Se você é aquela pessoa que gosta de escrever ou já é um escritor profissional, mas está precisando daquele empurrãozinho na carreira, essa pode ser a sua chance. Nós, da Woo! magazine, preparamos para você uma lista cheinha de possibilidades. São concursos culturais literários com inscrições abertas para que você possa encaixar o seu trabalho: Poesia, Ficção, Romance e muito mais, tem lugar para todo mundo brilhar e quem sabe ser premiado com a publicação de sua obra ou ganhar prêmios em dinheiro.

Mas eu não costumo mostrar meus escritos a ninguém” ou “Eu não sou profissional, escrevo só para mim e por prazer mesmo” e ainda “Será que vão gostar do que eu escrevo?” e tantos outros pensamentos limitantes podem estar passando pela sua mente neste momento, mas a realidade é que o “não” você já tem, não é verdade?! Seja quando guarda sua arte para você ou quando a cede para leitura a alguns poucos amigos privilegiados e escolhidos a dedo para realizar este feito. A única outra possibilidade que surge então, ao avaliar se deve ou não, é se inscrever nesses concursos. Opte por essa opção, se inscreva, e seja aprovado. Independente da colocação que for, no final das contas o que importa mesmo é você dar esse passo para, quem sabe, fazer suas palavras chegarem a quem precisa e gostaria de lê-las. Então, por que não participar?

Quanto às vantagens de se jogar nesse mundão, elas são inúmeras e maravilhosas. Por exemplo, ao você expor seu trabalho é possível obter um feedback sobre sua escrita, formatação, conteúdos e por aí vai. E assim ir melhorando a sua escrita. Outra coisa bacana é que, além de fazer seus escritos passarem por bancas com avaliações diferentes da sua visão, essa pode ser uma excelente saída para quem está querendo investir na publicação de um trabalho, seja ele profissional ou não. Apesar de existirem páginas online que permitem a publicação e venda de livros gratuitamente, o escritor pode ter outras aspirações e esse pode ser o ponto de virada para ele, pois os concursos com premiação em dinheiro abrem novas oportunidades que talvez não sejam palpáveis sem uma ajuda financeira. E ainda tem aqueles que premiam os autores com a publicação junto a outros autores, que por si só já torna atrativa a participação.

Não deixe essas oportunidades passarem. Tire aquele projeto que está na gaveta ou na mente há um tempão e coloque para circular. Quem sabe, será surpreendido com os frutos que podem surgir daí.

E vamos a nossa lista:

1- Prêmio Cataratas – Aberto a autores de Contos e Poesias de todo o Brasil. Prazo para inscrição é 12/06/17.

2- Prêmio Leya 2017 – Aberto a autores de obras inéditas de Ficção de todas as nacionalidades. Prazo para inscrição é 30/04/17.

3- II Concurso ALAP “Paranavaí Literária” – Aberto a autores de Poemas Temáticos, Haicais e Microcontos de todo o Brasil. Prazo para inscrição é 30/06/17.

4- Prêmio Malê de Literatura – Voltado para escritores negros de Contos ou Crônicas. Prazo de inscrição até dia 26/05/17.

5- I Concurso Novos Talentos da Literatura “José Endoença Martins”– Autores de todas as nacionalidades nas categorias de Romance, Conto, Poema/Poesia, Infanto-Juvenil e História em Quadrinhos. Prazo para inscrição é 30/06/17.

6- Concurso Antologia Brasil Literário – Autores brasileiros de trovas. Prazo para inscrição é 15/09/17.

Esses são apenas alguns dos concursos que estão com inscrições abertas, esperamos que possam aproveitá-los e também possam buscar por todas as outras oportunidades que contemplem os seus trabalhos. Boa sorte a todos!