram seus corações partidos. Ultrapassando a marca de 500 milhões de visualizações no YouTube, a cantora já está com a agenda de turnê fechada até abril de 2018, incluindo a América do Sul, em que abrirá a “A Head Full Of Dreams Tour“, do Coldplay, em São Paulo e Porto Alegre, passando pela Argentina.

E para quem acha que ela é só mais uma “cantora de uma música só”, se engana profundamente. ‘IDGAF‘ e ‘Blow Your Mind (Mwah)‘ também já passaram pela Billboard Hot 100, ficando por um bom tempo na parada. Com letras de empoderamento feminino, sororidade e combate ao machismo, Lipa mostrou que veio para ficar.

Descoberta no YouTube, fazendo covers de artistas como Nelly Furtado e Christina Aguilera, assinou contrato com a Warner Bros. Records (responsável pelo Blur, Cher e Duran Duran) em 2015 e logo lançou seu primeiro single “New Love“, no mês de agosto. Dois meses depois, “Be The One” chegou ao Top 10 na Alemanha, Bélgica, Reino Unido, Suíça e Áustria. O clipe, atualmente, conta com mais 140 milhões de views. Como se não bastasse o sucesso instantâneo, em novembro foi indicada ao BBC Music Sound Of (2016), sendo considerada uma das artistas mais promissoras da música pop.

Já em 2016, “Last Dance“, “Hotter Than Hell” e “Blow Your Mind (Mwah)” foram disponibilizadas, tendo a segunda chegado ao top 15 do UK Charts e a última na Hot 100, da Billboard americana. Além disso, foi indicada ao MTV Europe Music Awards, ao EMA, na categoria “Best Push“. No fim do ano, a londrina fez uma participação em ‘No Lie’, do rapper Sean Paul.

Em 2017, as colaborações da cantora em singles de outros artistas não pararam. “Scared To Be Lonely“foi lançada em 27 de janeiro, em parceria com o DJ Martin Garrix. No fim de abril, “Lost in Your Light“, junto do cantor Miguel, chegou às rádios e logo no mês seguinte, foi incluída na playlist da BBC Radio. Finalmente, em 2 de junho, o álbum de estreia Dua Lipa saiu e ficou em quinto lugar nas paradas de álbuns britânicas. “New Rules” chegou ao topo da parada oficial do Reino Unido, como carro-chefe do lançamento.

Durante uma entrevista à revista TentacionesLipa comentou sobre algumas de suas influências, que vão de P!nk a Nelly Furtado: “Me sentia poderosa quando ouvia P!nk e eu gostaria que as pessoas me ouvissem e se sentissem assim com minhas canções. Essa é minha meta”.  Falou também sobre o fato de não se deixar levar por uma equipe que comanda sua carreira, ao contrário da maioria dos cantores jovens da atualidade: “Eu tive sorte, porque desde o começo tinha uma ideia clara do tipo de artista e de que tipo de sonoridade eu queria ter. Mas ser o melhor no que pode no que faz, não quer dizer poder fazer tudo sozinha, por isso ser capaz de encontrar uma equipe adequada, que possa te ajudar no que você quiser é muito importante.”

E não só ‘New Rules‘, mas todas as faixas de seu álbum são verdadeiros mandamentos para dar a volta por cima, após o fim de um relacionamento. Nos últimos meses, uma série de memes passou a circular na internet, falando sobre as “novas regras” presentes na canção. Sem sombra de dúvidas, Dua Lipa é uma artista completa, carismática e estilosa, que quebra paradigmas com sua irreverência.