Se existe algo que tem feito muito sucesso são os vídeos de maquiagem no Instagram, com técnicas maravilhosas de contorno, sobrancelhas definidas e bocão, com aquele “antes e depois” de cair o queixo. Esses vídeos tem inúmeras curtidas e comentários de admiração, porém, sempre tem quem comente que essas maquiagens de hoje em dia deixam as mulheres todas com a mesma cara, as sobrancelhas todas iguais, etc. Mas será que é mesmo coisa de hoje em dia?

Estava eu, como sempre, passeando pelas terras do Youtube quando me deparei com esse lindo vídeo mostrando como as mulheres definiam a sobrancelha ao longo da história, como cada época tinha o seu padrão.

 

Não foi exatamente agora que comecei a refletir sobre isso, já faz muito tempo que esse assunto me veio à mente. Porque achamos que essa padronização é de agora? Não estamos a cada dia lutando para desconstruir padrões impostos ao longo dos séculos? Isso de pensar que é coisa de hoje em dia é meio equivocado.

Ao assistirmos esse tipo de vídeo vemos que cada época tinha sua estética definida. Nos dias de hoje temos um acervo imenso de inspiração vinda do passado e a liberdade de escolher o que e como usar. É claro que as mídias influenciam bastante e se formos pegos distraídos acabamos nos sentindo na obrigação de seguir uma nova tendência sem ao menos parar para pensa se gostamos ou não. Mas quando passamos a ser confiantes e a gostarmos de nós mesmos, deixamos isso de lado e abraçamos a liberdade de usar o que a gente que do jeito que a gente quer, que nos faz sentir bem. E mandar que os incomodados se mudem (o destino fica a seu critério).

O mais importante é você se sentir maravilhosa à sua maneira sem criticar os outros. Se usa muita ou pouca maquiagem, ou nenhuma, se a sobrancelha é mais marcada ou natural. Quem tem que gostar é aquela pessoa que te encara do outro lado do espelho.  Isso sim é uma coisa de hoje em dia.