Em sua nona edição, o Festival Internacional das Artes de Língua Portuguesa conhecido também como FESTLIP, terá início na próxima quarta-feira dia 13 de Dezembro e promete uma programação riquíssima com espetáculos nacionais e internacionais. Os organizadores, visando sempre melhorar e inovar o festival, esse ano trazem como novidade principal a montagem de um espetáculo unindo em cena oito atores de nacionalidades que falam português, cuja a maior parte dos ensaios foram realizados à distância por conexão digital.

A inovação tecnológica esse ano se dá também em diversas formas como por exemplo na cerimônia onde os diretores José Mena Abrantes, de Angola, e Gilberto Mendes, de Moçambique, se farão presentes por meio de um telão, em tempo real, possibilitando-lhes inclusive uma interação com o público presente. Um segundo momento onde será transmitido pela web uma filmagem do evento para as emissoras internacionais TPA Angola e TV Gungu Moçambique, seguidas pela transmissão também para Angola, Portugal, Cabo Verde, Moçambique e Timor Leste, além de muitas outras novidades. A intenção com as inovações e aparatos tecnológicos é aumentar a projeção e alcance do FESTLIP, e estima-se, conforme o site oficial, que com essa ação o festival atingirá um público médio de 12 milhões de pessoas.

Alguns destaques da programação:

Exposição: “A Vida Conectada Com a Poesia” que agrega ao festival a poesia viva de forma que alcance o coração. A proposta é que haja uma ligação do espectador, com estátuas humanas que com uma simples conexão, interpretarão poesias de todos os países participantes e acontecerá na Casa de Cultura Laura Alvim em Ipanema no dia 16 de dezembro das 18 as 20 horas.

FESTLIPshow: Uma festa que, em parceria com a festa DISRITMIA, promete uma noite de muita brasilidade e também africanidade. Unindo ritmos musicais brasileiros que resgatam músicas dançantes de artistas consagrados ou menos conhecidos, saindo da obviedade daquilo que se escuta nas festas noturnas, tocados pela DJ Lili Prohmann e ainda ritmos africanos como Kuduro, Afro-House, Semba, Kizomba e Naija-Dance Hall trazidos pelo DJ e Produtor Musical angolano Joss Dee. Essa mistura promete agitar a noite do dia 16 também no Centro Cultural Laura Alvim em Ipanema. Será uma experiência única aos participantes e de muita diversão!

FESTGourmet: Intitulada de “Conexão dos Paladares”, o FESTGourmet é uma proposta do chef Juarez França que vai preparar a “Feijoada Além Mar” que é a nossa tão querida e tradicional feijoada, porém incrementando com temperos novos oriundos dos 8 países de língua portuguesa participantes do festival. E como não poderia faltar, o público também poderá se deliciar com a sobremesa: um maravilhosos pudim de leite e tapioca com calda de especiarias destas regiões fecha o menu do festival. Tudo isso em no espaço aconchegante do Restaurante Zazá Bistrô.

E para fechar com chave de ouro essa nona edição, o FESTLIP terá  seu primeiro desdobramento em Portugal já em Janeiro de 2018, onde ocupará o Teatro da Garagem em Lisboa. Será o FESTLIP_Portugal e também trará apresentações de espetáculo e uma mesa de debate com encenadores importantes qu já participaram das edições anteriores.

Mais uma realização da TALU Produções e Marketing que foi fundada em 2002 e desde então segue se fortalecendo e trabalhando no intuito de criar, planejar, desenvolver, produzir e executar projetos culturais, sociais e de entretenimento, comprometida sempre com o desenvolvimento humano além de buscar o fortalecimento da internacionalização da arte brasileira e promovendo a interação entre artistas de todo o mundo.

Nós da Woo!Magazine deixamos aqui a dica desse evento imperdível que vai movimentar o Rio de Janeiro a partir dessa quarta-feira e você ator, diretor, produtor e amante da arte deve aproveitar ao máximo essa oportunidade. Programe-se para curtir essa super programação que você encontra em detalhes aqui e seja mais um incentivador do fazer artístico no Brasil.

Mostra Internacional Mostra Nacional