Você ator, ou curioso,  ou até mesmo aquela pessoa que sempre teve vontade, mas nunca teve a oportunidade de se jogar nas Artes Cênicas, essa pode ser a chance que estava esperando. Uma das mais tradicionais e antigas escolas de teatro do Rio de Janeiro esta com inscrições abertas para as próximas turmas que ingressarão no curso já no primeiro semestre de 2018.

Comemorando mais um ano de (r)existência, a escola abre espaço para a formação de novos trabalhadores da arte e as inscrições seguem até o dia 31 de novembro de 2017 e devem ser realizadas pela internet através do site a própria FAETECRJ ou ainda do órgão responsável pelo concurso Instituto Nacional de Seleções e Concursos – SELECON.

Conforme o edital que pode ser conferido aqui, o processo seletivo destina-se ao ingresso de candidatos para ocuparem vagas no curso técnico de nível médio na forma de organização: subsequente em técnico de teatro e, por este motivo, exige-se que as pessoas que desejam se inscrever já tenham completado o ensino médio.

A taxa de inscrição é no valor de R$52,50 (Cinquenta e Dois Reais e Cinquenta Centavos), mas caso queira solicitar Isenção de Taxa de Inscrição, Requerer Inscrição para o Sistema de Cotas, Pessoa com Deficiência -PcD, bem como envio de documentação comprobatória, você tem até hoje, 23 de Outubro de 2017, para realizar estes pedidos e procedimentos, então fique ligado no edital e no cronograma de inscrições. Os detalhes sobre os requisitos para cada um desses requerimentos você também encontra sem maiores dificuldades no edital do concurso.

A realização da primeira fase do Teste de Habilidades Específicas, o famoso THE, será realizado já nos dias 16 e 17 de Dezembro na própria escola que fica localizada na Rua 20 de Abril, nº 14 no Centro do Rio de Janeiro conforme cartão de confirmação recebido após a realização da inscrição, seguindo o formato das edições anteriores. Aqueles que forem aprovados nesse primeiro momento serão chamados par uma segunda fase que também acontecerá na escola no período de 6 e 7 de Janeiro de 2018. A divulgação do resultado final sairá no dia 18 de janeiro de 2018 e deve ser acompanhado pelos inscritos na página da FAETEC ou na do SELECON, pois o período de matrícula já será na semana seguinte de 22 a 25 de Janeiro.

Um ponto de atenção é que, para realizar a inscrição, o candidato deve possuir o número de CPF (Cadastro de Pessoa Física) pessoal, independente da idade então, caso você ainda não tenha o seu próprio CPF é bom correr atrás para que não perca a oportunidade, pois não será aceito o CPF de terceiros. Isso pode ser facilmente resolvido em uma das agências dos correios onde você receberá na mesma hora o seu número de CPF. Fique atento e não deixe para última hora para não correr risco de perder os prazos dessa seleção.

Mas o que é o Teste de Habilidades Especificas?

Trata-se de várias atividades definidas e aplicadas por uma banca examinadora, normalmente formada pelos professores da própria instituição, onde os candidatos terão a oportunidade de exercitar suas capacidades em grupo na primeira fase e individualmente também na segunda fase.

Na primeira fase há a proposição de jogos teatrais onde serão avaliados qualidade de movimento e suas variações, relação do corpo no espaço e ocupação, atenção e interação com o grupo, resposta as orientações do avaliador e improvisação coletiva.

Na segunda fase, já será necessária a preparação de 2 monólogos com textos pré-definidos no edital e também será avaliada expressão musical e ritmo, também com 2 músicas pré-definidas pela banca, mas já informadas no edital.

Mas eu nunca fiz teatro e agora?

Não se desespere! Não é um pré-requisito para realização dos testes você já ter feito teatro, cursos ou ter alguma formação na área. Então se jogue, com ou sem experiências anteriores, pois as oportunidades só são aproveitadas pelas pessoas que se permitem a elas.

Preparem-se, estudem, arrisquem e se permitam vivenciar mais essa experiência, pois certamente estarão dando mais um passo em direção ao seu desenvolvimento artístico que, apesar de não ser nada fácil diante da falta de apoio governamental, é incrivelmente engrandecedor e libertador. E não se deixem abalar por qualquer resultado que seja diferente do seu esperado. Tudo é aprendizado e, por isso, só deve te estimular a estudar mais e seguir na busca de se melhorar e desenvolver dentro da área que deseja atuar. Mais uma vez nós da Woo! Magazine desejamos sucesso a todos.

Este slideshow necessita de JavaScript.